Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Análise do times Nordestinos na Série A da era dos pontos corridos. Por Victor Hugo.

Fechamos em 2012 os primeiros 10 anos de Campeonato Brasileiro por pontos corridos, sendo talvez uma boa oportunidade para refletirmos o desempenho dos clubes nordestinos na elite do futebol Brasileiro.

O objetivo desse levantamento não é atestar quem é melhor do que quem, até porque o máximo que se poderia concluir é quem é o menos ruim da região. Foram ao todo 21 participações dentre das 210 que já tivemos, representando exatamente 10% dos clubes da elite, com uma média baixíssima para a região de 2 clubes por temporada.

Quase metade das participações dos clubes nordestinos resultou em rebaixamento, sendo em 4 oportunidades como último colocado da competição. A maior sequência conseguida na elite do futebol Brasileiro foram 3 anos alcançada pelo Vitória (2008 a 2010), Sport (2007 a 2009), Náutico (2007 a 2009), e nessa última temporada garantida também pelo Bahia, que no entanto pretende uma sequencia ainda maior.

A melhor posição alcançada não passou de um modesto 10º colocado, conquistado pelo Vitória em 2008 que conseguiu 46% dos pontos disputados. Ainda que por alguns raros momentos algum nordestino tenha frequentado a zona de classificação da Libertadores, no amadurecimento das competições essa possibilidade ficou só no desejo.

Um fato que representa bem as campanhas não satisfatórias dos nordestinos é o saldo de gols na competição, tendo conseguido ficar no positivo apenas em 3 participações (Vitória com 4 gols em 2008, Sport com 3 gols no mesmo ano e o Náutico também com 3 gols em 2007). A média no entanto são 17 gols negativos por participação, abaixo da crítica.

A esperança de uma mudança nesse cenário está toda depositada no efeito do retorno da Copa do Nordeste. Junto com o início da operação das novas arenas espera-se um incremento substancial nas receitas dos clubes da região permitindo uma disputa menos desigual contra os times do sul/sudeste.

Uma participação maior dos clubes da região na elite também é esperada. Em 2013 continuaremos com 3 representantes, mas o Sport e Ceará certamente vão lutar para se juntar ao Náutico, Vitória e Bahia no ano da copa.

O que precisamos mudar, apesar de extremamente difícil, é a mentalidade do nosso povo, principalmente dos que moram longe dos grandes centros. É necessário um movimento movido pelo orgulho para que apoiemos mais os nossos clubes. Claro que torcer pelos times da região sul e sudeste não é crime, mas porque ficarmos apoiando quem via de regra nos despreza? O que ganharemos sendo consumidores de produtos que faz aumentar o abismo econômico entre as regiões?

Ter orgulho da região e assumir uma relação com um clube que nasceu com a gente realmente vale a pena!

Por: Victor Hugo

__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM