Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A CULPA NÃO FOI (só) DO JUIZ. Por Franciel Cruz.

Jailson - BAVI
A CULPA NÃO FOI (só) DO JUIZ
Por Franciel Cruz

Nas priscas eras em que Acêmê mandava e desmandava no Judiciário baiano (e não só nele, frise-se), corria nos meios forenses do resto do país a seguinte prosopopéia: “Existem três tipos de Justiça. A boa, a ruim e a baiana”.

Pois muito bem. Mutatis Mutandi (recebam, larápios, um latinismo na torácica), a sarcástica sentença acima serve muito bem para a arbitragem desta província. Repetindo: “Existem três tipos de árbitros e bandeirinhas. Os bons, os ruins e os baianos”.

PUTAQUEPARIU O FURTO QUALIFICADO!!!

Sim, porque uma coisa é o erro no jogo e na vida, do qual ninguém está imune. Outra coisa bem diferente é este desembestado amor ao alheio que acomete os homens (?) de preto do futebol baiano toda vez que a situação do time da RMS se complica.

A propósito, lembro um ba X VI na Fonte Nova, em 1992, quando um sacana tentou enojar o baba, expulsando dois jogadores do Rubro-Negro. Ninguém me contou, não. Eu estava lá empurrando o alambrado e incentivando o time rumo ao heróico triunfo. Confiram nestes dois vídeos abaixo a preseparada do sacripanta do juiz e o golaço de arthuzinho (que Deus o tenha).

httpv://www.youtube.com/watch?v=_GG6CFA8K_U

httpv://www.youtube.com/watch?v=D8IEn7rdArg&feature=related

PUTAQUEPARIU O FURTO QUALIFICADO!!!

Mas, derivo. Derivo, mas destaco que em 1992 e ontem, assim como na época e que imperava Cabeça Branca, aqueles que deveriam arbitrar e se constituirem como os responsáveis pela justiça não fizeram questão alguma de demonstrar o mínimo de imparcialidade.

Exemplos? Vamos lá.

O ponteiro do relógio não marcava nem 10 minutos da etapa inicial quando um defensor do time de Dias D’Ávila puxou e agarrou pela camisa um atacante do Vitória, parecendo que queria levar o referido Rubro-Negro para o seu lar, sem nem se importar se o cara era casado ou não. O lance ocorreu exatamente na frente do bandeirinha ladrão (desculpe a redundância), que fez de conta que nem era com ele. Vale destacar que foi o mesmo sacana que não marcou a falta em Nino no lance do primeiro gol das injúrias.

Aliás, quando o jogo ainda estava 0 x 0, um rasta do paraguay da equipe da RMS derrubou Elkesson na grande área. Penalidade máxima na cara do assoprador de apito, que até apontou para a marca da cal. Porém, ele se lembrou que honestidade provoca úlcera (salve, Nelson Rodrigues). Assim, ato contínuo, mudou a direção da mão boba, marcando apenas escanteio.

É fato que existiram diversas outras patacoadas. Não as repetirei aqui para não cansar o impoluto ouvinte e também porque não adianta chorar sobre o leite roubado.

O que ainda pode ser revertido e mudado não está exatamente nas quatros linhas. Não apenas nela. Afinal, como digo no título, a culpa não foi (só) do juiz.

Um exemplo? Uelliton.

Independentemente do escroto do apito ter visto o lance ou não, o fato é que o referido meio-campista é useiro e vezeiro neste tipo de atitude. E não só neste. Basta lembrar a simulação de dores ainda na época de Experimentalgiane, que o qualificou de “mau caráter”.

Porém, o que a diretoria fez? Nécaras e nada. Então, ele se acha no direito de manguear a zorra na hora que quiser, pois não vai existir punição mesmo.

Outra (falta de) atitude da diretoria refere-se às arbitragens. Toda vez que o Vitória é vítima de erros grosseiros ou até de má-fé (como foi o caso de ontem) a Diretoria, quando fala algo, prende-se apenas ao trivial. Não toma nenhuma atitude concreta. Inclusive, quem souber de alguma representação OFICIAL da diretoria contra equívocos e furtos de arbitragem ganha uma revista dos irmãos metralhas.

Hômi, quá; sinhô, me deixe.

Por fim, para não ficar apenas nos lamentos e ranger de dentes, repito o que já disse no último texto. “As coisas só vão mudar em campo quando existir uma transformação de postura da Diretoria”.

E, para que isso ocorra, a atuação dos torcedores será fundamental. Aliás, justiça seja feita. A torcida Rubro-Negra já começou a mudar, tanto no cotidiano das arquibancadas, quanto na conscientização de que esta chibança não pode continuar ad infinitum. Afinal, não poderemos ficar (apenas) botando a culpa no juiz.

P.S Se você também acredita que é possível construir um clube forte e democrático, cadastre-se no WWW.SOMOSMAISVITORIA.COM.BR e participe também deste momento histórico.
__________
Comentários
4 Comentários

4 comentário(s):

Rosa disse...

Parabéns Franciel!!!

Voce falou tudo e muito mais do que penso.
O mais revoltante mesmo é a passividade da Diretoria.
Ano passado foi Arilson Bispo da Anunciação, agora Joilson:
Nomes parecidos, aparencia parecida e caráter idêntico.
Mas, no fim a Justiça Divina sempre se faz presente e incontestável!!!
E essa, não falha!!
O que não justifica a passividade da Nossa Diretoria.
BORA VITÓRIA!!!
Contra tudo e contra todos!!!

Anônimo disse...

juiz vai morrer!

Cleber disse...

Falou e disse com a maestria e acidez de sempre...

Roberto Júnior disse...

Franciel, parabéns pelo comentário. Só acho que faltou você falar que a culpa dos 2 gols do time de itinga foi diretamente de Ernani. Se você reparar bem, no primeiro gol ela nitidamente deixa a bola passar por entre suas pernas, quando poderia tê-la dominado, e esta chega livre para o chute "nunca-mais-vai-fazer-um-desses" de Marconi. Já no segundo gol, foi ele quem cometeu o pênalti infantil, haja vista que o jogadorzinho da carniça tricolor não estava em uma clara situação de gol, no máximo ele iria cruzar a bola. Ora, um jogador profissional, que está vendo desde o começo do jogo o juiz "empenando" para o lado tricolor, JAMAIS deveria dar um carrinho daqueles na área, pois é lógico que o imbecil que estava com o apito na boca iria marcar pênalti a favor do seu time do coração.
Grande abraço!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM