Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A Torcida do Leão está fazendo história

Franciel Cruz
A Torcida do Leão está fazendo história
Por: Franciel Cruz

A impoluta Confederação Brasileira de Futebol, que costuma distribuir taça de bolinhas e outras mumunhas à mancheia, recentemente fez a seguinte caridade. Como o time de Dias D’ávila não ganha nada desde a primeira guerra mundial, resolveu presentear as injúrias da Região Metropolitana de Salvador no Prêmio Craque Brasileirão, concedendo-lhes o título de Torcida de Ouro.

Pois muito bem.

A impoluta CBF concedeu tal honraria porque eles conseguiram uma média de 18.654 pessoas por jogo. Agora, vejam vocês. Muito não sabem, porque a imprensa não divulga e a diretoria faz questão de ir às rádios apenas reclamar do torcedor do Leão, mas em 2007, ano que também conquistamos o acesso à primeira divisão, colocamos 18.762 por jogo, exatamente 108 a mais que eles, por jogo.

Portanto, este mito de torcedor fiel, único que resta a eles, ultimamente tem sido apenas isso: um mito.

No campeonato baiano do ano passado, por exemplo, o Leão teve uma média de 9.585 pessoas por partida, exatamente 177 a mais do que o time de Jailson Macedo de Freitas, que levou (lá ele) 9.408 por jogo.

Alguns podem argumentar que isso aconteceu apenas porque as injúrias estavam na segundona e o Vitória na elite, lugar que voltará no ano que vem. Tal argumento, porém, não resiste à lógica.

Senão, vejamos.

Neste ano da graça de 2011, por um acidente de percurso, a equipe preferida de Arilson Gerasamba Anunciação foi para a primeirona e o Vitória está temporariamente na 2ª divisão.

Pois muito bem.

Na primeira fase do Varelão/2011, o Vitória colocou 38.994 No Barradão. Já o time do bandeirinha Belmiro levou (lá ele) 38.844. Se levarmos em consideração que no último jogo deles contra o Serrano o desespero batia à porta e conseguiram juntar o maior público (fora os BA x Vis) a diferença é ainda maior. Exatamente 4.665.

Ah, sim. Todos estes dados são oficiais e podem ser conferidos nos borderôs da FBF. Qualquer dúvida, é só clicar neste linque aqui, ó http://www.fbfweb.org/index.php?menu=classificacao&tabelaMenu=borderos&tabelaCod=4

No entanto, mesmo com os números mostrando uma realidade completamente diferente, os radialistas escrotos (desculpem a redundância) continuam a ladainha de que a torcida do finado é a porreta, a bacana e o caralho aquático.

Porém, os números estão aí para desmistificar os mitos. Mesmo com um estádio com acesso complicado, sem um transporte público minimamente digno e com um time malamanhado, a Torcida do Leão tem feito História.

Aliás, por falar em história, o comportamento dos rubro-negros mudou não somente nas arquibancadas, mas também no processo de conscientização. E foi exatamente por isso que surgiu o Movimento Somos Mais Vitória lutando para que a melhor torcida do estado seja senhora dos destinos do melhor clube.
__________
Comentários
5 Comentários

5 comentário(s):

Anônimo disse...

Do jeito como as coisas vão andando nesse Varelão 2011, estou vendo o time do PINICÃO(Pituaçú)já com o novo uniforme.Camisas pretas com escudo da FBF e calçaõ gerasamba preto, jogando com 14 (11 peladeiros e tres arbitrários

jurandir disse...

A torcida, de um jeito ou de outro,vem fazendo , dentro do possivel, a sua parte, porém, sem a ajuda da diretoria fica dificil. O nosso querido Antonio Lopes ainda não deu um padrão de jogo de time guerreiro, marcando muito no meio do campo e com variação de jogadas no ataque com pelo menos 8 tentativas de finalizações em cada tempo; com um ataque que imponha respeito aos adversários.Temos um time fragilissimo.Falta material humano ou tecnico?

Anônimo disse...

No ano passado, o vitória rebaixado teve média de 15.800 e o Jahia que subiu teve 18.600 de média. Qual a verdadeira torcida fiel?

Anônimo disse...

belo esclarecimento para a midia só o torcida do jahia presta...VAMO VAMO NEGO!!

Gil disse...

Mto bom esse texto! mto bom mesmo... merece todo tipo de divulgação!!!
parabéns!
Gil
P.S. sou um leitor assíduo desse blog!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM