Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Vitória 3 x 3 Cruzeiro: A redenção de um matador

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / partida 22ª rodada

VITÓRIA 3 X 3 CRUZEIRO: A REDENÇÃO DE UM MATADOR.
Por: Lucas Rochas [lucas.rochas@yahoo.com.br
]

"Pelas circunstâncias da partida foi um bom resultado que nós conquistamos", comentou o atacante Roger.

Em uma Tarde chuvosa, o Vitória voltava a jogar sob seus domínios, almejando a reabilitação na competição e tendo pela frente o Cruzeiro, um adversário empolgado e em ascensão na competição. Apesar da chuva forte que castigava a cidade, pouco mais de 7 mil fiéis torcedores estiveram presentes, sofrendo e vibrando com o leão em uma partida emocionante, e o clima era minimizado pela esperança de um jogo quente por parte do Vitória em um desafio de tirar o fôlego.

Mesmo enfrentando um Cruzeiro desfalcado, Mancini montou um esquema com três volantes, e o Leão veio a campo acuado. Jogar no 4-4-2 em casa com três volantes, e apenas Ramon responsável pela criação das jogadas mostra o quanto Mancini é frouxo. Não fui a favor da sua contratação e o acho limitado. Só monta os times que comanda no 4-5-1 com dois alas ou no 4-4-2 com três volantes e nenhum dos dois esquemas se encaixa com o perfil do elenco atual do rubro-negro.
Não adianta tentar insistir com Jackson como ala direita, pois ele não será o Willians de 2008. Ao menos este erro ele não cometeu novamente ontem. Até agora não entendi o porquê dos três volantes, tendo em vista que nenhum deles aparece como elemento surpresa no ataque, e muito menos chutam de fora da área.

Quando a fase não é boa tudo acaba dando errado. Maldita lei de Murphy!
O gramado encharcado prejudicava o jogo e promoveu uma sessão de quedas.Logo no primeiro lance de ataque da partida, aos 2 min, o Cruzeiro abriu o marcador. confusão no setor esquerdo defensivo do Vitória, Uéllington escorregou, Víafara fez uma grande defesa, mas a bola sobrou livre para Gilberto empurrar com o joelho para o fundo das redes:
VITÓRIA 0 X 1 CRUZEIRO.

Se o esquema tático não era muito bom, o gol sofrido logo no início da partida o desestruturou completamente o time e de maneira desordenada o leão partiu à caça da raposa.Com a ausência do pulmão do time, o lateral Apodi, o aspirante Nino Paraíba assumiu bem a vaga e foi o responsável pela maioria das jogadas de ataque do leão no primeiro tempo. Nino mostrou que sua contratação foi mais um grande investimento, e a meu ver, a diretoria deve mantê-lo no grupo para 2010.

Aos 14 min, Ramon voltou a acertar o pé, cobrando uma falta com perigo da entrada da área, dando muito trabalho ao goleiro Andrey, que colocou para escanteio. Ramon ainda precisa aprimorar as cobranças de escanteio, pois só manda a pelota nas mãos do goleiro. Com a volta do Leandro Domingues, acho que Ramon deveria ocupar a vaga de um dos volantes da partida de ontem, o que daria mais consistência ao meio. Jogando ao lado de Domingues, o meio teria muito mais qualidade de passe, cadenciando mais a partida e segurando o ímpeto do Grêmio, o próximo adversário. O reizinho se alternaria com Domingues pelo meio, proporcionado à ambos os jogadores a liberdade de se aproximar de Roger e Berola. Tal modificação garantiria ao time a variação do 4-4-2 para o 4-3-3 ao decorrer da partida.

Aos 9 min, após várias tentativas na área cruzeirense, a bola sobrou para Leandro. O lateral chutou forte, mas o goleiro Andrey tirou com os pés e colocou para escanteio.

O leão bombardeava o time mineiro e a arbitragem bombardeava o Vitória. Faltas invertidas, impedimentos mal marcados, cartões erroneamente aplicados. Assim fica difícil. Aos 34 min, o técnico Vágner Mancini acabou sendo expulso do campo, após reclamar da marcação do árbitro carioca.
"O juiz está usando de dois pesos e duas medidas. Não marcou duas faltas no nosso ataque e marcou duas na nossa defesa que não existiram", declarou o treinador, após a expulsão.
O Vitória precisa se impor, pois a arbitragem está causando sérios danos ao time. Acho um absurdo a CBF escalar árbitros Pernambucanos e Cariocas para apitar partidas de times que estão ocupando posições intermediárias na tábua de classificação.A diretoria deve abrir os olhos, pois esta mesma CBF contribuiu para a queda do Vitória em 2004, quando o Flamengo conseguiu vencer "SURPREENDENTEMENTE" o Palmeiras em São Paulo, escapando da queda após figurar por várias rodadas no Z4.

Aos 37 min, o Vitória quase chegou ao empate. O lateral Nino Paraíba mandou um foguete da entrada da área e o goleiro cruzeirense fez uma linda defesa, mandando para escanteio

O Vitória até chegou a marcar aos 40 min, quando o lateral Leandro chutou errado a bola para o gol e o zagueiro Thiago Heleno acabou colocando para o fundo da sua própria meta. Mas o árbitro já havia marcado o impedimento. O rubro-negro novamente sufocava e não marcava e aos 46 Neto Berola perdeu mais uma oportunidade, cara a cara com o paredão cruzeirense.Apesar do placar adverso ao fim da primeira etapa, o time atacava e mostrava demonstrava poder de reação, faltando apenas por fim a desorganização. Algumas considerações mereciam destaque:
-Vanderson, super fora de forma, está lento, não consegue acompanhar as jogadas de ataque e ainda não aprendeu a chutar de fora da área. Aliás, ele sequer arrisca um chute ao gol adversário.
-Nino Paraíba, jogou muito, sendo o melhor jogador do time no primeiro tempo. Veloz e raçudo ele deu muito trabalho ao adversário. Nada melhor do que o Campeonato Baiano de 2010 para lapidar o jogador.
-Roger passou a sair mais da área e buscar o jogo. Aprendeu a usar melhor o corpo e esteve raçudo, mostrando que ainda surpreenderia na partida.
-Impedimentos e mais impedimentos. O que justificaria isto? Falta de treinamentos?
Abra o olho Mancine!

Tendo o placar adverso, achei que Mancini promoveria modificações na volta do intervalo, mas o time voltou inalterado, e a partida também. O Leão continuava a atacar de forma desorganizada e o Cruzeiro tentava administrar o placar se mantendo na defesa. Aos 15 min, quando Leandro cruzou a bola para a área, os atacantes Roger e Neto Berola se chocaram e desperdiçaram a oportunidade de empatar a partida.

Em um lance isolado, aos 17 min, o Cruzeiro voltou a atacar. Fabrício invadiu a área e foi empurrado por Vanderson.
O juiz nem hesitou e sem titubear marcou pênalti. Um lance infantil que mostrou o despreparo físico de Vanderson. Gilberto bateu forte, no canto direito, sem chances para o goleiro Víafara:
VITÓRIA 0 X 2CRUZEIRO.
O Vitória reagiu rápido e aos 21min, o meia Ramon conseguiu cobrar uma falta com perfeição na cabeça de Roger, que não perdoou:
VITÓRIA 1 X 2 CRUZEIRO O gol animou o time e a virada parecia apenas uma questão de tempo. Entretanto, Mancini certamente esqueceu de tomar seu remedinho diário e promoveu um show de horrores no Barradas. Se PCC era um professor pardal, Mancini deve ter feito um curso intensivo com ele. Primeiro tirou Nino Paraíba (apenas um dos melhores em campo) e colocou Jackson. Antes que questionem que o atleta estava cansado, já está provado que Jackson como meia/lateral direito não dá certo! Quando Mancini desistirá disto?

Em seguida, ele tirou Leandro (que também estava bem) e colocou Elkeson. Leandro enfrenta diversas dificuldades nas saídas de bola do leão, pois sempre está isolado pela esquerda. O único meia esquerda de velocidade no elenco é Willian, e quando ele não joga Leandro fica isolado, o que dificulta e muito a criação de jogadas pela esquerda.Com a saída de Leandro, a zaga acabou ficando sem cobertura pelo lado esquerdo, o que obrigaria um zagueiro a sair em caso de contra-ataques, desprotegendo completamente a zaga. Foi o que aconteceu.

Anderson Martins tentou sair jogando e perdeu a bola. No contra-ataque, o Cruzeiro passeou pela avenida esquerda da defesa rubro-negra, em uma bela jogada de Fabrício que cruzou na marca do pênalti para Thiago Ribeiro bater na saída de Viáfara. Aos 32 min:
VITÓRIA 1 X 3 CRUZEIROAntes que questionem a saída de bola do Anderson Maldini, é importante lembrar que ele sempre faz isto, inclusive já beneficiou o Leão em inúmeras oportunidades. O ERRO ESTAVA NA COBERTURA DA ZAGA, DESPROTEGIDA PELA AUSÊNCIA DE UM LATERAL.

O terceiro gol dos visitantes esfriou de vez o estádio. A chuva que voltara a cair parecia que havia se tornado neve e boa parte dos torcedores começaram a ir embora. Eu, agora um sujeito superticioso, fui para o ORKONTRO assistir ao final do jogo. Não me arrependi. A dupla Ramon e Roger voltou a brilhar, e o Leão mostrou aos pés-quente ainda presentes, porque é o melhor time do Norte/Nordeste do país. Aos 40 min, o atacante lançou o meia na área, que bateu no canto direito, sem chance de defesa para o goleiro Andrey:
VITÓRIA 2 X 3 CRUZEIRO. O segundo gol trouxe esperança, e o time passou a correr contra o relógio, e o empate chegou aos 43 min, quando Roger recebeu de Jackson chutou da grande área no ângulo, marcando um gol de placa, levando ao delírio os torcedores que acreditaram e ficaram no estádio até o final do jogo:
VITÓRIA 3 X 3 CRUZEIRO Roger que por diversas vezes foi duramente criticado fez a diferença, e em duas ocasiões quase virou a partida. Infelizmente a teimosa passou rente à trave em ambas as ocasiões. Com estes dois gols Roger chegou aos 11 marcados na competição e empatou na liderança da artilharia com Marcelinho Paraíba (Coritiba) e Val Baiano (Barueri). A pequena torcida que ainda estava presente mostrou todo amor pelo rubro-negro e incentivou o time, que saiu aplaudido de campo.

Com esse resultado o Vitória chegou aos 29 pontos e ocupa agora a 12ª colocação. Em um contexto geral o resultado acabou sendo ruim, mas pelo que foi a partida o time saiu no lucro. Espero que tal reação mexa com o brio dos jogadores fazendo com que eles percebam que podem ir muito longe na competição.

A próxima partida, contra o Grêmio no Olímpico, pode ser considerada com uma final, pois o time se encontra no purgatório da competição, estando inclusive mais perto do Z-4 do que do G-4. Espero também que Mancini não invente demais e monte o time com uma postura de campeão, pois um resultado positivo na próxima partida trará ao grupo a confiança necessária para a briga pela vaga na Copa Libertadores.
AVANTE LEÃO!!!

SRN

FICHA DO JOGO
VITÓRIA 3 x 3 CRUZEIRO
Vitória:
Viáfara; Nino Paraíba (Jackson), Anderson Martins, Fábio Ferreira e Leandro (Elkeson); Vanderson, Magal, Uelliton (Leandrão) e Ramon; Neto Berola e Roger.
Técnico: Vágner Mancini
Cruzeiro:
Andrey; Gil, Leonardo Silva e Thiago Heleno; Jancarlos (Vinícius), Henrique, Fabrício, Gilberto (Fabinho) e Diego Renan; Thiago Ribeiro e Soares (Guerrón).
Técnico: Adilson Batista
Data:
30/08/2009 (Sábado)
Local:
Estádio do Barradão, em Salvador
Público:
7.388 pagantes
Renda:
R$147.850,00
Árbitro:
Marcelo de Lima Henrique (FIFA/ RJ)
Auxiliares:
Jackson Massara dos Santos (RJ) e Vinicius da Vitória Nascimento (RJ)
Cartões amarelos:
Thiago Heleno, Leonardo Silva, Soares (C); Fábio Ferreira, Roger, Leandro, Uelliton (V)
Cartão Vermelho:
Thiago Heleno (C)
Gols:
Gilberto, 2min do primeiro tempo e aos 19min do segundo tempo; Thiago Ribeiro, aos 32min, Roger, aos 21min e aos 43min, e Ramon, aos 40min do segundo tempo.

Fotos por: Eduardo Martins [www.atarde.com.br/esportes]
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Lucas Serra disse...

Não podemos sempre depender de Roger para que os gols saiam. Preferia não ter um artilheiro, preferia que os gols fossem distribuidos entre outros atacantes e meias, aliás para qualquer jogador.

Lorena Leal disse...

E eu Preferiria que estivessemos entre os quatro primeiros independente disso!
:(

Pra frente vitória
a esperança é sempre a última que morre.
♥E.C.V!!!

Anônimo disse...

Concordo Lorena, tb preferia estar entre os 4 primeiros.

Bora Vitória!!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM