Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

HISTÓRICO: NA FORÇA DO CEPACOL. Por Franciel Cruz.

A verdade, esta menina traquina, é uma só: Jornalista é uma raça de gente ruim que num sabe de porra de nada da vida. E a idiotia dos repórteres não respeita fronteiras. Estupidez é um bicho geograficamente democrático - acomete tanto os profissionais daqui quanto os de alhures.

Exemplo?

Recebam.

Há pouco tempo, os periodistas do The Guardian disseram que o Porto da Barra, a mais alucinante e alucinógena praia dos 37 continentes, era apenas a terceira melhor do mundo. Oh, pai, perdoai os não sabem o que escrevem.

Que mané terceira melhor o que, rapaz…

Porém, para que não me acusem de bairrista e provinciano, mais do que já mereço, informo logo que o referido balneário tem também seus defeitos. E um dos mais graves é o seguinte clichê, atribuído à vedete de santo amaro, que emoldurava um dos paredões do local: “É incrível o poder que as coisas parecem ter quando elas têm que acontecer”.

PUTAQUE PARIU AS FRASES DE AUTOAJUDA!

Nem Lair Ribeiro faria pior.

No entanto, até isto, que a princípio parece ser a ruína do local, também é construção. Realmente, “É incrível o poder que as coisas parecem ter quando elas têm que acontecer”.

Ontem, por exemplo. Contrariando todas as expectativas, eu e mais 6.722 tarados percebemos que havia algo de especial na noite deste já histórico dia 18. E era preciso ter esta percepção e convicção para se deslocar, às 22h de uma quarta-feira, até a longínqua região de Canabrava, lugar que abriga o santuário do Barradão, quando uma TV local iria, desavergonhadamente, transmitir o jogo para toda a cidade de Soterópolis. Mas fomos.

E, mesmo sabendo que Marquinhos, o Gênio Franzinho, mais uma vez não estaria em campo, intuíamos que havia algo de especial a nos esperar. (Desculpe-me, mas a partir de agora, farei igual ao menino Edson Arantes: narrarei e confundirei a terceira e primeira pessoas).

Seguinte. Faltando pouco mais de uma hora para o jogo começar, contrariei minha religião e escrevi algo no tuita. Às aspas. “Todos os caminhos levam ao genuflexório para ver o maior espetáculo da noite, de joelhos, orando: Vitória x ABC”.

É incrível o poder que as coisas parecem ter quando elas têm que acontecer”.

Menos de 15 minutos para o jogo acabar e os jogadores do poderoso ABC, que, jogando pelo empate, ganhavam de 2 x 0, desfilavam no solo sagrado do Barraquistão sob o signo do escárnio, seja lá que porra isto signifique.

E torcedores covardes começaram a abandonar a embarcação. Já antevendo que isso podia ocorrer, levei TRÊS canetas para anotar o nome de todos os sacripantas

E estava pronto para fazer algo muito feio, que contraria ainda mais minha religião: dedurar comparsas. Porém, vi o vídeo destes fugitivos e os absolvi.

Mas, derivo. Voltemos ao estádio. Desta vez não tenho provas fotográficas, porém juro pela honestidade e inocência de Demóstenes Torres que subi novamente no alambrado, igual quatro anos atrás . E travei o seguinte diálogo com um meganha.

- Desce daí, porra. (Gritou o preposto do presidente da república)

Saquei do coldre os ÚLTIMOS LITROS DE CEPACOL – e gritei, educadamente.

- Sim, excelência, descerei, mas não agora. Só farei isso depois que o Friedenreich lambuzado de Dendê brocar o terceiro gol e vossência for tomar no centro de seu monossílabo.

Como não tenho mais ideias para explicar, a esta hora da madrugada, como foi que Neto Baiano fez 3 gols em apenas 15 minutos, repetirei o que já disse aqui mesmo nesta tribuna sobre o maior artilheiro de Pindorama na atual temporada.

Há pouco tempo, defendia a tese de que a Camisa que já foi de Ricky, Aristizabal e, principalmente, de André Catimba, não caia bem em Neto. Agora, apesar de achar que ele continua fraco tecnicamente, e às vezes irresponsável disciplinarmente, reconheço que há, sim, uma mágica, uma química, algo indizível que acontece quando o sacana veste a 9 do Leão“.

Ah, sim. O resto da história não sei contar, pois as três garrafas de conhaque de alcatrão de são João da Barra, o conhaque do milagre, e mais outros tragos de substâncias não recomendadas pela Carta Magna estão a obnubilar meu raciocínio.

A única frase que ainda sei e posso pronunciar na íntegra é a seguinte. (Maestro, caixa alta e negrito, por favor)

VITÓRIA 3 x 2 ABC FOI HISTÓRICO.

Salvador, 4h27 da madrugada do dia 19 d abril do ano da graça de 2012. Registre-se, cumpra-se e publique-se.

Por: Franciel Cruz (@ingresia)

P.S Noves fora a epopéia na virada, a partida foi de uma ruindade de dar gosto... ao DEMÕNHO.
__________
Comentários
4 Comentários

4 comentário(s):

smr disse...

http://sportv.globo.com/site/programas/e-gol/enquete/-gol-mais-bonito18-de-abril.html

http://sportv.globo.com/site/programas/e-gol/enquete/-gol-mais-bonito18-de-abril.html

http://sportv.globo.com/site/programas/e-gol/enquete/-gol-mais-bonito18-de-abril.html

ROBERTO disse...

Franciel ,
Muito bom seu comentário .Fantástico !
Parabéns !

ROBERTO disse...

Franciel ,
Muito bom seu comentário .Fantástico !
Parabéns !

Iraci Fernandes disse...

Franciel.
Parabéns!!!
Fantástico. Perfeito o que você escreveu.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM