Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

STANNO TUTTI BENE *. Por Franciel Cruz.

Muito pior do que o estouro das bombas juninas são os sons das trombetas do apocalipse que, desde o início da noite do último sábado, têm causado um barulho dos seiscentos DEMÔNHOS nesta província lambuzada de dendê e de vexames. E o mais grave é que, novamente, a galera está entrando na onda derrotista.

Calma, amigos, não há motivo para desespero. Como não diria Macunaíma, aquele herói sem caráter, “pouco otimismo e muita incompreensão, os males da torcida do Vitória são”.

Sim, companheiros, antes de tudo e de mais nada, é preciso que não nos entreguemos a este pessimismo. Temos que fazer uma análise global, em perspectiva histórica. Não podemos nem devemos ficar presos somente a um fato isolado.

Exemplo?

Seguinte. No ano da graça de 2003, mais exatamente num simbólico dia de finados, o Leão botou 3 x 0 no mesmo Goiás e depois perdeu por 4 x 3. Acontece que, naquela época, o jogo foi no Barradão e acabamos a peleja com 11 jogadores. Agora, jogando fora de casa e com apenas 10 homens (?) em campo, conseguimos perder de apenas 4 x 3. Outro fato a ser considerado é que, naquela ocasião, terminamos o primeiro tempo metendo 3 x 0. Desta vez, a primeira etapa foi concluída já com 3 x 1 no placar. Então, como se pode perceber, houve um importante avanço, só tomamos três gols no segundo tempo. A desgraça agora foi muito menor. Assim, não vejo motivo algum para choro nem ranger de dentes. Aliás, nesta batida evolutiva aí, da próxima vez que metermos 3 x 0 na equipe esmeraldina é bem capaz de segurarmos um empate. Basta não desanimar. Aguardem e confiem.

Outra coisa fundamental neste momento é não deixarmos que a incompreensão contamine nossos atos. Não se pode vestir uma camisa listrada e sair por aí acusando as pessoas sem procurar entender os seus motivos.

Outro exemplo?

Mais um seguinte. A zaga Rubro-Negra não pode ser apedrejada como se fosse a prostituta Geni da ópera do Malandro. E já que entramos nesta seara putanhesca, cabe destacar que, depois dos fatos envolvendo a pudica Nicole Bahis, o menino Victor Ramos ficou completamente impossibilitado de trabalhar com a cabeça, que, como direi?, está cheia de problemas. Exigir que o referido, nesta situação, corte as bolas pelo alto é algo quase desumano. Pode causar até um acidente mais grave. E, antes de tudo, é fundamental preservar a integridade física do rapaz.

Além da análise histórica, convido os amigos também para uma avaliação geopolítica. Vocês, que agora estão criticando o inventivo técnico do Vitória, têm que saber que, se ele não estivesse aqui, a situação poderia estar muito pior.

Como assim? Assim. Já imaginaram se o criativo treinador estivesse orientando a seleção do Paraguai? Pois é. Tenham a certeza de que iriam aparecer pencas de analistas políticos (eles sempre aparecem nestas ocasiões), com aquelas poses de enganar otário, garantindo que o golpe naquele brioso país foi culpa do Vitória. Então, invés de estarmos desmoralizados apenas no Brasil, poderíamos estar numa intriga internacional de colocar Hitchcock no chinelo. Já pensaram numa porra desta? É isso. Existem coisas inconsequentemente insanas que só o futebol pode fazer por você. Para todas as outras tem o Esporte Clube Vitória.

Por: Franciel Cruz (@ingresia)

*Estamos todos tão bem quanto os filhos de Matteo Scuro, do filme de Giuseppe Tornatore
__________
Comentários
11 Comentários

11 comentário(s):

Anônimo disse...

A coisa é de fato muito grave dois 3x0 e após o final do jogo 4x3 para o time adversário falam por si só...

Não contemporizo com seu otimismo a reflexão da postura derrotista do time dentro de campo reflete a incompetência, a má-fé, a usura, desta diretoria e seus asceclas...

Tudo isto reflete o time e o clube, pois Alex Portela e sua curriola se superam nos vexames e decepções que causam a Torcida...

A única e principal protagonista que de fato ama o clube....

Estamos a caminho da extinção,...E eles não estão nem ai.

Antonio
Serrinha-Ba

Anônimo disse...

Volta Paulo Carneiro urgente. Ninguem mais respeita esta misera. Pobre Vitorinha. Vicitoria como dizem os rivais de Itinga.

Cadê reprersentação conmtra o árbitro safado?

Anônimo disse...

É VC TA CERTO FRANCIEL TEMOS QUE IRONIZAR MESMO PQ SÓ VAMOS TER TIME DENOVO QUANDO O DITADOR ALEX PORTELA SAIR DO NOSSO VITORIA QUALQUER RECLAMAÇÃO AGORA SERÁ EM VÃO MESMO O CARA FAZ O QUE QUER E COMPRA BOA PARTE DA IMPRENSA COM CONFRTERNIZAÇÕES E FARRAS DE GRAÇA.

Anônimo disse...

Quanto comentário tolo. Não é com palavras chulas que se ergue um grande time. Cabeça erguida ó rubro-negros baianos. Anotem aí em suas agendas: Seremos campeões nesta maratona de ascensão à elite do futebol brasileiro.

Anônimo disse...

ACHO DIFICIL SERMOS CAMPEÕES DE ALGUMA COISA,ULTIMAMENTE SÓ ASSISTIMOS VEXAMES E A TORCIDA NA VERDADE JA SE ACOSTUMOU COM ISSO TUDO QUE ESTA AI,É SÓ A DIRETORIA DIZER QUE VAI CONTRATAR QUE NÓS ESQUECEMOS DE TUDO,NINGUEM ESTA ENXERGANDO O QUE ESTA ACONTECENDO REALMENTE EM NOSSO CLUBE,COMO PODE ESSAS PERSEGUIÇÕES A INDIO E GEOVANE,COMO PODE TIRAR UM ZAGUEIRO COMO RODRIGO QUE JOGOU EM GRANDES CLUBES E É TITULAR A ALGUM TEMPO DIZENDO QUE ESTA FORA DO PESO,ENTRETANTO 4 DIAS ANTES ESTAVA TUDO BEM!E PIOR DE TUDO TIRA O CARA QD APARECE NA IMPRENSA QUE TIMES DE PORTUGAL ESTARIAM DE OLHO EM GABRIEL PAULISTA MUITO ESTRANHO NÃO SEI COMO ESSE JOGADORES COMO INDIO ,GEOVANE,ARTUR MAIS ,RODRIGO ESTÃO AGUENTANDO ESSA SITUAÇÃO,LEMBRAM DE XUMBINHO,NÃO AGUENTOU AS IMPOSIÇÕES DE ALEXE CIA E CAIU FORA,ALEM DE OUTROS GRANDES TECNICOS QUE COM CERTEZA JA SABEM COMO FUNCIONA O NOSSO VITORIA HOJE SE RECUSARAM A VIR TREINAR O VITORIA,TEM COISA PODRE AI DENTRO DO VITORIA.OUTRA COISA QUE NINGUEM ATENTOU AINDA,TODO TECNICO INCLUSIVE O PUXA SACO DO RICARDO SILVA PENSAM IGUALZINHO,EM RELAÇAO A INDIO,GEOVANE E OUTROS TANTOS PERSEGUIDOS NO VITORIA MUITO ESTRANHO,A VERDADE É QUE A MUITO TEMPO QUE ESCALA TIME É O PRESIDENTE E FICA QUEM QUER VIR SÓ PRA GANHAR O DINHEIRO DO VITORIA. VOLTA PAULO CARNEIRO URGENTE,É DIALOGAR MAIS JUNTOS AOS TORCEDORES.

Anônimo disse...

HOJE PERDEMOS ATÉ A VONTADE DE VESTIR A CAMISA,NEM GANHANDO AGENTE É CONFIANTE NESSES ULTIMOS TIMES QUE ESTÃO FAZENDO AI COM ESSE PORTELA,

Anônimo disse...

RELMENTE É MUITO ESTRANHO VC EMPRESTA JOGADORES DE BOA QUALIDADE DA BASE, QUE É BEM MAIS BARATO E TRAZER JOGADOR DA SEGUNDONA PORTUESA, TRAZER UMO GOLEIRO JOVEM QUI FOI DA BASE DO CORITIBA VCS ACHAR QUE SE FOSSE BOM O CORITIBA IA DEIXAR SAIR ASSIM,ISSO ESSO UM EXEMPLO QUI TEM ALGUEM LEVANDO MUITO GRANA NÃO RESTA DUVIDA,DEPOIS PAULO CARNEIRO QUI ERA O RUIM DA HISTORIA E QUI COM ELE A TURMA DO SUL E SULDESTE NÃO TINHA MUITA ESPAÇO NO EC VITÓRIA.

Anônimo disse...

VEJAM O EXEMPLO DA TORCIDA DO REMO. PRIMEIRO JOGO, PRIMEIRA DERROTA, CHEGADA EM BELÉM AS 2:40 DA MANHÃ E OS TORCEDORES COM NARIZ DE PALHAÇO E JOGANDO PIPOCA NOS ATLETAS. TODOS CALDINHOS ATÉ A SAIDA. NO OUTRO DIA TECNICO DEMITIDO.
ISSO NOS NÃO SABEMOS FAZER, É UMA PENA.
HENRIQUE FREITAS.

Adelson Rodrigues disse...

Não coaduno com o seu otimismo, Franciel. Aliás, acho que nenhum torcedor em sã consciência vai concordar com esse seu posicionamento benevolente diante da desgraça que aconteceu no sábado, 23 de junho, dia do meu aniversário. Essa carniça chamada "Vitória" maltrata muita a sua torcida, e esses acontecimento vexaminosos já fazem parte da sua triste história. Franciel lembrou bem do ano de 2003, quando em pleno Barradão, depois de estar dando 3 X 0, o "Vitória" deixou o Goiás virar o jogo para 3 X 4. Contudo, Franciel esqueceu de lembrar da entrega do título ao Paraná, na decisão da segundona em 92, com a Fonte Nova lotada; esqueceu da decisão do baianão 94, quando Raldiney aos 43 do segundo tempo fez valer a sina de vice que acompanha o nosso clube; esqueceu de 2004, quando, depois de ganharmos de 5 X 1 do Flamengo pelo Brasileiro, entregamos a vaga para a final da Copa do Brasil ao rubro negro carioca; esqueceu de 2006 e 2010, quando entregamos dentro de casa os títulos do baiano ao Colo-Colo e Bahia de Feira; esqueceu do ano passado quando perto do final do jogo deixamos, em pleno Barradão, o São Caetano (time quase rebaixado) virar o jogo e nos decretar mais um ano na segunda divisão. Então, Franciel, não tem como ser otimista com esse clube. A torcida sempre fica com o pé atrás quando chega os momentos decisivos. Há anos venho esperando o Vitória se tornar grande, mas esse clube não se respeita. Não respeita a sua torcida. Agora vou fazer um tratamento de desintoxicação contra essa doença chamada "Vitória", pois torcer pra esse clube faz mal a saúde.

Anônimo disse...

QUANDO CARPEGIANE ESTAVA NO SÃO PAULO A TORCIDA FEZ PROESTOS PEDINDO A SAÍDA DELE E ELE SAIU.TEVE ABAIXO ASSINADO,E TUDO MAIS.É SÓ COLOCAR NO GOOGLE FORA CARPEGIANE QUE VOCES VERÃO.NÃO PODEMOS MAIS CONTINUAR COM UMA PESSOA QUE DIZ SER TÉCNICO E FAZ TANTAS ASNEIRAS.TIRA NETO, TIRA PEDRO KEN, COLOCA EDUARDO RAMOS QUE É BOM MAS NÃO É RÁPIDO, NO LUGAR DE MARQUINHOS, BOTA RENIÊ. GEOVANE E ÍNDIO ESTÃO NO FREEZER E ATÉ O LOUCO DO RILDO NOS FEZ FALTA. CONTRATAM GOLEIRO DESCONHECIDO, AO INVÉS DE BATALHAR POR FELIPE DO FLAMENGO. DIRETORIA , GESTOR, QUE TROUXE CARPELOUCO DEVERIA SAIR JÁ COM ELE.

Anônimo disse...

Apesar da derrota para o goias de uma coisa eu tenho certeza,esse ano a SERIE B é nossa,agora falta a torcida RUBRO NEGRA lotar o BARRADÃO e mostrar o tamanho do seu amor pelo clube.e exigir o titulo e não o acesso senão vamos ver AMERICA(MG),AMERICA(RN),CRICIUMA,ATLETICO(PR),GOIAS LEVANTAREM A TAÇA.ENQUANTO NOIS 2º,3ºOU 4°LUGAR AI NÃO.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM