Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Vitória, 500.000 torcedores no estádio..., e por enquanto...

Vitória, 500.000 torcedores no estádio..., e por enquanto...
Por: Alexandro Ribeiro

Pois é, torcida rubro-negra! Meio milhão de torcedores já foram prestigiar o Vitória nessa temporada em Salvador. Foram exatos 453.070 pagantes e mais de 50 mil não pagantes que acompanharam o Vitória nos jogos do Tetra campeonato Baiano, do Vice Campeonato da Copa do Brasil, da Sulamericana, e ainda acompanham na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e no Campeonato do Nordeste. E esse fato tem sido comum nos últimos 5 anos, com média próxima a 480 mil pagantes no ano, e certamente mais de 550 mil torcedores incentivando o Leão.

Apesar de boa parte da imprensa insistir em superlativar a torcida adversária, quase como um endeusamento, o Vitória colocou mais pagantes do que o Bahia em 2010. É isso mesmo, verdade... Teve mais gente incentivando o Vitória no estádio do que o Bahia nesse ano. Faltando duas rodadas para cada no Campeonato Brasileiro, e alguns jogos pro Vitória pelo Campeonato do Nordeste, são 20 mil pagantes a mais. Porém se considerarmos que o Bahia não permite gratuidades para crianças e somarmos os não pagantes, essa diferença ultrapassa 50 mil torcedores... Não poderia deixar de lembrar que em muitos dos jogos do Vitória desse ano tivemos chuvas dignas de dilúvio, e certamente o público seria ainda maior (no começo do ano, o jogo do Vitória parecia fazer parte da previsão do tempo... vai ter jogo do Vitória? Então vai chover, e muito!!).

Certamente vai ter gente ponderando que nossa torcida esta comparecendo em função do preço, mas sem dúvidas se estivéssemos flutuando entre os quatro primeiros do torneio, como tem clubes há pelo menos 20 rodadas, a média seria maior ainda e com o ingresso custando 40/20... alguém duvida? Por sinal, quando estávamos na segunda divisão, quatro anos atrás, mesmo sem perfilar muitas rodadas entre os favoritos, nossa média de pagantes foi de 19 mil. Atualmente, só vemos números dessa ordem na primeira divisão. Aliás, nos momentos em que o desempenho em campo do “clube da torcida fantástica” estava ruim, o público chegou a sete mil, cinco mil, e até três mil pagantes... é isso realmente que é ser fiel??

Fiel é mesmo sabendo do risco de rebaixamento, de estarmos enfrentando um dos favoritos, e postulante ao título do campeonato mais difícil do mundo, de termos quatro desfalques importantes e sem peça de reposição, tendo que improvisar, colocar 35 mil pagantes, mais quatro mil não pagantes, e ainda ter ficado de fora mais de três mil pessoas por não ter encontrado mais ingresso.

Fiel é enfrentar pelo menos uma hora na ida e uma na volta, dentro do carro, para ver seu time jogar... e isso se o público não for maior que oito mil, e se não tiver nenhum evento no caminho, como aula ou prova na Jorge Amado. Em jogos de grande apelo, como foram os últimos, para quem tem a condição de ir de carro, são pelo menos duas horas para chegar e três para voltar... Os verdadeiros guerreiros que vão de ônibus perdem até quatro horas... Praticamente seis horas no desconforto do transporte público (entre ida e volta) para ter a felicidade de acompanhar o time do coração ao longo de 90 minutos. Isso sem contar quando chove, ou quando o policiamento deixa o torcedor órfão nas imediações do estádio, etc.

Aliás, falar da polícia e da Transalvador no auxílio ao deslocamento ao estádio é “chover no molhado”... Basta ver que em um jogo de apelo como o último, simplesmente não tinha ninguém responsável pelo trânsito em locais chaves como o entroncamento com a Paralela, entre outros lugares fundamentais para o mínimo de ordenamento. E a polícia adora trafegar no contra fluxo, ao invés de colaborar com a normativa que nunca funciona (fluxo único antes e depois do jogo nas vias próximas).

Justiça seja feita, a torcida pagante do Vitória no ano só não foi maior do que a do Ceará e do Sport, considerando o Norte e Nordeste do país. No entanto, mais de 30% da torcida do irmão pernambucano foi ao estádio em função do programa do governo que distribui ingresso trocando por nota fiscal.

Tabela Público NordesteCB: Copa do Brasil; BRA: Campeonato Brasileiro; EST: Estadual; NE: Campeonato do Nordeste; SUL: Copa Sulamericana; TCN: Todos com a nota. *O público que entrou através do programa TCN não foi considerado como pagante (ultima coluna separada). Dados dos borderôs (CBF e federações).

Em âmbito nacional, devemos estar entre os 12 clubes que foram mais prestigiados com a torcida no estádio em 2010.

Sei que muitos não gostam nem de pensar na possibilidade, mas fico imaginando se jogássemos em um estádio na beira de uma grande avenida, com fácil acesso e amplo atendimento de transporte público (como tem gente que joga), se tivéssemos conforto no estádio com garantia de boas acomodações e de não tomar chuva, se tivéssemos uma maior capacidade no estádio, que comportasse uma pequena parte da imensa e crescente torcida rubro-negra... Certamente, chegaríamos ao final do ano com um texto de título diferente: “Um milhão de fanáticos incentivando o Leão”.

Sei muito bem do carinho que todo rubro-negro tem com o Barradão, e sei mais ainda da importância que esse santuário tem na história desse amado clube, mas a torcida do Vitória está crescendo, amadurecendo, e está carente de melhores tratos. Pensar em utilizar a Nova Fonte, um estádio que certamente estará dentro dos padrões dos melhores do mundo, com uma localização de boa acessibilidade e com maior capacidade, é um exercício que vale a pena. Quem sabe, exigir em chamá-lo de Novo Barradão (pelo menos nos jogos do Vitória)?? E quem sabe ele não nos proporcione um novo ciclo de crescimento como o Barradão fez?

Será que tomaremos essa decisão apenas com os que são acostumados com as dificuldades de acompanhar o time do coração em campo? Será que não estaríamos sendo egoístas em não permitir que aquele torcedor que quer um pouco mais de conforto para se juntar a massa no estádio participe da decisão? Pois certamente o lado emocional vai pesar mais, e no âmbito do conselho ou dos 12 mil de sempre (que em outra época eram três mil), a decisão dificilmente vai ser diferente do que a manutenção do Barradão como mando de campo.

De certo, o foco agora não é esse, e o empenho dos jogadores e torcedores para que o Vitória continue na elite do futebol brasileiro vai continuar. Acredito que em 2010 ainda vamos bater nosso recorde de 2007, com mais de 540 mil pagantes ou 600 mil presentes no estádio e garantir, além da permanência na primeira divisão, novamente uma vaga em um torneio internacional. Mas quem sabe, em um futuro próximo, não devamos gastar um pouco de tempo pensando mais a longo prazo para nosso clube, e participar das discussões que colaborem na melhor decisão para o Esporte Clube Vitória. Enquanto isso, eu vou continuar sonhando com um milhão de fiéis torcedores apoiando o Vitória, até porque nesse meu sonho não me faltam alegrias e nem mesmo estrelas.

Saudações Rubro-Negras!
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM