Não utilizarei meias palavras para a vergonhosa derrota do Vitória no jogo de domingo (17/02) contra o Ceará. Em minha opinião, o maior culpado foi o treinador Caio Junior e o segundo maior quem decidiu pela sua contratação.
Sempre achei Caio um técnico mediano, caro e fraco. Ele não tem em seu currículo nenhuma grande conquista e se continuar no Vitória, ainda poderá nos causar enormes decepções, como a de ontem.
No entanto, ainda temos muitas carências no elenco. Ficou ainda mais visível com a goleada sofrida ontem, mas lembrem que o time já cambaleava na defesa, nas laterais e no ataque. Já passou da hora das dispensas dos jogadores pouco produtivos e que ainda estão no elenco, pois não temos mais tempo a perder. Precisamos contratar um goleiro, dois zagueiros, dois laterais e um centroavante com urgência, para chegar e vestir a camisa de titular, porque com esta defesa a torcida vai sofrer vários ataques cardíacos a cada partida.
Precisamos utilizar responsavelmente os meninos da base que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade, mas que tem potencial. Precisamos de uma Diretoria que atue dentro e fora do campo na defesa implacável dos interesses do Vitória e que transmita segurança e equilíbrio psicológico aos jogadores.
Sempre defendi e continuarei defendendo o fortalecimento do Campeonato do Nordeste, como grande valia financeira aos clubes da região no primeiro trimestre, bem como por proporcionar melhoria no nível técnico, por se tratar de competição que conta teoricamente com os melhores times do Nordeste, em termos de estrutura, tradição e torcida. Se o nosso Vitória não soube aproveitar a competição neste ano, por pura incompetência, o que podermos fazer?
Agora o Vitória e sua torcida terão que esperar um mês inativo para participar do falido e triste campeonato baiano, como competição que precede e (des)prepara para o Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil, com a obrigação de vencer ou vencer.
Mas, se o Vitória vencer o Campeonato Baiano, não devemos nos animar, pois além de ter feito somente a obrigação, se trata de uma competição fraca. Por sua vez, se o Vitória perder ficará comprovado que o time realmente não deverá fazer um bom papel nas competições nacionais.
Ou seja, o melhor teste para o Vitória no primeiro trimestre era o campeonato do Nordeste, o baiano não serve para avaliação alguma, em minha opinião.
E não me venham com desculpas esfarrapadas, dizendo que os muitos erros de arbitragem ocorridos na partida de ontem contra o Ceará, ocasionaram a nossa desclassificação precoce na Copa do Nordeste. Se quiserem reclamar de alguém, reclamem do Presidente da Liga do Nordeste, que admite a escalação de árbitros sem qualidade para apitar os jogos do Vitória. Aliás, alguém sabe dizer quem é o Presidente da liga do Nordeste ???
Por: Pedro Dórea
Bel. em Direito e Conselheiro do ECVitória