![Foto: Ramon Menezes](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEGTixiQr_OYj8NMVZVvapRwWyVeqKoIf4Q_x_x8LqmtKvsTBab69zhif3g2hTCZ5le0ttCiuFFSzwHeDS4zmujw4TKUgxQp9hFDJtM-DEyUb0gRD-3Ch4dCw1UKE287CMMIpYdew6uWka/s400/ramon-vitoria-2-x-1-camacari-17jan10.jpg)
Muito se tem questionado que o ataque do Vitória não está marcando gols. Equivoco. Dos 14 gols do time no Baiano, seis foram assinalados pelo “Reizinho da Toca”, o meia-atacante Ramon Menezes, e cinco por “atacante de ofício”, caso de Neto Berola, Edson, Schwenck, Adailton e Índio, que deixou o clube depois da quarta rodada, transferindo-se mais uma vez para o futebol coreano.
Completam a lista dos goleadores rubro-negros, o zagueiro Wallace, duas vezes, e o meia Bida. Dos seis gols de Ramon, quatro foram em cobrança de tiro livre da marca do pênalti.
"Que o gol seja de Viáfara (goleiro) não importa. O que importa é o time vencer e marcar os três pontos", diz o técnico Ricardo Silva. Viáfara, por sinal, por pouco não deixou sua marca ao cobrar uma falta contra o Feirense, com a bola passando rente ao travessão.
Maior artilheiro do Vitória nos últimos 30 anos, com 79 gols em 177 partidas, o meia-atacante Ramon Menezes explica:
"A responsabilidade não é somente do camisa 9. Todos têm que marcar e ainda bem que estamos marcando e ganhando os jogos. Perdemos o Índio, o Schwenck ainda está se adaptando, Berola voltou a jogar e Adaílton e Júnior começaram a entrar no time. Estamos no começo de um trabalho e Ricardo (Silva) enfrenta dificuldades na formação da equipe".
Ramon divide a artilharia da competição com Sassá, do Ipitanga, cada com seis gols.
Claro que não precisa ser de responsabilidade do camisa 9 fazer os gols, acho isso até interessante, pois quando o jogador não tiver indo muito bem haverá outro(s) em campo para fazer gols. Mas, querendo ou não, é sempre bom ter um atacante goleador, (um matador) aliás um só não, é sempre bom ter dois ou mais atacantes (ou meia-atacante) goleadores. Gol é o reflexo do desempenho do time como um todo, então, que aparece outros "matadores", porque Ramon Menezes é sem dúvida um "matador".
Por: Lucas Serra
Foto: A TARDE