Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Mais uma entrevista de Ricardo Azevedo, diretor de Marketing do Vitória

Confira mais uma entrevista com o diretor de Marketing do Esporte Clube Vitória, Ricardo Soares de Azevedo Lima. Como tem o nome do clube envolvido, estou republicando aaqui no ecvitorianoticias. Entrevista realizada por Alex Bolivar e Renata Ferraz para o blog de um curso de Comunicação e Marketing da UNIFACS.

CMKT - Fale sobre a sua carreira profissional.
Ricardo Azevedo - Comecei no jornalismo pela TV Aratu, onde apresentava programa de esportes. Em seguida passei pela TV Globo Nordeste, onde apresentava e editava o Jornal da Manhã. Como jornalista, participei de coberturas como Jogos Pan-americanos de 2003 (Santo Domingo), Olimpíadas 2004 (Atenas) e Copa do Mundo 2006 (Alemanha), além de vários outros torneios. Desde 2002 atuo na consultoria da área esportiva e em 2008 iniciei carreira pedagógica na Universidade Uniceuma (Maranhão).

CMKT - Por que escolheu o marketing esportivo?
Ricardo Azevedo - Sou apaixonado por esporte, por isto fui atleta de natação competitiva por quase de 10 anos. Com a recente profissionalização do setor esportivo no Brasil consegui me dedicar mais a área.

CMKT - Quando assumiu a direção de marketing do vitória?
Ricardo Azevedo - Fim de dezembro de 2008.

CMKT - De que forma é organizada a sua equipe de profissionais?
Ricardo Azevedo - Quando cheguei não tínhamos equipe, pois o clube estava sem diretor há dois anos. Meu primeiro trabalho foi organizar o departamento, criando equipe, métodos e processos.

CMKT - Qual é a situação encontrada hoje no departamento de marketing do Vitória?
Ricardo Azevedo - Hoje já temos três áreas internas: patrocínio, sócio torcedor e licenciamento, cada qual com sua organização, mas ainda estamos em fase de consolidação.

CMKT - Quais as estratégias de marketing elaboradas para o esporte clube Vitória?
Ricardo Azevedo - Temos duas linhas, uma institucional e outra mercadológica. Na primeira vamos cuidar da marca Vitória, que é muito forte. Na segunda vamos focar na área comercial.

CMKT - Dentre as ações implantadas, de qual você espera obter maior retorno?
Ricardo Azevedo - Acho que a organização dos resultados e um plano de metas comerciais deverão gerar ao clube uma memória importante para a organização. Espero mostrar a efetividade disso e deixar esta cultura do planejamento baseado em dados implantados.

CMKT - Onde está encontrando maior dificuldade?
Ricardo Azevedo - A falta de orçamento dificultou muito esta primeira etapa. Com o mercado recessivo tivemos que cortar muitos custos e isto tornou lento nosso processo de mudança. Mas devemos terminar o ano dentro de uma meta aceitável e com boas perspectivas para 2010.

CMKT - Faça um rápido balanço da situação do departamento de marketing do Vitória antes e depois da sua chegada.
Ricardo Azevedo - A estruturação do departamento irá deixar um legado importante, com dados de extrema relevância para as próximas ações e uma organização adequada para a avaliação de desempenho do clube nos negócios. Quero implantar uma cultura corporativa identificável por nossos clientes internos e sinto que isto está a caminho aqui no clube. Posso dizer que isto é a maior diferença entre o antes e depois de minha chegada aqui. É um trabalho silencioso, mas vai aparecer na hora certa.

CMKT - Qual é a sua visão atual e futura para o segmento de marketing esportivo no mercado de trabalho?
Ricardo Azevedo - A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 já trouxeram para o mercado nacional uma nova concepção para o esporte. Se antes era diversão, hoje é negócio. Neste novo cenário devemos ter uma busca pela profissionalização para o setor. Se isto não ocorrer, o que não acredito, deixaremos de aproveitar um novo mercado avaliado em R$ 20 bilhões. Digo que não acredito, pois o futuro de nosso país depende muito de como iremos aproveitar estas oportunidades dos próximos anos. Vou tentar fazer a minha, pois quero contribuir com minha cidade e meu país.

// Um pouco mais sobre Ricardo Azevedo aqui.
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM