Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[Vitória 5 x 3 América-MG] A VITÓRIA da humildade. Por Antônio Rocha.

Olá amigos rubro-negros!

Na vida, devemos fazer por merecer o lado bom das coisas, pois colhemos aquilo que plantamos. Diz o ditado popular que "quem semeia vento, colhe tempestade". E, mais ainda, podemos afirmar que não é apenas uma ação isolada a causa do sucesso ou insucesso. É uma combinação de fatores. E é analisando esses fatores que procuraremos identificar os problemas e apresentar possíveis soluções para que o NOSSO GLORIOSO VITÓRIA volte a brilhar nesta etapa final do Campeonato Brasileiro da série "B", começando pelos aspectos relevantes que nortearam a "arrepiante e cardíaca" vitória, por 5 X 3, sobre o América-MG, na noite dessa terça-feira (06/11), no Barradão.

Inicialmente, queremos chamar a atenção para uma coisa óbvia: qualquer fato pode ser visto por vários ângulos (visão multifocal ou visão 360 graus), quando um ponto de vista, ou um ângulo de visão não se sobrepõe a outro, pois eles são as diversas fases ou caras de uma mesma moeda. Por isso, não temos nenhuma intenção de sermos o dono da verdade, até porque ninguém o é. Como sempre o fiz, apresentarei meu ponto de vista, procurando respeitar todos os outros diferentes do (s) meu(s).

Como é que uma pessoa, que nunca cobrou um pênalti numa partida oficial e decisiva, completamente abalado e sendo o ponto central de uma crise/problema, que não deveria nem estar jogando, pega uma bola, bota debaixo do braço e diz que vai bater o pênalti e não aparece ninguém para impedir. É amadorismo, desespero, despreparo, descontrole, falta de liderança (de outros), ou muita liderança (sic) dele? É o tipo de coisa que não deve acontecer. Mas aconteceu. Felizmente, alguém (PC) com bom senso, muito jeito (reconhecendo a sua liderança, mesmo que negativa), competência e autoridade, no intervalo do jogo, procurando preservá-lo e, principalmente, preservar o grupo e o VITÓRIA, procedeu a sua substituição, o que veio mudar completamente o comportamento de toda a equipe. Este foi um dos pontos fundamentais para a mudança de todo o "animus" do jogo.

Outra coisa que para mim foi essencial para a mudança de atitude de todo o grupo, além da troca de toda a comissão técnica, foi, como já escrevi no meu texto de domingo (Salve, salve IMBATÍVEIS!!!), a chacoalhada que alguns integrantes da TUI deu nos jogadores no aeroporto. Se isso tivesse acontecido há dez rodadas atrás, a nossa situação hoje, com certeza, seria outra. Aproveito para deixar registrado que sou totalmente contrário a qualquer atitude de violência, porém serei sempre a favor do chamamento à responsabilidade, à consciência de quem tem a obrigação de cumprir com os seus compromissos com a NAÇÃO RUBRO-NEGRA, principalmente quem recebe seus salários e prêmios em dia.

Agora pergunto-lhes: qual a grande lição que tiramos de todas essas turbulências, chateações e emoções vividas nesses últimos dias, últimas rodadas? Respondo-lhes: que a HUMILDADE deve imperar sempre na consciência, no coração e na alma de todos nós; que você, eu, nós não somos o que pensamos, mas o que fazemos. Por mais que achemos que somos isso ou aquilo, se as nossas ações não estiverem condizentes com a ética, os bons costumes e os valores morais, teremos a nossa imagem relacionada, ou melhor, seremos vistos por aquilo que realmente fazemos.

Ficou constatado que alguns jogadores estão precisando de acompanhamento psicológico e/ou psicanalítico, principalmente para controlar a ansiedade, extremamente visível na maioria dos jogadores. Outra grande lição tirada do jogo de ontem, e que seja aprendido por todos, é que futebol é um esporte coletivo e que todos são importantes.
Que a vitória de ontem seja o recomeço de uma nova fase, de uma etapa de sucesso rumo à SÉRIE "A" e que o universo conspire favoravelmente para a conquista do INÉDITO TÍTULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE "B".

Por isso tudo é que digo que o resultado do jogo de ontem foi "A VITÓRIA DA HUMILDADE", das atitudes tempestivas e da tomada de consciência de que, no futebol, o coletivo deverá sempre sobrepor o individual.

VITÓRIA, VOCÊ É A SOMA DE TODOS NÓS!!!

Por: Antônio Rocha
__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

Silvar Ribeiro disse...

Antonio Rocha
Parabenizo voce por admitir que a violencia não é boa forma de resolver os problemas. Discordo quando diz que ela pode ter influencuado o resultado positivo. A coragem de Uellton é admiravel e a recuperação do grupo uma vitoria.
Bora Negô!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM