Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A Verdade sobre a saída de Chumbinho. Por: Leonardo Leão.

Saiba porque o executivo de sucesso desistiu de exercer sua função no Vitória, como o conselho influencia no comando do futebol, e porque Alexi Portela permite interferências em campo.

27 de julho de 2011 à 15 de fevereiro de 2012. Foi tempo suficiente para o cotado executivo do futebol Newton Drummond perceber que no Vitória, as coisas são diferentes.

Contratado para exercer a função de Diretor de Futebol, Chumbinho, como é chamado no meio esportivo, poderia ter mudado a história recente e próxima do Esporte Clube Vitória.

Não que ele fosse o salvador da pátria, longe disso. Mas a torcida viu nele, a chance de acabar com o “circo” que é o Departamento de Futebol do Vitória. Entra e sai de diretores, gerentes, pessoas que não sabem nem qual cargo ocupam, muito menos sua real função no clube. A saída para a vida longa: Ser apenas servo de conselheiros, Presidentes e Vices. Chumbinho percebeu isso e logo percebeu que não seria possível encarar a cultura existente no clube. Bater de testa com essa filosofia de trabalho é dar “soco em ponta de faca”. E logo seria o bode espiatório para o primeiro fracasso de 2012. A não ser que se submetesse às ordens de alguns conselheiros.

Na sua entrevista a um jornal local, Chumbinho teve o cuidado de escolher bem as palavras quando disse o motivo de sua saída: “…Eu entendi que não iria conseguir realizar meu trabalho adequadamente. No meu entendimento, a mudança de cultura necessária seria muito forte. A cultura de como se faz futebol no Vitória hoje é de participação. Todos querem participar, no entendimento de que, são pessoas que se dedicaram em outros momentos com funções de mais responsabilidade, hoje são conselheiros e querem ajudar. Eu não enxerguei que poderia alterar uma cultura que está arraigada no Vitória. Não é uma crítica, é uma constatação. É a minha visão de que o futebol está em outro momento. Não me senti confortável e acertei com o (presidente) Alexi Portela, que foi bastante compreensível….

Em outro trecho, quando indagado se seria possível mudar essa cultura do clube, o mesmo enfatizou: “Eu teria que convencer as pessoas de que é preciso existir um profissionalismo, que as coisas precisam ser decididas na diretoria de futebol e levadas ao presidente pra ele ratificar ou retificar. O Vitória ainda tem interferências, pessoas que se dedicam durante anos ao clube e entendem que devem participar. Eu entendi que não seria adequado o esforço de tentar alterar isso. Ainda com a distância da família, sete horas de viagem… A distância entre Salvador e Porto Alegre é muito grande. Entendi que eu era muito caro para o Vitória e não iria conseguir fazer o que eu entendo que é preciso fazer num clube de futebol…

Chumbinho se refere a alguns conselheiros, quando diz: “Eu iria ter que estar toda hora explicando o que é a minha função, isso seria um desgaste muito grande e aí bateria de frente com pessoas que são torcedores do Vitória desde criança. Eu sou executivo.

Esses conselheiros, que outrora exerceram funções importantes no clube, até hoje se sentem donos do mesmo, e, sempre “em prol do Vitória”, continuam influênciando desde contratações à escalação de jogadores, ingerindo no trabalho de treinadores, diretores e executivos da segunda linha.

O Vitória é hoje, estruturalmente sinônimo de Ingerência, descrita pelo pai dos burros como “Intrometer-se numa coisa sem autorização: ingerir-se nos negócios de outrem”. E ai de quem for contra a isso. O Canal ECVitoria ao longo dos seus quase 15 anos de vida, teve e tem dentre seus colaboradores diversos conselheiros. Maior parte deles conseguiu notoriedade por causa do Canal, e de seus esforços para melhorar o clube. Mas sempre que em assembléia, tentam expor suas opiniões, muitas vezes contrárias a dos mais antigos “Leões do Conselho”, tem seu microfone cortado, ou coisa pior.

Ledo engano acreditar que os insucessos recentes e futuros do clube são culpa de treinadores e jogadores. O buraco é muito mais embaixo. Ou melhor, em cima. E para manter o apoio do conselho, Alexi Portela não moverá uma palha para tentar impedir esse tipo de ingerência.

Breve assistiremos novos capítulos dessa novela. Jogadores que haviam sido cortados do time principal estão voltando por “sugestão” dos conselheiros, para “o bem” do clube. O treinador suportará isso?

Enquanto isso, precisamos tentar fazer algo a mais pelo clube. o Movimento Somos Mais Vitória está tentando fazer sua parte. Fica a sugestão para quem não aceita o rumo atual do glorioso Esporte Clube Vitória.

Saudações.

Por: Leonardo Leão (CanalECVitoria.com)
__________
Comentários
17 Comentários

17 comentário(s):

Anônimo disse...

BELEZA ENTENDI TUDO, E AGORA QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?, VAMOS DESISTIR DE TORCER PELO VITÓRIA?,JÁ QUE O FUTURO DO NOSSO CLUBE ESTÁ NAS MÃOS DE INFILTRADOS E IDEOLÓGICOS,TRAVESTIDOS DE TORCEDORES DO VITÓRIA, ATÉ QUANTO VAMOS ACEITAR ESSE TIPO DE POLÍTICA PÉS NA LAMA?,VAMOS SOFRER A VIDA TODA POR UMA GLÓRIA QUE NUNCA VEM, OU TOMAMOS VERGONHA E CRIAMOS O IMPEACHMENT DO E.C.VITÓRIA, E AFASTAMOS ESSES INFILTRADOS QUE SÓ PENSAM EM SIM E NÃO NO AMOR DE UMA NAÇÃO.DIANTE DOS FATOS SERÁ QUE O AMOR PODE CONTINUAR INABALÁVEL?, PENSEM NISSO E DECIDAM, MINHA DECISÃO JÁ TOMEI.

PEDRO NETO disse...

É POR ESSAS E OUTRAS QUE O ECV ESTÁ HÁ MUITO TEMPO PERDENDO CAMPEONATOS E TENDO OUTROS PREJUIZOS FIANCEIROS.DA FORMA QUE AS COISAS ESTÃO O ECV NÃO SE DESENVOLVERÁ, TENDO PESSOAS AMADORAS, INCOMPETENTES E QUE NÃO DEIXAM OS PROFISSIONAIS ORGANIZAREM O CLUBE, CONTRIBUINDO ASSIM PARA FRACASSOS ADMINISTRATIVOS/FINANCEIROS, PATRIMONIAIS E ESPORTIVOS.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lucas Serra disse...

Pessoal, vamos manerar com as palavras, não posso publicar tudo...

Anônimo disse...

Torcedor desde l957, fico triste com essa informa-
ção.Sofri muio por este clube e hoje qdo penso que
o amadorismo tinha sido substituido pelo profis-
sionalismo sou surpreendido, isto doi. Alex tem
esclarecimento a prestar a grande nação rubro ne-
gra. CONSELHEIROS; SE MANCA. Isto não é amor ao clube e sim torcedor do rival. Por favor quer aju-
dar que o faça mas não prejudique um trabalho.

EDU25 disse...

QUANDO NOS TORNAREMOS TIMES GRANDES EM TERMOS DE TITULOS NACIONAIS?PQ COM ESSES DIRIGENTES MEDIUCRES QUE NAO SABE TRRABALHAR NOIS SO IREMOS AFUNDAR.QUANDO CHEGA ALGUEM CAPAZ DE AJUDAR A MELHORAR O CLUB TEM ALGUEM COM O DEDO PODRE QUERENDO ESTRAGAR SEU TRABALHO,E O CASO DE( CHUMBINHO ) GRANDE PROFICIONAL,QUE QUANDO ENCHERGOU O PODRE ABONDONOU O BARCO.SO QUEM PERDE E O VITORIA QUE DEIXA PARTIR UM EXELENTE PROFICIONAL.

Anônimo disse...

"Triste vitória oh quão dessemelhante"
A dor de ver o Vitória na segunda divisão e no quarto lugar no campeonato baiano não tem comparativos, o que querem fazer co o meu VITÓRIA?
Antes a rapinagem dos que só pensavam em beneficiar-se em negociações e negociatas, agora a falta de profissionalismo dos que comandam, pare com isso ou seremos por mais cem anos alvos de chacotas e sacanagem,

Henrique Fabbian disse...

Lucas Serra, finalmente um tópico claro e que define bem todo os nossos problemas nos últimos 10 anos. O fato é que o EC VItória hoje é refém de pessoas que dizem "amar" o clube. O problema é que para gerir não basta amor, é preciso ter competência, e muitas vezes esse excesso de sentimento por algo gera um laço perigoso, um abuso excessivo e sufocante, criando ciúmes e possessão exagerada, impedindo o crescimento e a captação de novas idéias.
É preciso uma mudança radical, úm choque de gestão para criar esse desapego por algo que pertence a milhões e não apenas a centenas. É preciso de mobilização e de eleições DIRETAS, pois somente com a mesma moderemos mudar todo esse quadro que está empestiando nosso amado CLUBE.

Anônimo disse...

Com Chumbinho o Internacional ganhou tudo que disputou...e esse homem não pode trabalhar no Vitória...

Anônimo disse...

TA NA HORA DE ACABAR COM ISSO NO VITORIA.OUTRA COISA SE CEREZO NAO TEM MORAL PRA ACABAR COM O INDIVIDUALISMO DE ALGUNS JOGADORES,NAO PODE TREINAR O TIME,SEU NETO BAIANO SO QUER SER ARTILHEIRO JOGADOR MUITO RUIM NÃO SEI QUEM É O PADRINHO.VAMOS PENSAR NO VITORIA GRANDE. DJALMA ILHEUS BA.

WILSON disse...

WILSON DISSE:

PENSEI, QUE A ESCULHAMBAÇÃO,TIVESSE TERMINADO

MIM ENGANEI,AOS 68 ANOS CAIR DA CAMA.

POBRE DE NÓS TORCEDORES.

É POR ISSO,QUE ESSE URUBUS,NÃO PODEM OUVIR

O NOME DE PAULO CARNEIRO.

DESRESPEITARAM,ATÉ A CARTA,ASSINADA PELO

TORCEDOR EM APOIO A DRUMMOND.

A SITUAÇÃO DO NOSSO VITÓRIA,É PREOCUPANTE.

Anônimo disse...

Tudo bem nao podemos colocar todos os comentarios,mas vamos fingir que nao esta acontecendo nada?Gente se somos torcedores de verdade do vitoria,temos que tomar uma providencia urgente.so nós os verdadeiros torcedores do vitoria que podemos mudar e acabar com essa pouca vergonha.eu nao,mas muita gente metia o pau em paulo carneiro,mas estao fazendo pior.

Anônimo disse...

Pessoal,vamos exigir clareza nas coisas do vitoria,temos que protestar,nao vamos dar um descanso a essas pessoas que estao destuindo o vitoria,é uma vergonha bicho.todos os jogos nós vamos protestar,pacificamente,para que eles nao digam que somos marginais,mas nao vamos descansar ate que acabe essa pouca vergonha,ja deu galera,nós nao queremos mais.........

Lucas Serra disse...

Quando disse que não posso publicar tudo é porque preciso manter o nível nas discussões. Xingamentos serão moderados...

Anônimo disse...

Voce esta certo Lucas Serra,mas esses caras velho nos faz perder a paciencia,infelizmente nós nao podemos fazer nada,o melhor mesmo é esquecer esse negocio de futebol e cuidar das nossas vidas porque isso nao nos leva a nada,so aborrecimento.Alias o futebol brasileiro ta uma podridao so,as coisas estao ai na cara mas ninguem toma uma providencia,tambem o que tem de gente com o rabo preso nao esta em nenhum gibi.

Anônimo disse...

Ah gente que saudade de rick,arturzinho,pet,osni,andre catimba,bigu,eider,e tantos outros que se ficarmos falando,vamos levar uma semana.se agente quizer ver bons momentos do vitoria temos que vasculhar a internet para sentir um alivio,em meio a tanta dor,desgosto e desilusao.mas como quem espera sempre alcanca,vamos esperar pra ver de preferencia,sentado porque em pe nós vamos cansar.Um grande abraco nacao rubro-negra.

BIROVYSK disse...

Sou torcedor do rubro negro e Desportista, por isso analiso as coisas do futebol por esse prisma da desportividade, insento dos comuns delírios de torcedor desinformado como acontece com a torcida do rival JAHIA.Mas meus amigos hoje e agora o grande problema do Vitória é o seu presidente.Já foi solução hj é problema. Ele precisa ter a humildade de aceitar que n entende nada de futebol e sim de investimentos. Tem que portanto se cercar dos melhores profissionais que de fato entendam e tenham incursões no mundo do futebol. Depois que o competente Sinval Vieira deixou o clube este perdeu o rumo e Alexi não tem demonstrado capacidade para gerir essa situação. Precisamos de Ãmbição, ganhar títulos nacionais, sair do nanismo, temos que nos reafirmarmos no cenário esportivo e para isso os incompetêntes tem que cair fora já. CHEGA DE AMADORISMO NO VITÓRIA SÓ CRESCE QUEM TRABALHA COM PROFISSIONALISMO. Sai ALEXI.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM