Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Resumo do Regulamento do Campeonato Baiano de Futebol 2010 - 1ª divisão

Confira o resumo do Regulamento da 1ª divisão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2010, popularmente conhecido como Baianão 2010. A competição é organizada pela FBF (Federação Bahiana de Futebol) e está na 106ª edição. Terá início no dia 16 de janeiro e terminará no dia 02 de maio, onde participarão 12 equipes, confira:

Alagoinhas Atlético Clube
Associação Desportiva Bahia de Feira
Camaçari Futebol Clube
Colo-Colo de Futebol e Regatas
Esporte Clube Bahia
Esporte Clube Ipitanga Bahia
Esporte Clube Vitória
E. C. P. P. de Vitória da Conquista
Feirense Futebol Clube
Fluminense de Feira Futebol
Itabuna Esporte Clube
Madre de Deus Sport Clube

// Confira a tabela de jogos completa do Baianão 2010
// Confira a tabela de jogos do Vitória no Baianão 2010

FÓRMULA DE DISPUTA DO BAIANÃO 2010
Fase Classificatória
-Os times são divididos em dois grupos:
Grupo A: Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Colo Colo, Madre de Deus, Vitória e Vitória da Conquista;
Grupo B: Bahia, Camaçari, Feirense, Fluminense, Ipitanga e Itabuna;
-Em jogos de ida e volta: Grupo A contra Grupo B;
-Se classificarão para a próxima fase: os 4 primeiros colocados de cada grupo.

Fase Quartas-de-Final
-São criados dois novos grupos:
Grupo C: 1º, 2º, 3º e 4º do Grupo A;
Grupo D: 1º, 2º, 3º e 4º do Grupo B;
-Em jogos de ida e volta entre os times do mesmo grupo;
-Se classificarão para a próxima fase: os 2 primeiros colocados de cada grupo.

Fase Semifinal
-São criados dois novos grupos:
Grupo E: 1º do Grupo C e 2º do Grupo D;
Grupo F: 1º do Grupo D e 2º do Grupo C;
-Em jogos de ida e volta entre os times do mesmo grupo;
-Se classificarão para a próxima fase: o 1º colocado de cada grupo;
OBS: O mando de campo do jogo de volta e a vantagem da disputa (se ocorrer empate no “jogo de 180 minutos”), pertencerá ao 1º do Grupo C e 1º do Grupo D.

Fase Final
-Em jogos de ida e volta entre os 2 clubes vencedores do Grupo E e Grupo F;
OBS: O mando de campo do jogo de volta e a vantagem da disputa (se ocorrer empate no “jogo de 180 minutos”), pertencerá ao clube de melhor campanha em todo o Campeonato, somando-se as três fases anteriormente disputadas, aplicando-se inclusive para definição das vantagens dos critérios de desempate (veja os critérios logo abaixo).

Rebaixamento
Serão 2 times rebaixados, consequentemente 2 times subirão da 2ª divisão para disputar a 1ª em no próximo ano (2011). O sistema de disputa será: os dois últimos colocados dos grupos (Grupo A e Grupo B) na Fase Classificatória comporão um novo grupo que disputarão jogos de ida e volta dentro do grupo, sendo rebaixadas para o Campeonato Baiano 2ª Divisão – Edição 2011 os dois clubes últimos colocados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Quando houver empate em pontos ganhos, entre dois ou mais clubes, em qualquer Fase, ou em todo o Campeonato, o desempate para efeito de definição da classificação final dos clubes, em cada caso, ocorrerá pela aplicação dos critérios a seguir:
a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Maior número de pontos ganhos no confronto direto;
e) Maior saldo de gols no confronto direto;
f) Sorteio.

OBSERVAÇÕES
Os clubes Campeão e Vice-Campeão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2010, terão acesso à Copa do Brasil 2011.

O clube melhor colocada do Campeonato Baiano 1ª Divisão 2010 terá acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol Série “D” 2010, excluído os times que já estiverem nas séries A e B e o campeão da Copa Governador do Estado 2009 (Fluminense de Feira).

As associações mandantes deverão usar obrigatoriamente o seu uniforme número um.

O Campeonato Baiano Juniores 2010 será disputado nas preliminares, acompanhando obrigatoriamente o da Categoria Profissional na Fase de Classificação.

As inscrições de atletas para participarem do CampeonatO Baiano, poderão ser feitas até 72 (setenta e duas) horas antes do inicio dos jogos de ida da Fase Semifinal, observando-se, rigorosamente, o horário de funcionamento do Departamento de Registros da FBF.

O atleta inscrito no Campeonato por um clube poderá inscrever-se por outro clube participante do mesmo Campeonato, desde que não tenha sido relacionado para nenhuma partida, inclusive na condição de reserva. O atleta inscrito só terá condição de jogo se o seu nome for incluído no BID-E (Boletim Informativo Diário Eletrônico) da Confederação Brasileira de Futebol, até o dia útil imediatamente anterior ao do jogo.

Caso a arrecadação de qualquer partida não seja suficiente para cobrir as despesas da competição, inclusive a cota e respectivas despesas dos árbitros, o clube financeiramente mandante terá que efetuar o pagamento do déficit verificado, logo após o encerramento da partida, sob pena de multa.

Quaisquer solicitações para modificações na tabela, somente serão submetidas à análise do Departamento Técnico da FBF se recebidas até 08 (oito) dias antes da data marcada para a partida, exceto nas hipóteses comprovadas de caso fortuito ou força maior.

O clube visitante terá o direito de adquirir a quantidade de ingressos correspondente a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio, desde que se manifeste oficialmente até 03 (três) dias úteis antes da realização da partida. Em cumprimento de acordo assinado entre os clubes, inclusive parasituações de reciprocidade, a disponibilidade de ingressos para o visitante poderá ser superior a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio.

Por: Lucas Serra

Fonte: FBF (Regulamento completo)
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM