Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Entrevista: Rosana Vigas, atual técnica do time feminino do EC Vitória

O time feminino do Vitória mais uma vez está participando do Campeonato Baiano de Futebol Feminino, organizado pela Federação Baiana de Futebol (FBF), e como podemos observar, as leoas estão bem na competição, que é comandada pela técnica Rosana Vigas.

Por motivos de curiosidade e também por causa da procura de informações por algumas garotas aqui no ecvitorianoticias (ECVN), decidi entrar em contato para conhecer um pouco mais deste trabalho, então eu conversei com a técnica Rosana Vigas. Conheça mais um pouco sobre o futebol feminino do Vitória.

Rosana Vigas da Silva
Rosana Vigas da Silva (42), graduada em Ed. Física, pós-graduada em Ed. Física e Esportes pela UNEB, ex-jogadora de futebol, ex-árbitra do quadro da Federação Baiana e Confederação Brasileira de Futebol. Tem curso Internacional de Informações Técnicas e Científicas de Futebol pela ABTF (Associação Brasileira de TReinadores de Futebol), treinou o time feminino do Galícia antes de vir treinar o time feminino do Vitória. Atualmente faz o Curso de Formação de Treinadores de Futebol da FBF, sendo a única do sexo feminino.

ECVN - Como você entrou no futebol?
Rosana Vigas: Eu já fui jogadora de futebol, depois segui para a carreira de árbitra. Atuei em vários jogos do Campeonato Baiano e Campeonato Brasileiro de Futebol nas séries A, B e C. Representei a Bahia em algumas competições femininas e também atuei como árbitra de futsal, pela Federação Baiana e Condereração Brasileira. Foi um privilégio pertercer ao quadro nacional em dois esportes distintos (futsal e futebol).

ECVN - Como chegou ao Vitória?
Rosana Vigas: Deixei a carreira como árbitra e fui treinar o time feminino do Galícia ano passado, terminamos a competição em 4º lugar. Este ano recebi o convite para treinar o Vitória, aceitei e hoje estou aqui.

ECVN - Qual a relação ou atenção do EC Vitória com o futebol feminino?
Rosana Vigas: A atenção do clube é um pouco tímida, ainda não é a ideal. Se for comparar com outros times femininos da Bahia a situação é bem razoável. Aqui no Vitória todas as atletas e a comissão técnica recebem uma bolsa auxílio. Precisamos de campo para treinamento, material esportivo, profissionais de saúde, equipaments etc. Isso tudo é um custo, onde por enquanto não tem retorno financeiro.

ECVN - Como se formou o atual elenco?
Rosana Vigas: O atual elenco do Vitória é composto de algumas atletas oriundas do próprio clube que disputaram o campeonato do ano passado e mais outras que vieram do São Francisco, Galícia, Lusaca e Independente. O grupo é muito bom, líder do grupo da capital com 100% de aproveitamento, ganhou todas as partidas que disputou dentro e fora de casa e tem um bom saldo de gols. [confira aqui o elenco atual]

ECVN - Garotas interessadas em jogar no Vitória, o que deve fazer?
Rosana Vigas: Entra em contato comigo pelo e-mail "rosanavigas@bol.com.br". Testes são feitos às terças-feiras a partir das 14:00h na Escolinha de Futebol do Vitória no Imbuí, que fica atrás da Insinuante e do Extra Paralela. A garota interessada em jogar no Vitória tem que ter preferencialmente no mínimo de 16 anos (a depender do biotipo a partir de 14 anos) e comparecer com o uniforme completo para os testes.

ECVN - Quais os próximos passos do time após o Campeonato Baiano?
Rosana Vigas: Após o Campeonato Baiano planejamos disputar a Copa do Brasil, que é a principal competição do futebol feminino no Brasil, organizado pela CBF, para tal precisamos conquistar o título Baiano. Durante o ano treinamos, fazemos amistosos e participamos de alguns campeonatos, a exemplo da Copa Metropolitana que ocorrerá em breve.

ECVN - Qual sua opinião sobre o futebol feminino na Bahia e no Brasil?
Rosana Vigas: Esperamos que o futebol feminino seja profissionalizado, que é a principal questão agora, para que as atletas tenham contratos e vínculo efetivo com o clube. Em alguns estados o futebol feminino está melhor, com times profissionais. Espero que cresça e dê mais visibilidade, para atrair público, investimento e patrocinadores. Acredito que em breve a CBF organizará um Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino no molde do Futebol Masculino.

ECVN - Obrigado pela atenção, e sucesso para o time!
Rosana Vigas: Obrigada a você e à torcida rubro-negra.

Por: Lucas Serra

// Tudo sobre o Futebol Feminino do Vitória aqui!

OBSERVAÇÕES
A Escolinha de Futebol do Vitória mencionada na entrevista está aberto para meninas a partir de 10 anos de idade, que é corrdenado pela própria Rosana "rosanavigas@bol.com.br".

As partidas do time feminino do podem ser acompanhada GRATUITAMENTE por qualquer torcedor, confira aqui a tabela dos jogos do Campeonato Baiano Feminino 2009.

Segundo o artigo 17 do Regulamento do Campeonato Baiano Feminino, a inscrição de atletas deverá ser feita por escrito, impreterivelmente até o dia 26 de novembro de 2009, ou seja, 72 (setenta e duas) horas antes do inicio dos jogos de ida da Fase II – Semifinal. (veja o regulamento completo).

Leia outras entrevistas de pessoas ligadas (ou não mais) ao EC Vitória.
__________
Comentários
8 Comentários

8 comentário(s):

Pedro Luis disse...

Parabéns Lucas pela iniciativa, precisamos valorizar cada vez mais o futebol feminino!!

Lucas Serra disse...

Valeu Pedro, o espírito é esse.

SRN

Mauricio Guimarães disse...

Grande Lucas! Tem muita menina jogando mais que marmanjos. Quando vejo Marta me apercepo do quanto podemos ser hoje desafiados num esporte tido como essencialmente dirigido para o sexo masculino originalmente.

Parabéns!

Lucas Serra disse...

Valeu Maurício, tb gosto ver MArta jogando. Quero que o futebol feminino cresca e seja disputado igualmente ao masculino, com Série A, B...

SRN

Larissa disse...

Oi me chamo Larissa , tenho 16 anos e meu maior sonho é ser jogadora de futebol. Tou buscando este sonho no Vitória. Mais é o seguinte não tenho o uniforme do Vitória, posso ir assim mesmo? qualquer coisa meu e-mail é iracildes_15@hotmail.com

Anônimo disse...

oi Meu nome é , Idaiana , tenho 15 anos e eu amo muito o Futebol. Estou tentando busca um sonho de ser uma grande jogadora , no meu time do coração o E.C.V ... Então gostaria de sabe mais informação , como posso treina nesse time ?

Lucas Serra disse...

Larissa e Daay, enviem um e-mail para "rosanavigas@bol.com.br".

SRN

liliane santos disse...

oi Lucas meu nome é Liliane tenho 17 anos e meu sonho é ser jogadora de futebol .gostei muito desse blogger isso nos ajuda muito a ter informações sobre o futebol femenino.
obrigado.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM