Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Testosterona e Eterno Retorno. Por Franciel Cruz.

Testosterona e Eterno Retorno
Por: Franciel Cruz

No sábado à noite, logo após a peleja contra o flamengo, quando o Vitória levou dois gols absolutamente imbecis, lembrei-me imediatamente do seguinte e longo depoimento enviado por um médico, torcedor do Vitória, que tentarei resumir aqui.

“Nosso Clube precisa de um novo comando, de pessoas que saibam o tamanho e, principalmente, o potencial do Vitória. Não é possível continuar com as vacilações e o “complexo de vira latas” tão bem colocado pelo Nelson Rodrigues, pois tudo isto se reflete em campo. O outro time percebe e vai para cima. Falo como médico, como interessado em comportamento humano. O nível de testosterona (hormônio masculino da agressividade, coragem e força muscular) é produzido quando há “confiança” e gera um ciclo virtuoso confiança —> testosterona —>confiança, resultando força extra, tão necessária em esporte de alto nível. A diferença entre ganhar e perder é milimétrica. Um chute no final do jogo, que daria o título, depende de precisão. Imagine um pé batendo na bola um centímetro fora do lugar (parece pouco), mas o resultado é um metro de erro no alvo da bola. Uma arrancada com força faz o cara ganhar do zagueiro e tocar na bola fração de segundos antes, assim como o zagueiro chegar antes depende da confiança.E a confiança dentro de campo também é reflexo do que é transmitido pelos comandantes…”.

Pois muito bem.

No início da tarde de ontem, logo após o anúncio de que Ricardo Silva ia comandar novamente o Vitória, lembrei-me do seguinte trecho de Gaia Ciência, do filósofo Friedrich Nietzsche. Ouçam.

“E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: ‘Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e seqüência…”’.

Por tudo isso, decidi que não faria uma crônica sobre o último jogo do Rubro-Negro nem apelaria aos sábios conselhos da menina do Shortinho Gerasamba.

Hoje, faço apenas fazer uma pergunta: Queremos mesmo viver neste eterno retorno, nesta boréstia macunaímica, ou chegou o momento de usarmos a gloriosa testosterona para darmos um passo adiante?

P.S Tem texto novo no WWW.SOMOSMAISVITORIA.COM.BR
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM