Se o Ipatinga é frágil? É!
Se era nossa responsabilidade ganhar? Era!
Se, talvez, por isso, tivéssemos que golear? Sim!
Neto Baiano teria que marcar? Sim!
Mas ele é fraco? É!
Mas está funcionando? Sim, está!
Tem gente mostrando um futebol muito melhor que o nosso nessa série B? Estamos mal posicionados na tabela? Já perdemos no Barradão esse ano?
Então não consigo entender como se pode ser tão ácido depois de vencer fora de casa, depois de golear dentro de casa, de ainda termos um jogo a menos que a maioria das equipes e estarmos somente no início da competição.
Quando dizem que o torcedor do Vitória é o mais chato do Brasil não é pra menos. É o time ganhando, jogando bem e o artilheiro do Brasil sendo vaiado. É a torcida pegando no pé do time depois de golear em casa. A torcida do leão não consegue ficar feliz nem quando realizamos aquilo que era o objetivo.
Criticar? Claro que temos. Especialmente o modo como essa diretoria nos trata, a expectativa pífia que tem em relação ao futuro do clube, as falácias do presidente de direito na única rádio que dá entrevista e da presença assídua do presidente de fato nos eventos do clube aparecendo como salvador da pátria.
Mas esse time é medonho? Será mesmo?
O início do jogo foi arrasador. Nos primeiros 15 minutos o time facilitou sua vida ao fazer logo 2 x 0. O Ipatinga pode ser frágil o que for, mas ano passado eu vi o leão perder para times ainda mais frágeis que esse. O resto do primeiro tempo foi marasmo. O leão recuou, esperou demais o adversário e nas tentativas de fazer mais gols esbarrou na atuação ruim de Neto Baiano (pra abrir a boca pra pedir aumento tem que jogar mais bola, viu?!).
Mas a segunda etapa foi estimulante e promissora. O time botou a bola no chão, não deu espaços ao Ipatinga, fez mais dois gols de bola trabalhada, Neto desencantou (havia dito que ele não fica 3 jogos sem marcar) e seu substituto atual mostrou que pode contar com ele sempre que precisar. O placar foi até pouco pelas chances que tivemos. Marquinhos fez um bom jogo, Tartá dominou o meio de campo e Eduardo Ramos já promete a titularidade nesse time (mas que sua cabeça fique no lugar por toda a competição). Destaque ainda para Mansur que fez, dessa chance, sua vida com PCC.
Acredito que fique ainda mais bonito quando Ueliton, Pedro Ken e Nino voltarem para disputar suas vagas de titulares. Aí o time terá mais opções, ficará mais coeso e poderá realmente ter uma arrancada que, pode não agradar aos torcedores mais amargos, mas pode ser fundamental para quem torce jogo a jogo, para quem acredita jogo a jogo, para quem se diverte jogo a jogo e para quem quer subir.
Criticar de forma construtiva é dizer que Mansur melhorou, mas no meu entender não pode ser considerado o titular da posição nem o melhor lateral do mundo. Nem Saci. Tenho sérias ressalvas para ambos os laterais, precisamos contratar, mas no momento Mansur é o titular, jogou bem e terá que ser apoiado. É ainda dizer que, depois de entregar o campeonato, Douglas continua falhando e sempre no mesmo defeito: espalmando pra frente. Será que o preparador de goleiros não vê isso e não treina? É dizer ainda que temos que resolver o problema da lateral-direita. Gabriel fez uma partida ruim, pois não sabia se era zagueiro ou se era lateral.
Agora teremos mais um grande desafio. o América de Natal é melhor que o Ipatinga, vem de triunfo fora de casa, está no G4 e teve um início empolgante nessa série B que é uma competição difícil não importando os adversários, pois os juízes são fracos, os gramados ruins e a disputa pela bola é acirradíssima. Mas dentro do Barradão a torcida tem que esquecer outras ocasiões, ser menos amarga e fazer valer o mando de campo. Essa diretoria que aí está terá que ser mudada, mas só no fim de 2013. Porém se ficarmos mais um ano na série B vamos perder o bonde da história. Então com ela, sem ela e acima dela, vamos fazer nossa parte de ajudar os jogadores nas partidas. Vista sua camisa, mostre orgulho por ser Vitória, tenha pensamento positivo, espalhe alegria por ser rubro-negro, dê um tempo na corneta e dê uma chance pro Vitória.
Terça-feira todos os caminhos nos levarão ao Barradão!
Saudações leoninas.
Por: Larissa Dantas (Blog do Vitória no GloboEsporte)
PS 01 – Por favor, os amargos e corneteiros não fiquem bravos comigo. Assim como vocês têm o direito de amargar uma vitória convincente, eu tenho o direito de me deliciar com um triunfo do Vitória. Sempre espero mais, mas o momento é bom e, desse momento, eu vou curtir. Essa pode ser nossa arrancada e vou confiar nisso. Se não for, no final, podem aparecer aqui pra dizer: viu que eu avisei Larissa! Eu vou ficar triste, mas entenderei vocês.
PS 02 – Para sempre Popó!