Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Baianão 2013 é lançado oficialmente em Salvador nesta quarta-feira

A bola ainda não rolou, mas o pontapé inicial do Campeonato Baiano 2013 já foi dado. Nesta quarta-feira, a competição estadual foi lançada oficialmente com um almoço realizado em um restaurante da capital baiana. Presidentes de clubes, torcedores famosos e craques do passado, como Bobô e Osni, compareceram ao evento para prestigiar a abertura do Baianão, que será iniciado no dia 20 deste mês e encerrado em 19 de maio.

- Nossa expectativa é de muito otimismo. Considero que o modelo que aplicamos no Campeonato Baiano é o que será adotado pelos estaduais no futuro. Diminuímos a quantidade de jogos, os clubes do interior têm mais chance de competir e os da capital podem se planejar melhor. Acho que acertamos na fórmula, e estou muito esperançoso com a competição - disse o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues.

Neste ano, o Campeonato Baiano terá 12 times e quatro fases. Bahia, Vitória e Feirense só entram na segunda etapa do torneio, já que disputam a Copa do Nordeste. Além disso, os dois melhores clubes do interior na primeira fase serão premiados. O primeiro colocado ganha uma vaga no Nordestão de 2014, enquanto o vice leva uma das vagas baianas na Copa do Brasil de 2014.

No total, serão realizados 76 jogos. Em 2012, a competição teve 140 partidas.

Entenda a fórmula do Baianão
A primeira fase do Campeonato Baiano será disputada apenas com jogos de ida, entre 20 de janeiro e 10 de março. Nove equipes estarão na disputa (Bahia de Feira, Atlético, Fluminense, Vitória da Conquista, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo-BA e Jacuipense). Cada equipe disputará oito jogos - quatro em casa e quatro fora em grupo único.

No final da fase classificatória, os cinco melhores colocados avançam. As duas últimas equipes serão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2014, enquanto o 6º e o 7º colocados são eliminados.

A segunda fase terá a presença de oito equipes. Além das cinco classificadas na fase anterior, Vitória, Bahia e Feirense entram na disputa. Nesta fase, que será realizada entre 20 de março e 21 de abril, os oito clubes serão divididos em dois novos grupos.

No grupo 2, ficarão Bahia, Feirense, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3, ficarão Vitória, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial. A divisão dos grupos foi definida através de sorteio. O sistema de disputa será em jogos de ida e volta, com duelos de grupo contra grupo. A fórmula garante pelo menos dois clássicos Ba-Vi já nesta fase.

A novidade é que a Federação já havia reservado a data de 29 de março de 2013 para um Ba-Vi. A data é comemorativa ao aniversário da cidade de Salvador e foi escolhida para a inauguração da Arena Fonte Nova, que terá o clássico como jogo inaugural.

A terceira fase será disputada no formato de semifinal pelos dois primeiros colocados de cada grupo. O 1º do grupo 2 enfrenta o 2º do grupo 3 e o 1º do grupo 3 o 2º do grupo 2. Os confrontos serão de ida e volta. Os vencedores dos duelos farão a final do Baianão 2013 em dois jogos, marcados para os dias 12 e 19 de maio, e os dois eliminados disputarão o terceiro lugar.

O campeão do Baianão 2013 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e o clube de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante das Séries A e B do Brasileirão, será a representante baiana na Série D .

Valor dos ingressos - Por pedido dos dirigentes, cada clube terá direito de estabelecer o valor mínimo das entradas para seus jogos como mandantes. Com isso, promoções de incentivo à presença do público nos estádios estão liberadas. (Thiago Pereira / GloboEsporte - Fotos: Hailton Andrade)




__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

xela disse...

O VITORIA DISSE QUE IRIA CONTRATAR OS ZAGUEIRO RODRIGO DEFINE E O ZAGEUIRO GUSTAVO PERDEU UM PARA O PALMEIRAS E OUTRO PARA OUTRO TIME LÁ AGORA FOI MARCOS AURERIO PERDEU PARA O SPORTE E O BOTINELI PERDEU PARA O CORITIBA E OUTRA O SPORTE VAI JOGAR A SERIE B VAI FAZER UM TIME MELHOR DO QUE O DO VITORIA SOU TORCEDOR DO VITORIA MAIS DESSI JEITO AI O VITORIA VAI CAIR DE NOVO !!!!!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM