
Barradão como campo de treinamento para alguma(s) seleção(ões)
Esse é o ponto crucial para que o Vitória comemore a vinda da Copa de 2014 para Salvador, é a partir disso que as coisas poderão surgir.
Nova via de acesso ao Barradão
Essa obra era a mais pedida nos últimos anos pelos torcedores rubro-negros, e parece que agora vai ser realizada. Há umas 2 ou 3 semanas o senador João Durval anunciou a liberação de 3 milhões para a construção da via que passará próximo ao novo Pólo Tecnológico que está sendo construído na Av. Paralela.
Com previsão de inauguração em 2 ou 3 anos, acredito que a Copa deu um empurrãozinho para a liberação da verba, e o prefeito João Henrique assinou o "contrato" para permitir a construção da via.
Visibilidade do Estádio (e o clube?)
Se o Barradão irá receber participantes da Copa do Mundo é claro que muitas câmeras estarão voltadas para as seleções, e se for uma seleção favorita, aí que terá mais visibilidade ainda! Mas será que a visibilidade do Estádio proporcionará visibilidade do time? Em ano de Copa do Mundo as competições ficam pausadas, e como será em 2014, já que a maioria dos estádios ainda estarão em fase de finalização?
Melhorias de infra-estrutura no bairro
Isso automaticamente deve acontecer, é João Henrique já assinou a proposta de desapropriação de casas próximas ao Barradão. Essas famílias provavelmente irão ganhar novas moradias e o bairro sem dúvida nenhuma ganhará mais saneamento básico, iluminação, calçamento, asfalto, etc.
E melhorando isso, o conforto, segurança e outras coisas ficarão para os torcedores rubro-begros após a Copa.
Publicidade no estádio será apenas dos patrocinadores da Copa?
Não sei como será esse item, mas acredito que as marcas estampadas no Barradão terão que ser dos patrocinadores da Copa. Eles investirão pesado e vão querer o retorno. Talvez as marcas que patrocinam o Vitória possam estar em segundo plano.
Construção da Arena "Fonte Nova"
Não sei responder se será interessante para o Vitória jogar na Nova Arena que vai ser construída no lugar do atual Estádio Octávio Mangabeira. Já que a construção será em PPP (Parceria Público Privado), ou seja, algum grupo "mandará" no novo estádio, e alugará o espaço para os times que lá queiram atuar.
No Estádio Roberto Santos o Vitória não foi tão bem assim. Pagar aluguel não está com nada. Não há nada melhor do que a casa da gente, não é?
Conclusão
Benefícios para o Vitória aparecerão sem dúvida nenhuma, mas os maiores benefícios poderão vir para a população de Salvador, com transporte em massa, infra-estrutura, turismo, etc. Vamos ver outros fatores que surgirão daqui pra lá.