Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Resumo do Regulamento da Copa do Brasil 2010

Escudo CBF Resumo do Regulamento da Copa do Brasil 2010, com as principais regras.

// O EC Vitória na Copa do Brasil 2010

A Copa do Brasil de Futebol Profissional é uma competição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). São 64 times de todos os 26 estados mais o Distrito Federal classificados por dois critérios:

1º critério - 54 times distribuídos:
a) Estados com três vagas – os posicionados de 1 a 5 no RNC;
b) Estados com duas vagas – os posicionados de 6 a 22 no RNC;
c) Estados com uma vaga – os posicionados de 23 a 27 RNC.

O RNC é Ranking Nacional dos Clubes, divulgado anualmente pela CBF. Soma-se a pontuação dos times de cada estado e coloca em ordem de maior pontuação. Para a Copa do Brasil de 2010, utiliza-se a o RNC divulgado no final de 2009.

2º critério - O clube estar situado entre os 10 primeiros clubes do RNC, uma vez excluídos os classificados para a Copa Libertadores de 2010 e os oriundos dos certames estaduais, conforme o critério 1.

CLUBES PARTICIPANTES
Clubes referente ao 1º critério: Juventus-AC, ASA-AL, Corinthians-AL, São José-AP, América-AM, Nacional-AM, Vitória-BA, Bahia-BA, Fortaleza-CE, Ceará-CE, Brasiliense-DF, Brasília-DF, São Mateus-ES, Vitória-ES, Goiás-GO, Atlético-GO, JV Lideral-MA, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT, Araguaia-MT, Naviraiense-MS, Ivinhema-MS, Atlético-MG, Ituiutaba-MG, Uberaba-MG, Paysandu-PA, São Raimundo-PA, Sousa-PB, Treze-PB, Atlético-PR, Corinthians-PR, Londrina-PR, Sport-PE, Náutico-PE, Flamengo-PI, Picos-PI, Botafogo-RJ, Vasco-RJ, Tigres do Brasil-RJ, ASSU-RN, Potyguar Seridoense-RN, Grêmio-RS, Ypiranga-RS, Cerâmica-RS, Vilhena-RO, Atlético-RR, Santos-SP, Palmeiras-SP, Votoraty-SP, Avaí-SC, Chapecoense-SC, Confiança-SE, São Domingos-SE e Araguaína-TO.

Clubes referente ao 2º critério: Fluminense-RJ, Coritiba-PR, Guarani-Sp, Portuguesa-SP, Santa Cruz-PE, Paraná-PR, Ponte Preta-SP, Juventude-RS, Remo-PA e América-RN.

SISTEMA DE DISPUTA
A Copa do Brasil será disputada com partidas de ida e volta (ver regra da exceção), no sistema mata-mata, em seis fases:

Na 1ª fase, os 64 clubes serão distribuídos em 32 grupos, compostos de dois clubes cada.

Na 2ª fase, os 32 clubes classificados na primeira fase participarão da segunda fase, em grupos de dois.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE (exceção para apenas jogos de ida): na primeira e segunda fases, caso o clube visitante vença a primeira partida por dois ou mais gols de diferença, estará automaticamente classificado, sem a necessidade da realização da partida de volta.

Na 3ª fase, os 16 clubes classificados na segunda fase participarão da terceira fase (Oitavas de Final), em grupos de dois. A partir daqui os jogos de ida e volta são obrigatórios.

Na 4ª fase, os 8 clubes classificados na terceira fase participarão da quarta fase (Quartas de Final), em grupos de dois.

Na 5ª fase, os 4 clubes classificados na quarta fase participarão da quinta fase (Semifinal), em grupos de dois.

Na 6ª fase (e última) os 2 times classificados disputarão as finais.

CRITÉRIO DE DESEMPATE
Os critérios de desempate para uma vitória de cada lado ou 2 jogos empatados, para cada fase, serão os seguintes:
1º) maior saldo de gols;
2º) maior número de gols pró consignados nas partidas em que o mando de campo for do clube adversário;
3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

DATAS PROVÁVEIS
1ª fase: 10/02, 24/02 e 10/03;
2ª fase: 17/03 e 31/03;
3ª fase: 14/04 e 21/04;
4ª fase: 28/04 e 05/05;
Semifinais: 12/05 e 19/05;
Finais: 28/07 e 04/08.

OBSERVAÇÕES
-Para as primeira e segunda fases, o mando de campo da partida de volta, em cada grupo, pertencerá ao clube melhor posicionado no RNC. Para as demais fases, os mandos de campo serão determinados através de sorteio, a ser realizado pela DCO [Diretoria de Competições da CBF], para cada fase, não sendo permitido acordo entre clubes para a não realização do sorteio;

-A renda líquida de cada partida será do clube mandante. Nos casos em que ocorrer apenas uma partida, com a decorrente eliminação do mandante, na forma do presente regulamento, a renda líquida será dividida entre os clubes na relação de 60% para o vencedor e 40% para o vencido;

-Para as partidas das fases semifinal e final os estádios deverão ter capacidade mínima de 15.000 espectadores sentados e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas;

-Os preços dos ingressos serão definidos pelos clubes mandantes, observadas as disposições legais do estado e do município sobre meias entradas;

-O clube campeão da Copa do Brasil de 2010 terá vaga assegurada na Copa Libertadores de 2011;

-Novos contratos de atletas para utilização na Copa somente poderão ser registrados até o início da 4ª Fase da Copa (Quartas de Final);

Por: Lucas Serra

// Veja o regulamento completo da Copa do Brasil 2010. [12 páginas]
// Veja também o regulamento do Baianão 2010.
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM