Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

UMA JOGADA DE CRAQUE. Por Franciel Cruz.

UMA JOGADA DE CRAQUE
Por: Franciel Cruz

Além das vastas emoções e pensamentos imperfeitos, o Ludopédio é pródigo em proporcionar frases geniais, conforme é de conhecimento da culta população do Norte e Nordeste de Amaralina. Inclusivelmente (dá-lhe Odorico Paraguacivisky), já foram feitos diversos trabalhos sobre a questão, tais como Futebol em Frases (Cláudio Dienstmann); As melhores frases do futebol (Ivan Miranda); 90 Minutos de Sabedoria – A Filosofia do Futebol em Frases Inesquecíveis.

E a zorra não se resume apenas à literatura, não. Há pouco mais de um mês, o historiador Raul Milliet defendeu tese de doutorado com o seguinte tema: “Quem não faz, leva: uma análise das máximas e das expressões do futebol brasileiro”. Na referida obra, assim como nos livros, há um desfile da sagacidade de monstros sagrados da estirpe de Nelson Rodrigues, Neném Prancha, João Saldanha e Gentil Cardoso.

Porém, na minha imodesta opinião, as frases mais marcantes foram ditas por três outros que não estão nesta lista: Bill Shankly, Xico Sá e Sotero Monteiro. O primeiro, técnico e escritor escocês, que fez história comandando o Liverpool, pronunciou a solene prosopopéia: “O futebol não é uma questão de vida ou morte: É muito mais importante do que isso”. Já o outro, com o couro curtido no árido sertão do cariri, largou a seguinte: “Homem que é homem muda de sexo, mas não muda de time”. Já o último frasista, treinador de Ypiranga e dono do Hotel Calçada, travou o seguinte e antológico diálogo na chegada de Antonio Mário ao time.

Esse moço joga muito!”


Como? Se ele ainda nem treinou?


Jogador bom a gente conhece no arriar da mala.

Pois muito bem.

Todos que conhecem um pouco do pebolismo, já haviam percebido que Rildo, no arriar das malas, não tinha vocação para craque – até porque jogador de futebol, quase sempre, obedece ao seguinte destino: “Ou aprende a praticar até os seis anos – ou esqueça”. E o referido atacante do Vitória não foi contemplado até a referida idade.

Porém, no murrinhento jogo contra o Sport ele fez uma jogada de craque. É óbvio que não me refiro àquele gol estrambótico, mas sim ao momento seguinte. Logo após balançar as redes pela primeira vez nesta segundona, ele saiu desembestado, saltou as placas de publicidade e correu para fazer sua melhor jogada até o momento com a camisa do Vitória: beijou o escudo recém-implantado no Santuário, ajoelhou e fez reverência ao torcedor.

Os céticos podem dizer que foi uma jogada de marketingue barato, porém discordo. Afinal, Rildo poderia fazer estas danças ridículas para agradar programas esportivos ou correr para a câmara e realizar qualquer uma destas presepadas tão em moda.

No entanto, ele decidiu mostrar, simbolicamente, para todos quem é que deve receber homenagens no futebol: O Torcedor, aquele que, irracionalmente ou não, sofre, chora, vibra e ama.

Depois deste ato, Rildo começa a se candidatar a ter um papel no Vitória mais relevante do que o que ele foi (e é) até hoje: apenas um atacante ciscador. E nem venham dizer que o gol dele foi feio porque como já sentenciou o menino Dadá Maravilha: “Não existe gol feio. Feio é não fazer gol”.

P.S E por falar em jogada de craque, o Movimento Somos Mais Vitória, a cada dia que passa, tem realizado lances sensacionais. Se você também acredita que futebol não é antônimo de democracia, cadastre-se no site www.somosmaisvitoria.com.br e venha também fazer história, ajudando a construir um novo momento em nosso Clube.
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

anderson disse...

SO ESPERO QUE A DIREITORIA DO VITORIA NAO PENSI QUI O VITORIA ESTAR BEM SO PQ GANHOU DO SPORT A JANELA JA SI ABRIL A DIREITORIA AFIRMOU QUE IRIA TRRAZER MAIS JOGADORES DE QUALIDADE MAIS TAM BEM O TIME PRESIZA SER REFORÇADO

Murilo Almeida Batista disse...

heehehe quÊ lyngua é ezza???

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM