Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Ex-jogador do Vitória Petkovic receberá título de Cidadão Baiano

Os deputados estaduais aprovaram, na sessão plenária do último dia 26 de dezembro, na Assembleia Legislativa, projeto que concede o título honorífico de Cidadão Baiano a Dejan Petkovic. Nascido em 10 de setembro de 1972, natural de Majdanpek, na Sérvia, é um ex-jogador que atuava como meia no futebol sérvio.

No Brasil, primeiramente destacou-se defendendo o Vitória, depois, nos três grandes do Rio: Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense.

// Em 2011, Petkovic lançou a camisa retrô e "O Gringo"

Especialista em cobranças de faltas, escanteios, lançamentos, passes e chutes precisos, foi reconhecido como um dos jogadores mais técnicos atuando no Brasil, nos últimos anos, e um dos melhores jogadores estrangeiros que já jogaram no país. "Essa proposição tem por objetivo conceder uma significativa homenagem, na forma de cidadania baiana, ao ex-jogador do Vitória, que se tornou ídolo no rubro-negro baiano", relatou o parlamentar que apresentou a proposta, Leur Lomanto Júnior (foto).

RECONHECIMENTO
Petkovic não teve seu sucesso reconhecido quando jogava em seu país natal. Após a sua passagem de bons rendimentos pelos times brasileiros, o governo sérvio concedeu ao ex-jogador, em 2010, o título de cônsul honorário da Sérvia no Brasil.

Desconhecido pela torcida do rubro-negro baiano, poucas eram as expectativas em cima do jogador estrangeiro, que chegou em Salvador para substituir Bebeto. No jogo de estreia, contra o União São João, marcou um gol de falta e deu passe para o segundo, num jogo que acabou em empate com o time paulista. Em 8 partidas, em 1997, marcou 2 vezes, em 1998, se destacou na goleada sobre o Santa Cruz e foi vice campeão do Baiano.

No Campeonato Brasileiro de 1998, o ex-jogador teve sua consagração. Em 21 partidas marcou 14 gols, destacou-se nacionalmente, e outros times sondaram o sérvio. Seus gols e assistências, em partidas memoráveis, ficaram marcados na memória da torcida leonina, com a boa fase seguindo no ano seguinte, justamente o do centenário do Vitória. No estadual, ele foi o artilheiro com 19 gols em 16 jogos, liderando o conjunto das jovens promessas Fábio Costa, Allan Dellon e Matuzalém.

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Nilo (PDT), exaltou a importância da homenagem "porque Petkovic já declarou várias vezes que o único time que torce no Brasil é o rubro-negro baiano". Marcelo Nilo disse, ainda, que o ex-jogador tinha uma rara habilidade, era veloz e de muita visão de gol, "um craque". (D.O.E. - 19 e 20 de Janeiro de 2013 - Ano · XCVII · Nos 21.047 e 21.048)







__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

Anônimo disse...

FALTOU FALAR SOBRE O TITULO DO NORDESTÃO,APESAR DELE NÃO TER JOGADO A PARTIDA FINAL ,ELE FOI O MELHOR JOGADOR DO TORNEIO.
CRAQUE DE BOLA ENTROU PARA A HISTÓRIA.

Anônimo disse...

Tenho 32 anos quando penso em 3 craques do Leão da minha geração vem em mente: PET, Ramón e Artuzinho. Esses 3 me deram muitas alegrias!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM