Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A idiotia da objetividade parece nunca ter fim. Por Franciel Cruz.

Há coisa de 40, 50 anos, o menino Nelson Rodrigues, bradando contra os idiotas da objetividade, dizia que, no futebol, o pior cego é o que só vê a bola. E acrescentava, com sua grandiloquência melodramática: “a mais sórdida pelada é de uma complexidade shakespeariana”.

Pois muito bem.

O tempo passou, voou, a poupança bamerindus se fudeu toda, mas o cordão dos idiotas da objetividade só aumentou – em quantidade e burrice radical.

Atualmente, menino Nelson, nem a bola eles enxergam mais. Só vêem números e cifras. É tanta estatística, balanço e balancete que, em breve, o futebol sairá definitivamente dos gramados e será disputado somente nas bolsas de valores.

Não é à toa que o grande guru destes tempos tenebrosos é um sujeito que privilegia o cartesianismo de budega, com explicações matemática para todos os gostos. E fala sobre tudo e todos com a certeza dos estúpidos. No último dia 22, por exemplo, lá estava na ESPN o tal de PVC (eis o nome da fera, que deveria ser apenas material para tubos e conexões) decretando o seguinte: “Neto baiano está arrebentando”.

Ele falou isso, é óbvio, baseado apenas no placar que o apresentador do programa acabara de informar. Não houve sequer a apresentação dos melhores (e piores) momentos da partida. Aliás, nem mesmo os gols eles exibiram. Porém, PVC, que num tinha visto o jogo, pois a partida não passou em lugar algum, tinha a certeza de que “Neto estava arrebentando”.

Já eu, que acabara de voltar da peleja contra o fraquíssimo Juazeiro, tinha visto e percebido coisas completamente diferentes. Neto tinha balançado as redes três vezes, é fato. Só que a primeira numa falha do horrível goleiro do adversário, a segunda num pênalti cobrado no meio do gol e a terceira já nos estertores do jogo, quando o Juá estava mais entregue do que a orla de Salvador.

Pois em verdade, eu lhes digo. No referido jogo, Neto arrebentou o gramado do Santuário, batendo o pênalti mais bizarro da história do estádio, e quase arrebentava as minhas pontes de safena quando, depois de perder gols de cabeça, de dentro da pequena área e de todo jeito, bateu na bola de trivela e virou a cara, como se fora um Djalminha. É óbvio que, ao contrário do mascarado carioca, Neto errou o passe. Porém, o PVC, sem ficar com a cara vermelha, vaticinava que o atacante Rubro-negro “estava arrebentando” porque fez 3 gols.

Ah, os números. Nunca mentem, mas quando torturados… confessam. Imagine se chego para um desavisado e largo assim: “Cidadão, a campanha de meu time está excelente. Fizemos 12 gols, tomamos apenas dois e estamos invictos no campeonato”. Diante da frieza destes índices, ele provavelmente se calaria.

No entanto, os números não existem por si sós (alô, Carlos!). É preciso contextualização. Afinal, este mesmo sujeito terá uma avaliação diferente ao saber que estou falando do campeonato baiano, com times semi-profissionais, e que em duas, destas quatro partidas, enfrentamos o lanterna e o vice-lanterna.

Mas, chega. Aqui não é somente lugar para choro e ranger de dentes, não. Vamos também louvar o que bem merece. E em verdade lhes digo e repito: Se Mineiro continuar nesta sequência na Segundona, este Varelão/2012 já terá valido à pena. E notem que ainda temos uma carrada de jogadores que nem estrearam.

Porém, o que eu queria mesmo destacar é que, além disso, está acontecendo algo muito mais importante nas quatros linhas. O Vitória aboliu a maldita ligação direta, que tanta raiva nos causou em tempos recentes. Pelo menos nestas rodadas iniciais, em que pese os muitos (e compreensíveis) defeitos, o Leão já está praticando algo parecido com futebol, com a criança rolando no gramado, sem muitos chutões.

Por estas e outras, muitas outras, afinal, o sobrenatural de almeida está sempre à espreita, é que acredito, piamente, que dias melhores virão.

E eu também virei, ou melhor, voltarei, cuspindo querosene misturado com cepacol na cara dos caretas objetivos.

Por: Franciel Cruz
__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

Luis Mendes ;] disse...

Isso é normal hoje em dia na impressa, avaliação baseada em números, diversos veículos de comunicação fazem isso, então não adianta criticar o PVC ou a ESPN ou qualquer que seja o veículo de comunicação que não vai mudar nada, e se Neto fizer 3 gols em outras partidas vai continuar a mesma coisa, até por que amigão o trabalhado do rapaz referido na questão "PVC" é de comentar, e seria impossível assistir centenas de jogos pra ser exato nos comentários.
O que não me agrada é o esquema 3 volantes, uma loja de auto-peças fica bem próxima aqui de casa e só preciso de algumas passadas para conferir, espero melhoras pois pior do que Neto estar "arrebentando" é o time jogar em casa com 3 volantes contra o fraquíssimo Itabuna.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM