Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

O futebol precisa de ídolos. Por Teresa Ribeiro.

Confiram o excelente e emocionante texto de Teresa Ribeiro, publicado no fórum do Canal ECVitória:

Vejamos essas “manchetes” feitas por mim:

Jogador escorrega e perde pênalti na decisão de título inédito.” (Terry – chelsea final da champions contra o maior rival – tem 30 anos, é jogador da base e ídolo do time).

"Jogador esnoba time, exige aumento e ameaça sair". (Rooney – manchester united, em 2010).

Time tradicional empata, em casa, com equipe sem expressão.” (flamengo x horizonte).

Time nordestino aumenta ingresso para 100,00 para “incentivar” adesão ao plano de sócio-torcedor.” (ceará x coritiba).

Goleiro que já havia tomado de 7, há 8 anos, leva 6 gols.” (Marcos – Copa do Brasil – está no time há 19 anos e continua ídolo).

Goleiro falha em decisão de título inédito.” (Marcos – mundial de clubes 99).

Goleiro falha na final e time perde bicampeonato e quarto título.” (Ceni – Libertadores 2006 – está no clube há 21 anos e continua ídolo).

Há 7 anos sem título, time perde para equipe quase rebaixada, com falha do goleiro.” (arsenal x birmingham -final da Copa da Liga Inglesa – e o técnico está no cargo há 15 anos).

Já pensaram se o time a que esses fatos se referem fosse o Vitória?

Com certeza, Terry, Rooney, Marcos e Ceni já não estariam mais no time. Seriam chamados de “carniças”, “pipoqueiros”, “mercenários”, “mãos de alface” e outros adjetivos menos dignos.

Já imaginou se Rooney dissesse que não queria mais jogar no Vitória? Com certeza, ouviria aquele “coro” com palavras de baixo calão, como Bida, em Camaçari.

Com certeza, Wenger não passaria 7 anos sem títulos, no time do Vitória.

O Vitória, se perder ou empatar para um time “pequeno” é motivo para a torcida pedir a saída do time inteiro. Se fosse numa Copa do Brasil e tivéssemos um jogador que já foi o Melhor do Mundo, aí, então, é que o mundo viria abaixo.

E se o Vitória cobrasse R$100,00 numa semi-final de Copa do Brasil, alegando que queria “incentivar” o aumento do número de sócios? A galera iria tachar o clube de mercenário, de explorar o torcedor no momento da decisão. (Só para lembrar, no ano passado, o ingresso da semi contra atl -GO foi R$40,00, a inteira).

E, é claro, ninguém iria pensar em se associar. “Ser sócio? Isso é um absurdo! Só vou ser sócio quando o Vitória estiver na Libertadores – e na final!”

Não vale dizer que usei exemplos de times ingleses bem sucedidos, endinheirados…. Afinal, flamengo, palmeiras e são paulo não são exemplos de times com boa situação financeira.

Estou falando de outra coisa. Estou falando de investir nos jogadores e técnicos e ter paciência para colher os resultados. Há 25 anos, quando Ferguson assumiu o united, o time estava num enorme jejum de títulos e ele ficou 6 anos sem vencer o campeonato.

Ah! Mas o Vitória tem pressa… o Vitória não pode apostar no futuro pois o seu torcedor, brasileiro como é, quer tudo para ontem. O menino da base entrou no jogo? Tem que jogar muuuuito. Tem que arrebentar SEMPRE. Não pode falhar NUNCA! Gente, alguém aí tem filhos de 18, 19 anos? Alguém aí já teve 18, 19 anos? Não me venham com Pelé, Neymar e Messi, pois estou falando de jogadores normais.

Estou falando de admiração e respeito pelos ídolos. Acho que nenhum jogador deve estar acima do clube, mas a relação jogador/ torcida tem que ser diferente da relação jogador/direção. Beckham brigou com o técnico, foi embora e continua ídolo do united, inclusive foi ovacionado no Old Trafford, em partida da Champions, jogando pelo milan.

Quem lembra do coro dos corinthianos (“volta, Casão, seu lugar é no timão”) para Casagrande, num corinthians e flamengo, no Pacaembu?

Alguém acha que o cara esquece torcidas como essas? É claro que aquele time vai ter sempre um significado especial na vida dele. E, com certeza, devem ter sentido uma pontinha de arrependimento por não estarem “do outro lado”.

Por que nossos “ídolos” aceitam jogar no rival?

Sabem quando Marcos ou Ceni jogarão no corinthians? NUNCA!

Sabem quando Wladimir jogaria no palmeiras? NUNCA!

Será que há, ou houve, verdadeiros ídolos no Vitória? O que vejo são jogadores que vestiram nossa camisa, fizeram sucesso (ou não), foram embora e, simplesmente, fizeram questão de esquecer que passaram por aqui.

É claro que deve haver exceções. Afinal, elas existem em toda regra. Temos os casos de David Luiz e Hulk que, por enquanto, não renegam as cores rubro-negras. Mas, também, eles não ficaram aqui tempo suficiente para ser chamados de “carniça” pelo torcedor. (Alguém viu aquele gol do united no último jogo contra o chelsea, aos 40 segundos, quando o time de Londres praticamente entregou a taça para o rival, com uma “pequena” falha do “nosso” zagueiro? Imagina se fosse com o Vitória… imaginou?)

No Vitória, o ídolo vira vilão da noite para o dia. E os que não são vilipendiados são, simplesmente, esquecidos. Os que vão ao estádio prestigiar o time não são reconhecidos. Não há um painel no estádio expondo o perfil dos ídolos para o torcedor nunca esquecer de Agnaldo, França, Osny, André Catimba, Mario Sérgio, Alex Alves, Romenil, Dida, Nílson, Juvenal, Índio, Didico, Ricky e tantos outros.


O futebol precisa de ídolos. Por que só o Vitória os despreza?

Esquecemos o passado, e, no presente, espezinhamos o sujeito o mais que podemos, o chamamos por “nomes” antes só reservados aos rivais.


Por que será que isso acontece?

Pensando sobre isso, me lembrei de uma propaganda de biscoito que lançava a dúvida: é mais fresco porque vende mais ou vende mais porque é mais fresco? Tenho uma dúvida semelhante em relação aos nossos “ídolos”.

Será que somos facilmente esquecidos pelos ídolos porque eles são ingratos e nos abandonam para abraçar outras torcidas, ou somos nós que esquecemos e desprezamos nossos ídolos e os empurramos para os braços de outras torcidas?

Não acho que um jogador deva ficar a vida toda em um só clube. Hoje, isso é cada vez mais raro.

O que me incomoda é que nossos jogadores saem do clube e não levam o time, nem a torcida no coração.

Mas, no meu coração de torcedora rubro-negra, sempre haverá lugar para nossos ídolos e Viáfara é um deles.

Por: Teresa Ribeiro
__________
Comentários
27 Comentários

27 comentário(s):

Anônimo disse...

Parabéns Teresa, seu texto é simplesmente tudo, Viáfara saindo nunca mais ponho meus pés no Barradão.

Anônimo disse...

Parabens Teresa, pelo seu fantastico comentário sobre viáfara, eu tambem não concordo com a saída dele do time principalmente desta maneira, como se ele fosse culpado da derrota para o B.F.
Só espero que Fernando assuma com tamanha responsabilidade o gol do Vitoria se não.........

Laninha disse...

Belíssimo texto.Não posso deixar de falar q me emocionei mesmo.Viáfara fez pelo vitória o que muitos não teve coragem de fazer.Mas infelizmente a fase é mais importante do que as conquistas.Muito triste com a saída de Viáfara, e decepcionada com essa diretoria de merda.

Anônimo disse...

Incrível seu relato, estou muito triste, não com a derrota para o Bahia de Feira mas com a saída de Jackson, Ramon, Vanderson e agora o El Paredon Viafara estou percebendo quão frágil é o time que torço e sou apaixonado!!! Sei que nada mudará porém fica a minha insatisfação e lembrança aos grandes jogadores que vi!!!

Anônimo disse...

Toda a comissão técnica sabia que Viafara estava em má fase já a algum tempo, então porque escalaram o rapaz? Agora uma coisa é certa, junto com ele falharam todos os defensores do ECV pois todas as bolas alçadas sobre a área resultaram em gols e ninguém está sendo punido. Por favor relembrem o gol do João Neto, o da vitória do BF, me parece que todos estavam dormindo em campo.

Tácio Valente disse...

ótimo texto, parabéns!!
Realmente a saída ou afastamento de Viáfara do time é necessária, mas não da forma que está sendo, com Alexi o chamando de culpado, torcida o renegando e imprensa criticando. Todo jogador tem um ciclo num time, certo que alguns perduram muito tempo, exemplos citados a cima no texto, mas no caso do Viáfara seu ciclo se fechou e é hora de renovação. Isso não é motivo para o renegar ou dizer palavras de baixo calão e sim hora de agradece-lo por todas as alegrias que deu ao torcedor, por ser também um torcedor apaixonado e fazer questão de demonstrar isso diversas vezes.

Anônimo disse...

Para Tereze Ribeiro:

Retire da sua lista de idolos do ECV o nome desse cara chamado "osni", com letras minusculas, você não sabe 1/3 de quem foi esse elemento no ECV. Posso te contar tudo se você quizer, pois eu estava lá.

Anônimo disse...

Perdoem-me a ignorância pelo fato de não saber o real motivo da saída dele, porém, no mínimo ele deveria voltar aos treinos e dar lugar ao Douglas temporariamente até voltar na melhor forma física e técnica. Aos "esquecidos", ele falhou em 80% dos gols sofridos após aquela punição do tribunal de justiça desportiva. Futebol, assim como em qualquer profissão faz-se necessário um mínimo de rendimento. Infelizmente para todos, ele falhou na horas erradas e esse mundo do futebol é assim mesmo.

Marcos

ricardovinicius2010 disse...

O Vitória perdeu um grande jogador por causa de uma fase ruim, é muito dificil entender essa torcida rubro-negra,eles esquecem as coisas muito rapido, grandes atuações de Viafara pelo Vitória, um jogador que se dava ao clube, mas não tem jeito nada mudará, o cara tem que da 100 todos os dias porque no dia que da 99 é uma carniça, outra coisa é um monte de maluco que se diz torcedor e vai para o estádio só para fazer chigamentos ao time, com 1 minuto de jogo o cara da um passe errado, pronto acabou alí é o jogo todo chingado por cada nome pesado que Deus tenha miséricordia! Parábens pelo seu texto.

Anônimo disse...

Viafara é nosso Ídolo..
representa o Vitória.. nao é mais simplesmente so um jogador.. é tambem torcedor e incentivador da equipe.. a diretoria deveria pensar direito.. e se alguem deve sair esse alguem é Alexi Portela
FORA ALEXI PORTELA!!!

patrick de itapuã disse...

Viafara voçe e o melhor boa sorte cara

Ari Jones disse...

É amigos... essa corja de diretores que passaram pelo GLORIOSO LEÃO DA BARRA com pouquíssimas excessões, destruíram e estão destruindo uma paixão sem tamanha.

Quem não se lembra de: Zé Preta, Walter Carniceiro, França, Cláudio Deodato, Gibira, André, Mário Sérgio, Wilton, Heider, Edson Silva, Rick, Jorge Valença, Dultra, Zé Roberto, Artuzinho, Aguinaldo Lins, Otávio Souto, Lulinha e tantos outros.

Recentemente, tivemos Ramon, Wandersom, Viáfara e Jackson.

Falhar é humano, mas para eles, uma ou mais falhas apagam tudo que alguém fez no passado. Se esquecem das conquistas que foram realizadas com à ajuda desses que hoje eles jogam na ARENA, na COVA DOS LEÕES.

Viáfara, não sei se você vai ler essas humildes palavras, mas pode ter a certeza que os verdadeiros, eu disse OS VERDADEIROS TORCEDORES DO VITÓRIA são gratos a você por tudo.

Pelas defesas, pelos atos sociais que você realizou em nossa terra e, assim mostrou a muitos que o VITÓRIA tinha mais que um GOLEIRO, tinha um homem preocupado com o próximo.

Eles, não conseguiram macular sua imagem, para nós o que importa é o que vimos você fazer dentro de campo, o que importa para nós é saber que você sempre nos defendeu em atos e palavras contra todos que tentavam desfazer do Vitória, inclusive batendo de frente com os torcedores do arremedo de time sem teto de Itinga.

Muito obrigado, Viáfara, que Deus possa guiar seu caminho, e saiba que só colhemos aquilo que plantamos e aqui em Salvador, você plantou o bem, e pode ter certeza que receberá o bem em dobro.

som-livre disse...

Corroboro com vc Teresa Ribeiro.
Espero que eles percebam o tamanho da negligencia que estão prestes a cometer se não já cometeu.
Eu posso até culpa o técnico, pois se Viáfara não vinha bem pela ordem tinha que ser substituído. Mas usá-lo como bode expiatório para a falta de atenção nos campeonatos é acha que a torcida do Esporte Clube Vitória é burra. Se VIÁFARA sair desta forma eu queimo o meu cartão SMV e faço canal por assinatura.
Basta para me, eu me esgoelo de tanto torcer, para ver estas coisas. Que nada...
Chega de tratar nossos ídolos desta forma...

fabio disse...

COM ESSA SAÍDA DE VIÁFARA, NÃO IREI MAIS NO BARRADÃO NOS PRÓXIMOS 10 ANOS E TBM IREI CANCELAR O SOU MAIS VITÓRIA.

Anônimo disse...

Parabéns Teresa,mas esta diretoria do E.C.VITÓRIA são bando de descarados e ladrão.Quem eles deviam tirar eles não tiram. Só por que o goleiro VIAFARA na esta numa fase boa, pega e tira. Mas abestalhados somos nós torcedores do vitoria que apoia o time sempre eles só querem dinheiro eu que nao irei mas pro BARRADÃO este ano.

Anônimo disse...

GALERA DEVEMOS FAZER UMA CAMPANHA
"VOLTA VIAFARA E SAI ESSSA DIRETORIA "

E

"PUBLICO ZERO(0) NO BARRADÃO "

Silas disse...

Eles acham que o vitória é deles, mas, é nosso!!! Essa diretoria com "política de pés no chão" está afundando o clube e enganando os torcedores.

Pra mim tambem é inadmissível o jogador profissional treinar todos os dias de sua vida e perder um gol da forma que elkson perdeu... E ai? o que vai acontecer com ele? vai embora tambem?

Adriano disse...

Grandes palavras Teresa e Ari Jones. Apesar de algumas restrições, ainda prefiro Paulo Carneiro. Sem preconceito, o post dele também retrata bem o desrespeito.
VOU CANCELAR MEU SMV !!!
TÔ NA CAMPANHA:
"VOLTA VIAFRA E FORA ALEXI"
PRÓXIMO SÁBADO DO LADO DE FORA DO BARRADÃO.
VAMOS DIVULGAR.

Pr. Nailson Freitas disse...

Quero de forma pessoal e particular parabenizar a todos que fazem parte desse blog, e a Tereza por seu escrito...

Acho que poucos, mais poucos mesmos são torcedors do vitoria que apoiam a decisão dessa insana diretoria com relação ao goleiro VIAFARA, um cara arrancado do primeiro jogo da final da copa do Brasil pelo tal juiz careca... E que em reação a isso como um torcedor apaixonado... acompanhou a caraeata rubro-negra de maneira tão brilhante como o mesmo o fez... Outras atitudes marcantes desse cara espetacular marcaram a vida desse homem de carater no esporte clube vitoria... Um sujeito humilde, simples, ele não falhou aenas nos jogos da final, ele já falhou outras vezes, e poderá falhar outras, pois estamos falando de um ser humano com limitações e imperfeições, até as maquinas falham...

Sempre que tirar alguém porque não se tira os diretores fracos que temos... Nunca trouxemos nessa tual gestão um jogo de renome... quando alguns desconhecidos chegavam bastavam fazer nome, ou logo iam embora, ou não podiam jogar contra seus clubes quando o vitoria mais precisava, em suma: Caimos.

Dos que sobraram feito ficou Esse cara expetacular que merece o respeito de todos os rubros-negros, um cara sério, homem, que chora e sofre por uma agremiação sendo ele colombiano, enquano os baianos dirigentes da VALIOSA Marca ESPORTE CLUBE VITORIA, só sugam, e tiram vantagens...

Querem que a maquina funcione, mas não compram peças de reposição, a maquina quabra e culpa é de quem dirige, isso é uma vergonha... Precisamos mudar a nossa mentalidade como torcedores, mas precisamos de dirigentes mais compromissados com o E C Vitoria...

Parece que o mundo acabou porque perdemos um titulo... Horrivel parece que esquecemos o que foi feito com Ricardo o ano passado pós copa do brasil, o mesmo foi demitido, quem veio? Toninho, afundou nosso time... caimos... estamos sonhando o sonho dos outros como torcedores, o problema é que essa diretoria tem sonhos mediocres... Lamento muito pois bricam com a nossa paixão, nosso lazer... Que pena!!!! Que pena!!!! Nailson Freitas.

Anônimo disse...

boa noite amigos eu nunca escrevi em site nenhuma mas venho nesse site falar da minha tristeza em o nosso vitoria esta perdendo um grande profissional um grande homem chamado VIAFARA.
eu sou desse fã cara. me lembro de um dia estava trabalhando no barradão como segurança era aniversario de viafara ele passou e eu falei viafara parabens ele olhou para mim e me disse brigado amigo.
pergunto pq essa diretoria faz isso com um idolo?
pq faz isso com um grande homem?
sinceramente vai me fazer muita falta ir ao barradão e não ver o EL PAREDON mas ele tenha certeza que por mas que essa diretoria faça digo a vc viafara vc nunca vai sair do coração do torcedor do vitoria.
antes de terminar so queria falar uma coisa quer dizer fazer uma pergunta meu sobrinho tem 3 anos e é torcedor do vitoria eu pergunto a ele ALBERT vc quer ser quem no vitoria ele me responde tio celmo quero ser viafra nação rubro negra oque falo a ele agora?
quando eu chutar uma bola para ele e ele gritar viafra oque vou dizer a ele?
desculpem meu erros de portugues mas e com muita tristeza que escrevo hj pq essa diretoria esta fazendo a nação rubro negra sofrer.

Taty Bonfim disse...

Parabéns pelo texto. Não podemos deixar que a incompetência, a má administração de muitos, sobrecarrege o Viafara. Temos consciência que ele não está na sua melhor fase, que realmente deixou a desejar. Mas contudo reconhecemos que ele foi e é o melhor dos ultimos tempos que passaram pelo Vitoria. Não podemos esquecer isso e o mínimo que podemos fazer é incentivá-lo a ter o mesmo entusiasmo e garra que sempre teve. Fica Viafara!!!!

Anônimo disse...

Quem vai ser nosso ídolo?

Alexi Portela?
Jorginho?
Paulo Carneiro?

Silas disse...

/\ Elkeson?

Anônimo disse...

Anne Concordo plenamente com vc Teresa nao vir razao nenhuma pra Viafara sair sendo assim era pra sair o grupo todo pois responsabilidade foi na substituiçao e Viafara nao chuta a gol ele sera pra mim sera o Paredao arrasa Viafara.

Anônimo disse...

Parabéns Teresa seu texto foi otimo , sou torcedora fiel mais pelo que fizeram com o víafara estou torcendo que o vitória vá pra série D, e sem torcedor , COM ESSA DIRETÓRIA E SEM VÍAFARA , ADEUS VITÓRIA. SAI ALEXI VC VAI ACABAR COM O VITÓRIA, SE TOCA TENHA DIGNIDADE E DEIXE A TORCIDA FELIZ. FICA V Í A F A R A ETERNO ÍDOLO DO VITÓRIA.

Anônimo disse...

É inacreditável o que esse bando de imcompetentes estão fazendo com a paixão de um povo (ECV).
Viáfara, já critiquei sim, muitas vezes, talvez até demais, mas é intolerável a forma com que este rapaz foi tratado, afinal ele verdadeiramente, como poucos, representava o clube e a sua torcida dentro de campo. Lamentável.

Dantas de BH - (aqui o povo é mais sério)

Anônimo disse...

Viafara............
Sem Duvida um torcedor do VITORIA...
NOSSO ETERNO GOLEIRO...
Diretoria fudida... inventando culpado...

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM