Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Regulamento do Campeonato do Nordeste 2010

O Regulamento do Campeonato do Nordeste 2010 é muito extenso, pois trata com detalhes da arbitragem, segurança, adiamento de jogos, etc., por isso fiz um resumo dos pontos que mais interessam os torcedores. Ainda marquei de vermelho alguns pontos importantes ou curiosos:

-Mando de campo para a final da competição
-Divisão da renda em jogos de times da mesma cidade (vide o BAVI)
-Divisão de renda nas fases semifinal e final.
-Preço dos ingressos
-Prazos de inscrição dos atletas

Por: Lucas Serra

RESUMO DO REGULAMENTO CAMPEONATO DE FUTEBOL PROFISSIONAL DO NORDESTE 2010


// Confira a tabela de jogos do Campeonato do Nordeste 2010

O Campeonato (ou Copa) do Nordeste é uma competição promovida pela Liga do Nordeste, terá seu início no dia 08 de junho e tem previsão de término no dia 1º de dezembro. Na edição de 2010 terá os seguintes participantes:

ABC Futebol Clube (RN)
América futebol clube (RN)
Associação Desportiva Confiança (SE)
Botafogo Futebol Clube (PB)
Ceará Sporting Club (CE)
Centro Sportivo Alagoano - CSA (AL)
Clube de Regatas Brasil - CRB (AL)
Clube Náutico Capibaribe (PE)
Club Sportivo Sergipe (SE)
Esporte Clube Bahia (BA)
Esporte Clube Vitória (BA)
Fluminense de Feira Futebol Clube (BA)
Fortaleza Esporte Clube (CE)
Santa Cruz Futebol Clube (PE)
Treze Futebol Clube (PB)


SISTEMA DE DISPUTA
A Competição será realizada em 03 (três) fases, em que os clubes jogarão, no mínimo, 14 (quatorze) jogos e, no máximo, 16 (dezesseis) jogos.

-PRIMEIRA FASE
Na primeira fase os clubes participantes da competição jogarão entre si em um turno único, com os mandos de campo definidos na tabela do campeonato, classificando para a 2ª fase os quatro clubes de melhor classificação.

-SEGUNDA FASE (SEMIFINAL)
A fase semifinal da Competição será disputada pelos 04 (quatro) clubes classificados na primeira fase, que jogarão entre si em confronto direto numa partida única, respeitando o seguinte critério:

1º colocado da 1ª fase X 4º colocado da 1ª fase
2º colocado da 1ª fase X 3º colocado da 1ª fase

Classificam-se para a 3ª fase (final) os clubes que foram vencedores nos confrontos dos jogos relacionados no caput deste artigo.

-TERCEIRA FASE (FINAL)
Os dois clubes classificados na 2ª fase farão o jogo final do campeonato através de uma única partida e que o vencedor do jogo será declarado o campeão do Nordeste de 2010. O mando de campo será do clube que tiver obtido o melhor resultado na primeira fase dentre os quatro clubes que disputaram a fase final, caso ocorra empate, seguirá CRITÉRIOS DE DESEMPATE.

REBAIXAMENTO
O último clube classificado durante a primeira fase estará excluído do campeonato a ser realizado no ano de 2011, sendo substituído por um outro clube pertencente à Federação a qual está filiado este clube.

PONTUAÇÃO
O Campeonato será regido pelo sistema de pontos ganhos, observando-se a Circular da FIFA nº 543 de 1º de novembro de 1994, como abaixo se segue:

VITÓRIA - 03 Pontos
EMPATE - 01 Ponto
DERROTA - 00 Ponto

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 02 (dois) ou mais Clubes na PRIMEIRA FASE, aplicam-se sucessivamente os seguintes critérios técnicos de desempate:

1. Maior número de vitórias
2. Maior saldo de gols
3. Maior número de gols marcados
4. Menor número de cartões vermelhos recebidos
5. Sorteio público na sede da Liga do Nordeste

Na SEGUNDA FASE (SEMIFINAL) e TERCEIRA FASE (FINAL), caso os confrontos terminem empatados no tempo regulamentar do jogo, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca penal, nos termos previstos pela FIFA.

REGISTRO DOS ATLETAS
Só poderá participar do Campeonato atleta profissional e não profissional que tiver seu contrato ou registro de amador inscrito nas Federações Estaduais até 48 (quarenta e oito) horas úteis antes do início da décima segunda rodada (31/07/10) da competição. Para efeito de regularização dos atletas a Liga do Nordeste dará condição de jogo aos atletas que tenha a sua publicação no BID da CBF, até o último dia útil que antecede a partida.

Atleta inscrito por uma Associação não poderá competir por outra participante do Campeonato, exceto na hipótese do atleta que assinar a Súmula na qualidade de substituto e não participar da partida poderá transferir-se para participar das partidas do campeonato, desde que como substituto e não tenha sido punido com cartão amarelo ou vermelho na partida.

Só poderão participar da Competição 05 (cinco) atletas não profissionais, devidamente inscritos pelas Associações, com idade máxima de vinte (20) anos, no ano da Competição, ou seja, nascidos em 1990.

DISPOSIÇÕES FINANCEIRAS
O preço mínimo do ingresso, para que os torcedores assistam aos jogos do Campeonato do Nordeste será de R$ 20,00 (vinte reais), R$ 10,00 (dez reais) para estudantes, sócios e idosos.

O clube mandante poderá solicitar a Liga o aumento no valor do ingresso, obedecendo ao prazo de 72 (setenta e duas horas) antes do jogo, e esta ao concordar deverá dar a devida publicação do seu Ato nos órgãos de imprensa e no seu site. Os clubes que possuem promoções para sócios torcedores não poderão oferecer ingressos abaixo do valor mínimo estabelecido no caput do artigo.

Quando o jogo for realizado por dois clubes do mesmo estado DA MESMA CIDADE, a divisão da renda será a seguinte: 60% para a equipe vencedora, 40% para a equipe perdedora ou 50% para ambas, no caso de empate.

A renda líquida de cada partida, realizada nas fases semifinal e final, será dividida na seguinte proporção, independente do clube mandante: 60% para a equipe vencedora e 40% para a equipe perdedora ou 50% para ambas, no caso de empate.

DISPOSIÇÕES FINAIS
A equipe mandante deverá solicitar, com antecedência, policiamento para o jogo e todas as medidas necessárias para a segurança da partida serão de sua responsabilidade, como pessoal para controlar os acessos, alambrados e portões em quantidade suficiente para evitar invasão de torcedores, a retirada e o recolhimento de pedras dentro e fora do estádio que possam ser utilizadas como meio de agressão, entre outros.

As Associações participantes obrigatoriamente deverão ter estádio próprio ou conveniado, com condições para atender 10.000 (dez mil) pessoas sentadas. Excepcionalmente, a Liga de Futebol do Nordeste poderá autorizar a realização de partidas em estádios com a capacidade mínima de 5.000 (cinco mil) torcedores sentados, devendo ser publicado um ato sobre tal decisão.

Em todas as partidas, salvo acordo prévio deliberado entre as Associações disputantes, deverá usar o Uniforme nº 1 (um) a Associação que tiver o mando de campo.

Ao final dos jogos da 1ª fase serão zerados os cartões amarelos, desde que não o terceiro, quando obrigatoriamente será cumprida a suspensão automática.

A liga do Nordeste solicitará do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mediante convênio, o julgamento das infrações disciplinares que ocorrerem no decorrer do campeonato. Caso o STJD não concorde em tal convênio, o julgamento das infrações disciplinares do campeonato será realizado pelos tribunais estaduais de conformidade com os jogos dos clubes mandantes.

OUVIDORIA
A Liga do Nordeste, atendendo ao disposto no artigo 6º da Lei 10.671/2003, designa como ouvidor da competição, o Sr. Marcos Augusto Farias Costa, o qual poderá ser contatado através do e-mail: ouvidoria@ligadonordeste.com.br.

// Regulamento completo do Campeonato do Nordeste 2010
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM