Enquanto Douglas segura as pontas no gol rubro-negro, o ídolo Viáfara continua segurando a ansiedade, depois da suspensão por quatro jogos pela confusão no último Ba-Vi. O capitão do Leão, e mais experiente do grupo ainda vai cumprir um jogo da punição na próxima rodada e só retorna no 9 de abril, contra o Serrano, em Vitória da Conquista.
Viáfara não esconde a insatisfação pela suspensão, mas assegura que isso é página virada. Apesar de o Vitória estar há sete jogos 100%, o goleiro garante que o Leão está fazendo apenas o necessário para assegurar o penta. Dizendo-se soteropolitano, assegura que o esforço será dobrado na Série B.
// Viáfara, goleiro artilheiro do Vitória, é destaque no GE
É bom para ele e bom para todo grupo
Muito ansioso com este tempo sem jogar?
Viáfara - Estou muito agoniado. Já foram duas semanas e ainda tem mais uma semana e meia para poder voltar a jogar. Estou muito ansioso, mas falta pouco. Aliás, para azar meu, serão duas semanas sem partidas na quarta, o que prolonga ainda mais o tempo.
O que tem feito para diminuir esta ansiedade?
Viáfara - Não tem como esquecer este tempo parado. Compareço em alguns jogos, mas a ânsia é muita. Não tem o que fazer. Só posso aguardar o dia do retorno.
Você achou justa a punição que lhe deram após confusão no Ba-Vi?
Viáfara - É... Na verdade eu já sabia que iria acontecer isso. Estava consciente que estavam procurando algo para me tirar. Mas acho que já passou, faz parte do passado. Não tem mais o que falar sobre isso. É até bom não falar...
Muita gente está criticando a arbitragem este ano. Você concorda que os árbitros estão abaixo da média?
Viáfara - Também critiquei muito no começo, muita coisa... Mas resolvi não julgar mais ninguém. Também erro, né? Só espero que eles (árbitros) aprendam com os erros e não façam novamente.
Enquanto você não volta, Douglas está fazendo seu papel. O que acha das exibições dele?
Viáfara - Não tenho dúvida da capacidade de Douglas. O Vitória sempre teve bons goleiros, bons aproveitamentos. Não tem o que cobrar de Douglas, mesmo ele tendo ficado tanto tempo sem jogar no Fortaleza. Conversei com ele hoje (ontem) e ele me mostrou muita segurança. É bom para ele e bom para todo grupo.
Ele está bem na posição. Não teme que ele tome sua vaga?
Viáfara - Meu contrato não diz que devo ser titular. Levar tanto tempo no grupo como eu também não significa que devo ficar sempre como titular. Eu tenho é que me esforçar para merecer a camisa 1.
Você tem dez jogos, nove gols sofridos e apenas um gol marcado (pelo Baianão). Incomoda?
Viáfara - Já perdi pênalti também no jogo que tiveram três penalidades e poderia até ter pedido música do Fantástico. É começo de temporada. Tem tempo para acertar até o Brasileiro. Estou trabalhando dobrado para melhorar.
O time está com 100% de aproveitamento nos últimos sete jogos. Já sente uma evolução?
Viáfara - Ainda estamos fazendo o feijão com arroz. O necessário para a boa sequência no Estadual. Porém, para a Série B, precisamos muito mais, pois as equipes são mais qualificadas.
Dá para conquistar o penta e o acesso para a Série A?
Viáfara - Tem dúvida? Eu não...
Rogério Ceni chegou ao centésimo gol. Você também gosta de fazê-los. Pretende chegar a esta marca?
Viáfara - Vai ser muito difícil. Comecei tarde, né? Mas vou tentar chegar a pelo menos 1% do que ele já fez. Quero fazer logo o décimo gol pelo Vitória. A marca de Ceni é muito grande. Vou continuar fazendo gol para ver se o alcanço e também o meu conterrâneo Higuita. Acho que a marca de Ceni será importante paras as novas gerações de goleiros, que não vão se limitar em apenas defender.