Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A eleição do Clube dos 13

Vou dizer a verdade, esse assunto sobre as eleição do Clube dos 13 não me interessou muito, e talvez não interesse muitos torcedores, mas temos que saber um pouco, só um pouquinho, do assunto para não ficar boiando. Ainda não vou dar a minha opinião neste post, preciso ler mais artigos sobre a eleição e as relacionar as "possíveis" consequências (positivas e/ou negativas) da derrota do candidato que o Vitória votou (Kléber Leite) para Fábio Koff (foto) a partir de agora, acredito que não mude muita coisa.

Confira a matéria publicado pelo UOL para entender o assunto, marquei algumas partes de vermelho que podem ser comentadas:

Fábio Koff derrota chapa apoiada por CBF e alcança seu 6º mandato no C-13
Rodrigo Farah / Em São Paulo


O atual presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, assegurou a permanência no cargo após eleição realizada nesta segunda-feira na sede da entidade, em São Paulo. Os 20 principais clubes do país deram seu voto aberto e confirmaram o resultado que já era esperado. Koff derrotou Kléber Leite, candidato da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), por 12 votos a 8, e alcançou o seu sexto mandato. Ele já está há 14 anos no cargo.

"Foi um dia épico, de fortalecimento do Clube dos 13. É claro que a definição de duas candidaturas foi de extrema importância e sempre defendi isso. Mas estava em jogo a sobrevivência do Clube dos 13. E me empenhei com o mesmo entusiasmo da primeira vez", ressaltou o presidente reeleito.

Fábio Koff levou a melhor em um pleito disputadíssimo, sem conquistar a unanimidade de votos pela primeira vez desde que assumiu o cargo. Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG, Atlético-PR, Sport, Grêmio, Internacional, Guarani, Bahia e Portuguesa apoiaram o atual presidente.

Já Kléber Leite contou com os oito votos restantes de: Corinthians, Santos, Cruzeiro, Botafogo, Goiás, Vitória, Vasco e Coritiba. O ex-comandante flamenguista precisava do apoio de 11 clubes, no mínimo, para vencer. Se houvesse empate, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, teria o voto de minerva por ser o representante mais velho.

"Não há do que reclamar, não há rancor ou mágoa da parte de ninguém. Mas esta eleição foi boa para dar uma sacudida e fazer as pessoas se mexerem. Infelizmente, não tivemos tempo para conseguir os votos que queríamos", disse o derrotado Kléber Leite.

Confirmado para iniciar seu sexto mandato à frente do Clube dos 13, Fábio Koff precisou superar o apoio maciço do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ao oposicionista. A campanha de ambos os candidatos ficou marcada por uma série de acusações e forte disputa por votos nos bastidores.

Ao longo da campanha, a CBF manteve forte pressão sobre alguns clubes para angariar votos a favor de Kléber Leite. A entidade foi acusada, inclusive, de exigir do Botafogo o apoio a seu candidato para liberar um empréstimo de R$ 8 milhões. A exemplo do clube carioca, Goiás e Coritiba também mudaram de lado após manifestarem intenção de voto em Koff.

Os clubes entenderam que é preciso ficar independente da CBF. As federações já estão tomadas e esta foi a única forma de nos separarmos do comando da entidade. Foi uma vitória do futebol brasileiro”, afirmou o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, um dos principais aliados de Fábio Koff.

Com o triunfo na eleição, Fábio Koff assume o controle do poder de negociação no contrato dos direitos de televisão do Brasileiro a partir de 2012. Atualmente, o valor está em R$ 1,6 bilhão, e tem promessa de ser cerca de 60% maior a partir de 2012, quando termina o atual.

A escolha de Fábio Koff também representa mais um capítulo da queda de braço entre as emissoras Globo e Record. A Globo estava ao lado de Kléber Leite, como a CBF, enquanto a Record mantém agora as esperanças de assumir as transmissões do Campeonato Brasileiro.
__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

Anônimo disse...

A leitura é simples. Hj quem manda no futebol brasileiro é CBF e GLOBO, inclusive colocando jogos durante a semana às 10:00 da noite. Em quase todos os países a Confederação de futebol só cuida das seleções e os clubes tem a sua propria Liga. Aqui a CBF manda na seleção e nos clubes. A eleição de fabio Koff torna os clubes mais independentes, inclusive para organizar sua propria Liga.
Neste caso, A rivalidade deveria ficar de lado e a dupla BAxVI deveria se unir em torno da candidatura que melhor representasse os interesses do futebol baiano e nordestino.
Veja o post de Juca Kfouri sobre as possiveis consequencias. O sâo paulo já sofreu a primeira: a exclusão do Moriumbi da Copa 2014.

Fredson

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM