Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[Prêmio Friedenreich - 14/05/12] Neto Baiano soma 31 gols e mantém a liderança

As finais dos campeonatos estaduais agitaram o Brasil de Norte a Sul neste fim de semana. E os concorrentes do Prêmio Artilheiro do Ano - que lista os principais artilheiros da temporada no futebol brasileiro e dará ao vencedor o troféu Friedenreich - não decepcionaram suas torcidas.

Líder absoluto até aqui com 31 gols neste ano, Neto Baiano fez dois no empate do Vitória contra o Bahia em 3 a 3, mas acabou com o vice-campeonato. Em contrapartida, o centroavante se igualou a Cláudio Adão como maior goleador de uma edição do Campeonato Baiano, ambos com 27 tentos. O ex-jogador obteve a marca em 1986.

No Morumbi, na decisão do Campeonato Paulista, Neymar aprontou das suas mais uma vez. O craque moicano anotou dois gols no triunfo do Santos por 4 a 2 sobre o Guarani e foi peça fundamental para o tricampeonato estadual do Peixe. De quebra, o camisa 11 chegou a 27 gols nesta temporada e se manteve na segunda colocação do Prêmio Friedenreich.

Warley (Campinense), Felipe Azevedo (Ceará), Leandro Damião (Internacional) e Denis Marques (Santa Cruz) também marcaram nas suas respectivas finalíssimas e tiveram papel preponderante na conquista de seus clubes.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Friedenreich: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes. Neste início de temporada, a atualização será feita às segundas e sextas.


O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols (GloboEsporte)
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (25ª rodada)

Jogo ao vivo: Atlético-MG x VITÓRIA .


Dia: 28/09/14 (domingo)

Horário: 16:00h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM