Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[VAGA NA FINAL] DESNECESSARIAMENTE DRAMÁTICO. Por Franciel Cruz.

Até o ano da graça d e 1958, o Brasil padecia daquilo que Nelson Rodrigues classificou de Complexo de Vira-Latas, a posição de “inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do mundo. Isso em todos os setores e, sobretudo, no futebol”.

O dramaturgo desenvolveu tal tese por conta do maracanazo, aquela tragédia que jamais sairá da alma dos brasileiros. E o sacana dizia: “Nosso futebol tem pudor de acreditar em si mesmo. A derrota frente aos uruguaios, na última batalha, ainda faz sofrer, na cara e na alma, qualquer brasileiro. Foi uma humilhação nacional que nada, absolutamente nada, pode curar”.

Pois bem.

Para superar o drama, o técnico Vicente Feola (que, segundo as más línguas, gostava de dormir no banco) tentava incutir na cabeça dos jogadores que a conquista era algo fácil de se conseguir. E foi assim que, antes da partida contra a poderosa União Soviética, ele chamou Garrincha no canto e passou as seguintes instruções: “Você pega a bola e dribla o primeiro da defesa. Quando chegar o segundo, você dribla também. Aí vai até a linha de fundo, cruza forte para trás, para o Vavá marcar.” Com muito senso de humor, o anjo das pernas e juízo tortos respondeu: ”Tudo bem, senhor Feola, mas o senhor já combinou com os russos?”.

Pois muito bem.

Este espírito feoliano, de achar que tudo é fácil, continua a martelar a cabeça da torcida do Vitória, não importa quem seja o adversário. O juiz nem bem apita o início da peleja e a galera já começa a mostrar como é simples o caminho do triunfo. “Basta driblar todo mundo e colocar a bola no saco”. O problema é que sempre nos esquecemos de combinar com os russos.

E, ontem, diante do brioso Feirense, não foi diferente. Todo mundo possuía a fórmula do sucesso – até mesmo o time. Assim, fomos para cima, driblamos os soviéticos de Senhor do Bonfim e guardamos dois na sacola. Uma beleza.

Bastava, portanto, voltar para o segundo tempo com a mesma pegada e a fatura estaria liquidada. A bem da verdade, nem precisava tanto, poderíamos até nos dar ao desfrute de cadenciar o jogo e etc e coisa e tals e esperar o ordinário do Arilson short apertado Anunciação decretar o fim da labuta.

Porém, a verdade é que o Leão não consegue entender a vida sem dificuldade. Tudo tem que ser numa agonia dos seiscentos DEMÔNHOS. Do nada, inventamos de transformara o mais ordinário baba num drama épico de botar Shakespeare no chinelo.

PUTAQUEPARIU MINHAS PONTES DE SAFENA!!!

Amigos infortúnios, em verdade lhes confesso: Durante os 45 do segundo tempo e os quatro e intermináveis minutos da eterna prorrogação, eu vi a casa feder a homem. A sensação era que a tragédia iria dar o ar da graça a qualquer momento em edição extraordinária.

E tal disgrama só não aconteceu porque saquei do coldre meu último litro de cepacol e gritei: “Ricardo Silva, seu sacripanta, tire Rildo agora e coloque qualquer porra aí, senão este maluco vai enojar meu baba”.

Obediente, o nosso feola de plantão cumpriu a ordem e, a duríssimas penas, carimbamos o suado passaporte para a final. Porém, lamento informar à nação Rubro-Negra que perdemos uma peça importante.

Seguinte.

Este modesto e rouco locutor vai viajar para repor o estoque de Cepacol e não poderá orientar o time na quarta-feira diante do Botafogo. Portanto, aumenta-se, de modo considerável, a responsabilidade de cada um de vocês. Então, nada de espírito de vira-latas, mas também não adianta achar que tudo vai se resolver na fórmula feoliana.

Amém, rebain de fariseus ?

Por: Franciel Cruz (@ingresia)
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Cleber disse...

Amém!

Anônimo disse...

Exato.Todos olharam.Todos unânimes.Rildo não é mais jogador que sirva ao vitória.E Ricardo não vê? O tartá é mais veloz,arisco,e gosta de cruzar.

Anônimo disse...

ainda esta faltando indio nesse time ,indio pode nos ajudar muito ainda pra decisão.ricardo silva para a birra com indio e bota o cara pra jogar.nosso artilheiro das flechadas certeiras lembra?.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM