Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A noite do renegado (Capítulo final): Ricardo Silva

A noite do renegado (Capítulo final)
Por Franciel Cruz

Ricardo Silva"O técnico, para quem não sabe, deve servir para as seguintes coisas: ser chamado de professor por pessoas semi-alfabetizadas, falar numa linguagem completamente incompreensível e ser depositário de nossas frustrações. Em resumo: deve ser aquele sobre quem devemos fazer a catarse cotidiana, xingando o desgraçado de forma impiedosa. Não só a ele como também a toda a sua árvore genealógica".

Este trecho transcrito acima faz parte de um artigo intitulado “Pra que serve um técnico”, publicado aqui mesmo nesta intimorata emissora em fevereiro do ano passado.

É óbvio que era um texto irônico, em tom de pilhéria. No entanto, parece que muitas pessoas levaram (lá elas) os referidos ensinamentos ao pé da letra, especialmente no caso de Ricardo Silva. Só pode ser isso – até porque não consigo vislumbrar o motivo de tanta (e insistente) má vontade de uma parcela da torcida e de praticamente toda a mídia da Bahia para com o atual comandante Rubro-Negro.

PUTAQUE PARIU A INJUSTIÇA!!!

Na concepção desta gente, nada do que o cara faz presta. Se o time perde, a culpa é só dele. Já quando a equipe vence, a glória vai para outros. Um assombro. E o que mais espanta é que tal comportamento irascível não se restringe à turba ignara, que se emprenha pelos ouvidos. Quando o assunto é Ricardo Silva, algumas pessoas esclarecidas e sensatas perdem o bom senso e a racionalidade.

Vejam a que ponto chega raiva obnubila o raciocínio.

Esta semana, estava debatendo sobre o futuro da Vitória com um amigo ouvinte, que até conhece de futebol, quando ele largou a seguinte : “”Se nós já enfrentamos alguns times fortes este ano e ganhamos com esses jogadores, temos que enaltecer os jogadores, nunca o técnico”.

PUTAQUE PARIU A INJUSTIÇA!!!

A verdade que salva e liberta é uma só: Este tipo de atitude é típica daquele oposicionista inflexível para quem todos os defeitos da nação são responsabilidade única e exclusiva do governante, mas os avanços e conquistas são frutos do acaso. Por falar em acaso, viceja (recebam, incréus, um viceja nos mamilos) também a seguinte e esdrúxula teoria: As conquistas e triunfos com Ricardo Silva são consequência somente da sorte.

Pois em verdade lhes digo: a sorte só bafeja no cangote de quem trabalha e quem tem competência. A propósito, reproduzo duas rápidas histórias que ouvi recentemente sobre o tema.

Certa feita, um radialista otário (desculpe a redundância) dirigiu-se a Zico logo após este ter feito um golaço e perguntou algo maizomenos assim:

Deu sorte no lance, hein, Galinho?

E o menino Arthur Antunes respondeu de bate-pronto:

Pois é. Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.

Fato semelhante ocorreu com Romário num jogo decisivo. O Baixinho cobrou um pênalti, que tocou na trave antes de balançar a rede e outro radialista zé ruela repetiu a sentença.

Deu sorte, hein, Romário?

O filho de seu Edevair, com sua tradicional marra, não titubeou:

“Na próxima, você bota a sorte para bater o pênalti pra ver se a bola entra”.

É isso. Ricardo Silva já conquistou o Tetracampeonato baiano e levou o time à inédita final da Copa do Brasil, mas muitos ainda insistem que é apenas sorte.

Na moral, me faça um caldo de cana contaminado que é pra ver se esta ressaca vai logo embora e eu consigo acompanhar este tipo de raciocínio.

Porém, as coisas estão mudando.

É fato que o próprio Ricardo dava margem às críticas, especialmente com as inexplicáveis retrancas fora de casa. Mas o Barradão faz muitos milagres. Além de recuperar Shereque, o Santuário injetou uma boa dose de coragem em nosso comandante.

Assim, logo após ter dado (lá ele) um baile contra o almofadinha do Luxerley Wanderburgo na inolvidável quarta-feira, o técnico do Vitória ganhou confiança e já botou a equipe pra frente também fora de casa na partida contra o Avaí.

Agora, Ricardo, é hora de mostrar que você também mudou. Então, ouça um bom conselho: é o momento de continuar neste rojão para converter os que ainda estão céticos. E uma boa oportunidade ocorrerá nesta quarta, quando o Leão enfrentará o Fluminense, que, não se engane, é um dos melhores times deste Sarneyzão/2010.
__________
Comentários
4 Comentários

4 comentário(s):

Leões do Barradão disse...

É isso aí! Comentário bem oportuno. Quem vence é a competência. Zico e Romário nos dão bons exemplos. Tem jornalista que se arvora em afirmar "deu meu aval" de modo pretensioso e com consequências não edificantes. Acredito que dentre inúmeros fatores numa equipe de futebol o que mais pesa é o estado psicológico da postura de ser vencedora, de ser guerreira. E isto está sendo feito muito bem por Ricardo Silva. Trazer quem? Felipão deu chabu e outros estão por aí capengando, embora renomados treinadores. Avante Vitória com o bem sucedido comandante Ricardo Silva. Muitas taças estão por vir sob o comando de Ricardo Silva. Conhece futebol e é para isso que está no comando do Vitória.
Spínola /Leões do Barradão.
31.05.2010

Leões do Barradão disse...

...retificando: 'dei mei aval', leia-se.

Lucas Serra disse...

Se o Vitória está na final da Copa do Brasil, parte do mérito é para Ricardo Silva sim, mas todos estão de parabéns: jogadores, técnico, comissão, funcionários, diretoria, conselheiros e torcida.

SRN

Leões do Barradão disse...

Certo! Todos estão de parabens.
Spínola

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM