Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A LUTA É JUSTA, LEGÍTIMA E LEGAL. Por Matheus Peixoto.

Amigos rubro-negros,

Acompanhar o nosso Vitória na condição de expatriado é tarefa tão difícil e inglória quanto enfrentar o interminável engarrafamento da rua Artêmio Castro Valente em direção ao Parque Sócio-Ambiental, Santuário Ecológico, Manoel Barradas, o Monumental Barraquistão. Se outrora resmunguei contra os péssimos horários dos jogos de meio de semana, hoje peço perdão. O fuso-horário me faz ficar acordado por vezes até as 3h da madrugada para ver soltarem o Leão.

Isso porque ser torcedor de qualquer equipe, em qualquer esporte, exige um pouco de loucura, com algumas pitadas de autoflagelo. E ser um torcedor apaixonado pelo Esporte Clube Vitoria é viver de perto a potencialização de tudo isso, é saber que em toda a nossa centenária historia muito pouco do que conquistamos veio de mão beijada. O que nos leva a manter a devoção pelo Vitoria são todas as alegrias com as quais ele fortuitamente nos presenteia. A onda de felicidade que nos inunda no momento de um gol, mesmo que ele nada valha, é a emoção que renova a nossa paixão pelo rubro-negro. E assim o bandeirão continua a subir, as baterias continuam a tocar e o povo, do Corredor da Vitoria à Canabrava, continua sendo Vitoria, com muito orgulho e com muito amor.

Por falar em amor, recentemente, um grupo de rubro-negros apaixonados (Vitoria Livre) resolveu lutar para transformar o Esporte Clube Vitoria de maneira definitiva. A proposta do grupo é convocar uma Assembleia Geral de sócios para promover mudanças de caráter democrático no clube. O editor desta emissora, Franciel Cruz, já falou muito sobre o tema aqui, mas não custa recomendar uma vez mais àqueles que ainda não conhecem as idéias desse grupo que procurem seus canais de comunicação (twitter, facebook e principalmente a lista de email, que é onde as coisas acontecem).

É contagiante ver a quantidade de pessoas dispostas a mudar para melhor o Esporte Clube Vitoria, transformando uma estrutura política ultrapassada por meio de um sopro de democracia mais do que urgente. A luta do Vitoria Livre é JUSTA, LEGÏTIMA e LEGAL. Alerto, no entanto, que essa luta não é e não pode ser fruto pura e simplesmente do descontentamento com o desempenho do time que vai a campo e da insatisfação com o trabalho e os resultados da diretoria atual seja em que área for.

É o sistema político, que é sustentado pelo atual Estatuto do Esporte Clube Vitoria, que deve ser mudado, independentemente de quem esteja à frente do clube e da qualidade do trabalho que realizam. Mesmo que esta gestão estivesse apresentando um trabalho satisfatório no futebol, nos esportes amadores, nas finanças do clube, no marketing e em todo o resto, ainda assim a luta pela democratização do clube continuaria sendo JUSTA, LEGÏTIMA e LEGAL.

É JUSTA pois o Vitoria Livre age às claras e com ética, não se esconde e não teme o debate de idéias. É LEGÏTIMA porque tem como objetivo adequar o nosso clube aos princípios democráticos e valorizar a figura daqueles que realmente são a razão da existência do clube: seus apaixonados torcedores. É LEGAL, pois encontra respaldo no Estatuto do clube e se baseia nele em todas as suas ações.

Por fim, deixo os meus parabéns à coragem e à disposição dos membros do Vitoria Livre em mudar o clube de maneira definitiva a partir dessa iniciativa, principalmente àqueles que estão dedicando seus tempos e esforços para fazer as coisas acontecerem, saindo da inércia das redes sociais e partindo para a ação efetiva. Aproveito para novamente convocar aqueles que ainda não conhecem o grupo para se juntar a essa luta e fazer um Vitoria cada vez mais democrático, transparente e vencedor.

Saudações rubro-negras.

Matheus Peixoto
Engenheiro e torcedor do Leão em Paris, França

P.S. 1 ATENÇÃO. No próxima sábado, dia 24 de maio, a partir das 9h, haverá um grande mutirão dos integrantes do Vitória Livre, no Capemi, para recolhimento das assinaturas dos sócios.

P.S 2 Quem desejar entrar nesta luta pode começar acessando a lista de debates neste linque http://groups.google.com/group/vitoria_livre.
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Anônimo disse...

Já tenteientrar através desse link: http://groups.google.com/group/vitoria_livre mas não consigo de jeito nenhum. Gostaria de participar, me orientem como entrar em contato.


Ari Andrade

Anônimo disse...

Parabéns ao Matheus Peixoto por assinar a nota. Ao contrário do VS21 que não revelam os nomes das pessoas que fazem parte e não assinam as notas, você começaram bem. Com transparência e mostrando a cara.
Que sejam realmente bem intencionados e tenham sucesso nessa campanha.

Abraços.

Ari Jones

Anônimo disse...

O movimento é só para sócios? Não sócios podem participar?

Rafael

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM