Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

OS DESTERRADOS TAMBÉM TÊM O DIREITO DE AMAR (Capítulo 5, versículo 113)

A série DESTERRADOS prossegue hoje com o relato do peregrino (e advogado nas horas vagas) Reinaldo Copello, que tem aplicado toda a fortuna dos honorários nos pedágios da vida. Às aspas...

“Moro em Feira de Santana, Bahia, a mais de 100 km do Barradão. Não é sempre que acompanho o time no Estádio, mas sempre que posso, vou. É muita gostosa a peregrinação até o Santuário. A palavra Peregrino vem do latim “per ægros”, “aquele que atravessa os campos”. É exatamente o tipo de torcedor que sou.

Para poder desfrutar esse privilégio, organizo minha agenda de compromissos, antecipando-os, a fim de me permitir viajar a Salvador. Não é incomum, no dia anterior ao jogo, varar a noite trabalhando. Quando não sou surpreendido por algo fora do script, no final da tarde do dia do jogo, sigo minha peregrinação ao Santuário, tal qual percorresse os “Caminhos de Santiago”.

Devoto que sou, também acompanho o Esporte Clube Vitória pelos diversos meios de comunicações e procuro me inteirar com amigos sobre o cotidiano do Clube. Sinto apenas uma frustração pelo fato do torcedor do interior do Estado ser menosprezado pela direção do Clube.

É notório que muitos torcedores do interior torcem por times do Sudoeste. No entanto, isso é razoavelmente justificado pelo fato de que esses clubes têm mais contato com eles do que os clubes de nosso estado. Não me venham dizer que é somente culpa da mídia, pois não é verdade, já que a diretoria não faz sua parte para atrair esse público. Mas isso é assunto para outro artigo.

No Santuário, já tenho companhia de meu pai e irmão. Botamos os assuntos em dia. Encontro amigos e faço outros mais. Sacaneio Alan Dellon e o bandeirinha que tiver trabalhando no jogo dos juniores. É uma farra. Daí é só aguardar o apito do juiz para o que interessa e comungar com toda torcida pelo triunfo do time naquela partida. O problema é o pós-jogo. Se venceu, o caminho é curto, mas se perdeu, muito mais longo.

Para descrever minha relação com o clube e o Santuário, roubo as palavras de Mario Quintana para expressar o turbilhão de emoções que experimento ao longo do dia: “somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos… Atos são pássaros engaiolados, sentimentos são pássaros em vôo”.

É… Quando mudei de Salvador para Feira de Santana, pensei que meu amor pelo clube iria se apaziguar, mas não é que acabou acontecendo o inverso ?!”

Por: Franciel Cruz
__________
Comentários
4 Comentários

4 comentário(s):

didi disse...

Franciel, você é o máximo.O respeito a ti, tem que ser notório. Meus parabéns.

jessua argolo disse...

Sr Carpegeane por favor tire meu time da segunda divisao nos somos elite nao podemos ficar na segunda divisao ja sofremos de mais nomomento snho com isso amoooo o vitoria seje bem vimdo nosso clube te recebe com muita alegria.

ROBERTO disse...

Tudo extamente como é !!!!Vc é ótimo Franciel !

Anônimo disse...

ola franciel eu tambem sou de Feira De Santana,conheço centenas de Rubros Negros apaixonados pelo Vitória aqui em Feira,mais realmente falta o Vitória olhar mais para os seus torcedores fora de Salvador,pois viajo a Bahia inteira,e por onde ando
a maioria das cidades só dá Vitória principalmente a população mais jovem,e olha que eu pensava que o jahia predominava mais basta fazer uma visitinha ha algumas cidades e verá por exe.MARAGOJIPE,QUEIMADAS,SÃO ROQUE,OLINDINA,SERRINHA,ICHU,CANDEAL,DIAS DÁVILA,JUAZEIRO,PETROLINA(PE),BAIXA GRANDE,NOVA SOURE,SATIRO DIAS,MURITIBA,SANTA BARBARA,AMELIA RODRIGUES,SANTO AMARO,EUNAPOLIS,CONCEIÇÃO DA FEIRA,NAZARÉ DAS FARINHAS,GOVERNADOR MANGABEIRA,LUIZ EDUARDO MAGALHÃES,IRECE E ENTRES OUTRAS FIQUEI MARAVILHADO POIS SÓ DÁ VITÓRIA
ABRAÇOS FLAVIO FEIRA DE SANTANA.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM