Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A imbecilidade de nosso Zeitgeist. Por Franciel Cruz.

O otimismo é o ópio do gênero humano! O espírito sadio fede a imbecilidade. Viva Trotski!

A prosopopéia acima foi o mote do primeiro romance de Milan Kundera, intitulado A Brincadeira.

A referida mensagem, em tom de gracejo, é de autoria do pobre Ludvik, que a escreveu só pra pirraçar um pecado de 19 aninhos que atendia pelo nome de Marketa.

Pois muito bem, digo, pois muito mal. Depois que enviou o debochado bilhete (era uma época em que as pessoas mandavam bilhetes), o indigitado passou a ser perseguido pelos seus ex-amigos comunistas, que lhe negaram até o pão que o Diabo rejeitou.

Tal perseguição ao ex-companheiro se deu porque l’esprit du temps, o tal Zeitgeist, impedia que os comunas ortodoxos de então aceitassem qualquer pilhéria com o otimismo. E tome-lhe Sibéria!!!

E que porra esta besteira literária pseudo-intelectual tem a ver com o desastre do Vitória, Sêo Françuel?”, indaga a sumida, injuriada e ressaqueada Moça do Shortinho Gerasamba, que tá virada nos 600 DEMÔNHOS não só por conta da goleada, mas também porque num conseguiu cortesia para um camarote fuleiro na Avenida Sete.

Sempre paciente com a criatura de idéias e indumentárias reduzidas, explico.

Minha comadre, seguinte é este.

Assim como os vermelhos de antanho, que não suportavam nenhuma contestação ao otimismo, alguns fanáticos vermelho-e-preto não estavam permitindo que se exercesse o espírito crítico, mesmo que com sinceridade, sem pilhérias.

Como assim? Assim.

Neste início do ano da graça de 2013, emprenhados por radialistas escrotos, alguns torcedores entraram num mundo paralelo, achando que tava tudo lindo e maravilhoso, como diria a vedete de Santo Amaro. Neste ambiente acrítico, até o bigode de Alexi Portela ficou bonito.

E todas as vezes que fui alertar a alguns destes amigos que (ainda) não havia motivos para festa, eles sacavam logo do coldre uma humilhação maior do que aquela a que foi submetido o tal Ludvik: “Véi, você torce mesmo para o Vitória?”.

Sim, amigos de infortúnios, quando se vive em ambientes assim, com a visão obnubilada, qualquer chamamento à reflexão é tido como ofensa.

E de nada adiantava eu dizer que a política de contratação, uma vez mais, estava equivocada, que futebol, como diriam os locutores de antanho, tem três setores, que não havia chegado ninguém de referência para a zaga nem para o ataque, que veio um caminhão de (bons, alguns) jogadores apenas para a meiúca e etc e coisa e tals.

O fato é que, para cada argumento que eu apresentava, como por exemplo, que nossa base campeã nacional estava sendo escrotamente escanteada, recebia como resposta apenas a velha e indefectível pergunta: “Véi, você torce mesmo para o Vitória?”.

Bom. Como torcedor do Vitória, estava lá no Barradão presenciando mais esta tragédia e tentando, sim, ser otimista, ver algo de positivo naquela chibança.

Agora, vejam o paradoxo. Um destes amigos, que era só empolgação, resmungava que humilhação como aquela de domingo não servia para nada.

Com o couro curtido nas dialéticas da vida e do Ludopédio (o que dá no mesmo), argumentei em direção contrária, pois entendo que se a derrota acachapante servir ao menos para devolver um pouco de lucidez à torcida já terá sido de grande valia.

Afinal, a Copa do Nordeste é charmosa, gostosa, tem as pernas torneadas e etc e tals, mas a moça de quem não devemos tirar os olhos de modo algum é aquela que atende pelo nome de Dilmão e que começará em maio.

Por: Franciel Cruz
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM