Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

João Paulo: "Antes de ganhar o mundo, esses meninos primeiro vão dar alegrias aos torcedores"

O final de 2012 não podia ser melhor para o Vitória. Além do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, os torcedores rubro-negros também ganharam de presente o título da Copa do Brasil sub-20.

Com uma campanha impressionante e um futebol envolvente, o time juvenil levantou a primeira taça da história da competição ao superar o Atlético-MG na decisão. As duas equipes garantiram vaga na próxima Libertadores sub-20.

Antes apenas promessas, as revelações das categorias de base do Rubro-Negro baiano já são realidade. O Vitória foi o clube que mais cedeu jogadores para a Seleção sub-20. O goleiro Gustavo, o lateral-esquerdo Mansur, o volante Gabriel e o atacante Willie (Willie foi desconvocado por problemas médicos) já foram integrados ao grupo canarinho que disputará o Sul-Americano em janeiro.

Quem conhece bem esse grupo vencedor é João Paulo Sampaio. Em entrevista ao Yahoo!Esporte Interativo, o coordenador técnico das divisões de base do clube disse acreditar que as conquistas são fruto de um trabalho a longo prazo.

"Para mim não é novidade, porque nos últimos quatro anos o Vitória vem fazendo grandes campanhas nas competições nacionais. Além de títulos, sempre aproveitamos jogadores no time principal. Só esse ano, 19 atletas subiram para o profissional, sendo que nove ainda tinham idade de júnior", afirmou João Paulo.

Grandes revelações e o trabalho na base
Um dos protagonistas do time que venceu seis jogos e perdeu quatro na Copa do Brasil sub-20, o meia Arthur Maia é uma das grandes promessas das categorias de base do clube. Para João Paulo, o jogador fechou o ano com chave de ouro com o título nacional.

"O Arthur foi destaque em todos os torneios, principalmente internacionais. Clubes como o Barcelona, o Manchester City e o Olympiakos já mostraram interesse em contratá-lo. Ele já teve algumas propostas, mas o Vitória não liberou. E devido a isso, desde 2010, a torcida espera muito dele. Mas peço um pouco de paciência com o Arthur, porque ele tem muito potencial", disse o coordenador.

Na decisão, o Leão da Barra derrotou o Galo por 4 a 1, no jogo de ida, no Barradão. A derrota por 2 a 1 na segunda partida, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, só confirmou o título rubro-negro. Mas na visão de João Paulo, os jovens talentos do time, como Gabriel, Arthur Maia, Josué e Willie, não são os únicos responsáveis pelos resultados.

"Acredito que o diferencial do Vitória são os profissionais que trabalham no clube. Nossa equipe técnica são de professores formados, ex-jogadores e todos se atualizam sempre. Nossa estrutura ainda é pequena para as conquistas que temos, mas a gente acredita que para o ano que vem vai melhorar", declarou.

Com sua 'bola de cristal', coordenador vê futuro brilhante para os jovens
Alguns desses campeões já fizeram parte do grupo profissional. Outros estão muito próximo disso. E a Copa do Nordeste é a primeira oportunidade de 2013 para os meninos rubro-negros mostrarem seu talento. O coordenador técnico do vitória revelou estar confiante com mais uma conquista do Leão.

"A expectativa é a melhor possível (para a Copa do Nordeste), principalmente porque o Vitória é o clube que tem mais títulos (cinco ao todo). A gente fica orgulhoso de conseguir os resultados e principalmente pelos atletas que estão tendo êxito no profissional".

No futuro dos jovens das divisões de base, João Paulo prevê uma carreira internacional. Contudo, o coordenador deixou claro que as revelações não devem deixar o clube sem antes passar pela equipe principal.

"Agora o foco é que esses atletas fechem seu ciclo aqui no Vitória para depois ganhar o mundo. Antes o clube precisava vender esses jogadores mais prematuramente devido a uma questão financeira. Mas agora como o Vitória está mais tranquilo na parte financeira, esses meninos primeiro vão dar alegrias aos torcedores", concluiu João Paulo. (Mariana Fontes - Esporte Interativo / Yahoo! Esportes)
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM