Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Fisiologista submete atletas ao “Yoyo intermitente teste” para avaliação da capacidade aeróbica

Os jogadores rubro-negros foram submetidos na manhã desta terça-feira ao “Yoyo intermitente teste” com objetivo de avaliar a capacidade aeróbica. Esta avaliação faz parte do planejamento anual da Comissão Técnica e o fisiologista Valter Abrantes, responsável pela sua execução, ficou satisfeito com a resposta do grupo.

Aproveitamos a semana ‘cheia’ de trabalho para realizar o teste com objetivo de comparar com os resultados dos testes realizados no início do ano”, explica Abrantes.

Com o teste é possível avaliar a evolução do atleta e servir de base para planejamento futuro. “A resposta do grupo foi dentro do previsto e avaliamos todos os atletas, inclusive aqueles que estão retornando de lesões, a exemplo de Eduardo Costa (lateral-esquerdo que operou o tornozelo ano passado)”, disse Abrantes, que contou com auxílio do preparador físico Ednilson Sena, do assistente da fisiologia Uendell Macedo e dos assistentes da preparação física Júlio César Santana e Alex Fernandes.

Para efetivação do teste, os jogadores foram divididos em grupos de oito, e por posição. Inicialmente foram os zagueiros e volantes, depois os goleiros e laterais e finalizando meias-atacantes e atacantes.

YOYO TESTE
O “Yoyo teste” é uma importante ferramenta para determinar o nível de aptidão físico aeróbica do atleta. Os professores sinalizaram com cones duas marcas a uma distância de 20 metros entre uma e outra. O protocolo do teste é descrito e gravado em um CD. O atleta se desloca de uma marca a outra numa velocidade que é determinada pelo ritmo do sinal emitido pelo CD.

A velocidade é regularmente aumentada a cada estágio, e quando o atleta não consegue mais percorrer a distância com a velocidade determinada, ele finaliza sua participação. O resultado é determinado pela distância total percorrida pelo atleta durante o teste e, consequentemente, transformado em VO2 máximo. (Site ECV)
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM