Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Cortina de Fumaça. Defendi é apenas o mordomo. Por Franciel Cruz.

O fatídico day after do clássico cartão de crédito, o VISA (Vitória x Sardinha), não parecia uma segunda-feira, mas sim um inconsequente sábado de aleluia. A torcida do Vitória, não sem razão, queria jogar pedra na Geni, digo, no Rodrigo Defendi.

É óbvio que, diante de tantas e tamanhas lambanças na peleja, o referido sujeito é mais do que merecedor de todas as críticas. Porém, entendo que se faz necessário não exagerar na dose, concentrando-se no específico e esquecendo-se do geral.

E, antes que algum apressado revoltadinho ache que estou querendo derivar, botar panos quentes e defender o sujeito indefensável, saco do coldre umas prosopopéias que rabisquei há mais de um mês, exatamente no dia 22 de fevereiro. Naquela ocasião, muitos, que hoje estão gritando raivosamente, mostravam-se tolerantes ou calavam-se diante das atuações do sujeito. Minha trincheira era outra, de denúncia, conforme os parágrafos abaixo demonstram e comprovam cabalmente. Nunca tive vocação para profeta do acontecido. Às aspas, maestro.

“Por falar em embriaguez e carnaval, só decidi ir ao estádio porque sabia que Victor Ramos, titular da minha zaga no ano passado, tá no México e não entraria em campo ressaqueado, como era seu costume. Porém, Rodrigo Defendi, seu substituto, é mais distraído do que Victor Ramos bêbado e pensando nos peitos siliconados de Nicole Bahls ou no shortinho da Moça Gerasamba.

O problema de Rodrigo Defendi (sobrenome num é destino) num é nem ele ser ruim, até porque isso seria uma virtude para um zagueiro. A tragédia é que ele é muito mole, muito educado para uma pessoa que deve cuidar da zona do agrião como um matador de filme B. O desinfeliz é o contrário disso. Ele parece esses carinhas mudernos que usam óculos da moda, brinco colorido e trabalha em ONGs. Não ofende ninguém. Deuzulivre.

Aliás, parênteses. (Apesar de o sujeito não merecer, cabe mais umas duas linhas sobre o referido. Nem tudo nele é ruindade. Seu exemplo serve como prova cabal de que o futebol europeu e estas champions leagues da vida são torneios muito superestimados. Como assim? Assim, ó. Este rapaz esteve no Tottenham, Udinese & Roma, entre outros menos cotados como Vitória de Guimarães e Avelino. É fato que quando voltou da Europa foi direto para um time do mesmo nível de lá: o Palmeiras B)”.

Pois muito bem, digo, pois muito mal. Quando afirmo que alguns estão exagerando na dose contra o indigitado é porque, de certa forma, estão entrando no jogo dos que querem tergiversar, criar cortina de fumaça e fugir de suas responsabilidades. A verdade é que, no Esporte Clube Vitória, existiram e existem vilões muito mais danosos do que Rodrigo Defendi.

Não foi à toa que ontem logo cedo surgiram notícias (na verdade, boatos) de que a direção havia barrado o zagueiro. Era a velha tática de jogar pra torcida, pra mostrar que a diretoria estava numa luta justa contra o cara que enojou o baba. O problema é que tal notícia, que correu as redes sociais, não se sustentava. Até porque se a direção usasse da prerrogativa de barrar um jogador contra a vontade do técnico (Ney Franco deu declaração de que não ia queimar o referido, como se o sujeito já não fosse queimado) seria o caso deste colocar sua viola no saco e se picar.

É preciso, necessário, fundamental que estejamos atentos a todas estas manobras da diretoria e de setores da imprensa que, com estas cortinas de fumaça, tentam obnubilar nossa visão.

É óbvio que devemos e podemos ficar injuriados com as pífias atuações de Rodrigo Defendi, mas temos que saber que ele é apenas mais um mordomo. Os responsáveis pelos sérios problemas porque passam equipe e a Instituição são aqueles que não fizeram um planejamento adequado, que desrespeitaram o torcedor e que se guiaram, uma vez mais, por um atávico amadorismo.

É deles que temos que cobrar mudanças urgentes e necessárias para que a casa não fique ainda mais fedendo a homem do que já está.

Por: Franciel Cruz

P.S Amanhã falarei especificamente sobre as quatro linhas. Aguardem e confiem.
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Anônimo disse...

Parabéns pelas sabias palavras!

Anônimo disse...

Como de costume, muito lúcido e bem humorado. Parabéns. O Defendi (nada inocente...!) é a lerdeza em pessoa. Acho até que o Dão, com ritomo de jogo, poderia ser melhor que ele mas, se não contratarmos um zagueiro... hummmm! Vai feder no brasileiro. Não tem Ney Franco que faça o time jogar sem jogador. O menos culpado, neste momento, é o Ney.

DANTAS NIGHT
Valdiney Dantas

jose netto disse...

Soube que a gratificação paga aos jogadores foi cancelada e por esta razão estão sem raça e sem vontade de vencer.
"Futebol é uma caixinha de surpresas", Armando Nogueira

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM