Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Sou (Muito) Mais Vitória, Sempre. Por: Leonardo Gaudenzi

Sobre o SOU MAIS VITÓRIA, mais ou menos uma resposta ao texto "Sou Menos Vitória".

Sou (Muito) Mais Vitória, Sempre
Por Leonardo Gaudenzi, publicado no CanalECVitória

Depois dos (lamentáveis) acontecimentos ocorridos na última quarta-feira em relação ao acesso dos associados do Sou Mais Vitória ao estacionamento do Estádio Manuel Barradas, além da repetição (reiterada) dos entraves relativos à entrada no Estádio desses torcedores, tivemos a oportunidade de ouvir nas rádios e ler nos sites noticiosos uma avalanche de críticas ao programa. No calor da situação, muitos torcedores falavam até mesmo em se desassociar, conclamando os demais a também fazê-lo. Poucos foram os profissionais de imprensa que se posicionaram contra essa postura, preferindo "dar vazão à ira do torcedor" ou ainda "dar voz à imensa torcida rubro-negra".

Gostaria de fazer algumas ponderação sobre esses fatos.

A associação de torcedores, com a conseqüente antecipação de receita para Vitória, é, como repetidamente afirma nosso presidente, o caminho para a ascensão de um clube que, embora grande em torcida e glorias, é tão somente de porte médio em relação à sua força econômica, se comparado com os maiores times do eixo sul-sudeste.

Nesse sentido, a antecipação de receitas proporcionada pelo programa permite que o Leão trace um planejamento anual com mais segurança, pois a parcela mais variável de suas receitas (a bilheteria dos jogos) perde, em parte, esse caráter volátil, permitindo-nos uma maior serenidade para investir em jogadores e patrimônio.

Aderir ao Sou Mais Vitória é quase que uma obrigação para todos aqueles que tenham as condições econômicas para fazê-lo. Nem tanto por se tratar de uma vantagem efetiva para quem se associa, mas muito mais por possibilitar um Vitória mais forte.

Ainda assim, para quem quiser fazer a conta, e tomando um preço médio de ingresso de R$ 25,00 (equilibrando as "promoções" com os jogos mais caros), o associado, em 2010, leva um pacote de no mínimo de 30 jogos e máximo de 42 partidas pelo preço de 14,4 ingressos.

Todavia, isso não justifica as constantes falhas de comunicação, como a que culminou na cobrança – sem prévio aviso – dos fatídicos cinco reais pelo estacionamento, ou ainda as intermináveis filas nas catracas de entrada de nosso santuário.

Pessoalmente concordo com nosso Juarez Wanderley quando esse anota que o valor cobrado a título de estacionamento não é tão significativo para quem tem carro. Mas essa cobrança poderia ter sido amplamente divulgada, até mesmo nos portões de entrada do Estádio, fosse ela postergada por um ou dois jogos.

Quanto ao acesso, temos que ponderar que, de fato, com a proibição da venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, houve uma modificação nítida no fluxo de entrada do público na Arena, sendo que se já era comum o ingresso de parcela significativa de torcedores nos trinta minutos que antecedem o espetáculo, essa concentração me parece muito maior hoje em dia. Cabe ao Vitória, contudo, se adaptar a essa nova realidade, tomando medidas simples como aumentar a quantidade de portões destinados aos associados, investir em novas catracas, ou ainda permitir ao portador do plano prata (que não precisa colocar a pulseira de identificação para acesso às cadeiras) o ingresso no Barradão por qualquer dos portões. Mais ainda, me parece imperiosa a criação de um acesso separado para todos aqueles que ainda não possuem a nova carteira, pois o processo de admissão ao estádio desses é mais lento, e causa a retenção daqueles que já resolveram essa pendência.

Finalmente, e aqui vai minha crítica a uma parcela dos associados, não creio que nossa relação com o Rubro-Negro seja equivalente a de um fornecedor qualquer com um cliente. Nós somos associados de nosso clube. Nós temos uma relação de carinho, amor e paixão pelo Vitória. Assim, antes de propor o abandono, o apedrejamento, a desfiliação, vamos trabalhar para que esses problemas sejam minorados.

Não acredito que a saída para tanto seja incitando outros rubro-negros a deixar o plano, contribuindo para o enfraquecimento das finanças do clube, ajudando aos criadores de polêmicas que empunham microfones nesse Estado a encontrar mais uma razão para desestabilizar o ambiente.

Proponho que nossa pressão seja mais inteligente, feita pelas entidades que congregam os torcedores que discutem o clube, que exercitam diariamente seu amor pelo Vitória. Exorto as torcidas organizadas e os sites mantidos por torcedores do Leão a dar vazão a essas criticas, apresentando-as de uma maneira construtiva, porém firme, e, mais ainda, cobrando soluções e atuando como fiscais do programa Sou Mais Vitória, como forma de garantir o seu funcionamento satisfatório.

Conclamo, inclusive, o nosso Canal a dar o exemplo.

Saudações Rubro-Negras, e vamos nos associar ao Sou Mais Vitória!
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

felipe disse...

Muito bom o texto, concordo com muita coisa dita. Na outra critica do torcedor eu preferi não dá uma resposta, apesar de achar algumas coisas que ninguém fala.

Primeiro, o problema é do EC Vitória mas ACHO que o verdadeiro problema está na BWA. É notório que essa empresa é conhecida por ter um serviço de baixa qualidade, tanto que não são poucos os casos de Clubes reincindindo o contrato com essa empresa. Quem acompanha as notícias do futebol viu, que ontem ou hoje saiu uma notícia que os clubes do Rio que jogam no Maraca estão pirados com a BWA por que a grande maioria das catracas estão quebradas, e no último clássico houve muita confussão por causa disso. Outro sinal que isso realmente acontece na Arena Barradão é que no Blog do MKT recentemente alguém escreveu sobre uma reunião com a BWA pra tentar resolver os problemas do SMV e das filas. Exite um grande impasse por que a empresa, apesar de tudo, tem um knowhow do assunto e também por que nesses contratos existem altas multas na eventual quebra.

O sócio tem que deixar de ser criança, ninguém pode no mundo dos negócios, falar abertametne dos problemas da parceira. É anti ético e pode te fuder no futuro. Por isso, acredito que o ECV não fale desse problema com a """""imprensa"""" esportiva baiana. E na verdade é um sinal de amadurecimento na gestão do marketing.

Outra, o torcedor que puder, faça o SMV. É vantagem financeira e apoia muito o clube por ser uma receita antecipada e sem os tributos associados ao Borderô. Eu só não faço agora, por que sou estudante, mas ano que vem espero ter o SMV, mesmo não indo pra tantos jogos por falta de tempo..

Lucas Serra disse...

Também gostei do texto. Eu queria saber quando irá terminar esse vínculo do clube com a BWA, se eu não me engano é esta mesma empresa que está custeando parte das obras do Barradão... aí vc já viu né?!

SRN

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM