Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[Vitória no Brasileirão 2013] É hora de fazer diferente. Por Franciel Cruz.

A culta e pacata população do Norte e Nordeste de Amaralina sabe que os números não mentem, mas, quando torturados, confessam.

Então, de prima, sem deixar a criança quicar, recebam uma análise abalizada nos mamilos.

Seguinte. Desde o ano da graça de 2006, quando o campeonato de pontos corridos passou a ter o formato atual, com 20 clubes, o Vitória participou de três edições, sem contarmos esta que está em andamento, é óbvio.

Na estreia, em 2008, o time comandado por Vagner Mancini oscilou bastante. Em meados de julho, depois de seis jogos invictos, habitávamos o G-4 – e a Libertadores estava na ordem do dia. Depois de novos abalos, chegamos à 30ª rodada exatamente com os mesmos 44 pontos que temos atualmente. Porém, na ocasião estávamos na 10ª posição, distantes 9 pontos do São Paulo, que até então era o 4 º, mas que se sagrou campeão. Nós permanecemos em 10º, terminando a competição com 52 pontos.

No ano seguinte, em 2009, novamente tínhamos 44 pontos na 30ª rodada. Na ocasião, estávamos a 5 pontos do G-4. E mais. Tínhamos apenas 4 pontos de desvantagem para o Flamengo, que era o 5º e acabou levantando a taça. Nós ficamos sem querosene e terminamos a competição em 13º, com 48 pontos, apenas três acima do rebaixado Coritiba.

O ano da (des) graça de 2010 foi atípico. Como não tínhamos elenco, voltamos nossas energias para a Copa do Brasil e deixamos o Brasileirão em segundo plano. Assim, na 30ª rodada estávamos destoando dos dois anos anteriores, com 10 pontos a menos, 34, na 15ª posição. NO final, aliás, é melhor nem comentar aquilo…

Bom, mas o que estes números demonstram? Que estes 44 pontos atuais na 30ª rodada estão dentro de nossa média histórica nos pontos corridos com 20 times, excetuando-se, repito, 2010 porque priorizamos a Copa do Brasil.

Então, diante da frieza destes números, o conformado leitor pode argumentar que novamente nos está reservado o insosso meio da tabela. Porém, ele esquece a tal tortura numérica.

Vamos a ela.

Em 2008, nos 11 jogos iniciais do returno, o Vitória marcou apenas 12 pontos. Já em 2009, cravou 19. Desta vez, estamos com 21 e somos detentores da terceira melhor campanha do 2º turno. E mais. Se pensarmos nas 10 últimas rodadas, o retrospecto é ainda melhor. Estamos em primeiro, junto com o Goiás, perdendo apenas no saldo de gols, com uma excelente média de 66,67% de aproveitamento. (Estes últimos dados referentes a 2013, podem ser checados aqui e aqui, ó).

Traduzindo.

Apesar de, em termos meramente numéricos, estarmos em uma situação desfavorável em relação a 2008, quando, a esta altura do campeonato, estávamos a apenas 5 pontos do G-4, agora, pela primeira vez, estamos chegando na reta final de forma ascendente.

Portanto, chegou a hora de torturamos os números e trilharmos um caminho diferente.

Por: Franciel Cruz

P.S A participação da torcida na construção deste novo momento será fundamental. Exatamente por isso, este rouco e humilde locutor comprou 18 litros de cepacol e uma passagem para o Rio de Janeiro para orientar in loco o Brioso nesta arrancada rumo ao impossível.
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM