Acho que o futebol é muito simples. Se jogar para vencer, vence, e o rubro-negro baiano, que já trocou seu comando três vezes nesta Série B, não tem feito isso. Pelo contrário: faz questão de não agradar seu torcedor, que está sofrendo mais do que qualquer outra coisa nesta reta final de competição.
Estava assistindo a derrota para o fraquíssimo Guaratinguetá e fiquei assustado. Vejo alguns jogadores como Gilson, Elton, Tartá e Marquinhos sem nenhuma motivação para desenvolverem um bom jogo. O pior é insistir neles. Em uma situação como essa, as alterações precisam ser feitas, porque pior que isso não pode ficar.
Sabe o que me incomoda também? Essa mania de não tirar Uelliton do time titular. Para mim, sinceramente, é falta de comando, não somente da diretoria, mas da comissão técnica. É um absurdo o que ele está fazendo com sua carreira. Só foi Fernando Bob entrar – que já não é lá essas coca-colas – e a equipe andou, criou e partiu para cima do adversário.
O grande problema do Leão, hoje, é a criação, sem nenhuma dúvida. Pode colocar dez atacantes na frente que nada vai mudar. Falta no elenco alguém que coloque a bola no pé e chame a responsabilidade. O único que faz isso é Pedro Ken, que, graças a Deus, vai retornar no duelo com o Joinville. Mesmo com sua queda de rendimento, pela formação tática do time, sua presença é fundamental.
A equipe de PC Gusmão, assim como desde o início do returno, se tornou previsível. É só um adversário marcar o mínimo possível suas principais referências, que o rubro-negro não se desenvolve, ainda mais dependendo de meias como Marquinhos e Tartá e um atacante como Elton.
O mais engraçado é que o Vitória não se ajuda de jeito nenhum. E para quem duvidava que ficar na segundona era impossível – me coloco nesse bolo –, o inacreditável pode acontecer. É um absurdo como esse elenco perdeu a motivação, o brio e passou a optar pela arrogância, infelizmente. Isso pode ter consequências negativas ao final da disputa.
Estou desmotivado mesmo. Esse grupo conseguiu manchar um acesso que seria muito bonito e comemorado por todos. Agora são três vagas para quatro equipes. Vai ser muita incompetência o Vitória ficar de fora. Vamos esperar.
Por: Maurício Naiberg