Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Times participantes do Brasileirão 2009 - Série A: Análise e Comentários de Enéas Barreto

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / times participantes

Breve análise e comentários pelo rubro-negro Enéas Barreto, colaborador do blog ECVN.
[Dados e avaliação feitas na véspera do Brasileirão 2009 - 09/05/09]

Clube Atlético Mineiro [site oficial]
Atlético-MG
Brasileiro 2008: 12° - série A
Estadual 2009: 2º (vice)
Ranking CBF: 6°
Copa do Brasil 2009: desc. na 3ª fase
Avaliação: nem a Sulamericana nem o rebaixamento
Comentários: O Galo mineiro tem uma defesa lenta e em formação. Com a chegada do técnico experiente e exigente Celso Roth, creio que o time terá mais pegada. No meio falta o homem de criação, em compensação no ataque eles contam com o bom atacante Diego Tardelli. No meio contam com a raça do ex-Vitória Renan. Não vejo como provável candidato ao rebaixamento, embora esta hipótese não esteja descartada.


Clube Atlético Paranaense [site oficial]
Atlético-PR
Brasileiro 2008: 13° - série A
Estadual 2009: 1º (campeão)
Ranking CBF: 19°
Copa do Brasil 2009
: desc. na 3ª fase
Avaliação: candidato à vaga na Sulamericana
Comentários: Time em ascendência. Com a chegada do ídolo Geninho o clube ganhou ânimo e de quebra o Campeonato Paranaense de 2009. Time muito forte jogando em seus domínios, a Arena da baixada sem dúvidas é o maior reforço do time. Brincadeiras a parte, Rafael Moura, eleito craque do paranaense, pode desequilibrar.


Avaí Futebol Clube [site oficial]
Avaí
Brasileiro 2008: 3° - série B
Estadual 2009: 1º (campeão)
Ranking CBF: 43°
Copa do Brasil 2009: não participou
Análise: candidato ao rebaixamento
Comentários: O time da Raça. Assim denominado, o Avaí quebrou um jejum, maior que o do time do alto de itinga, e após 12 anos conquistou o título catarinense desse ano. O time é composto por jogadores pouco conhecidos, o destaque fica por conta do meia Marquinhos que foi eleito o craque do campeonato.


Grêmio Recreativo Barueri [site oficial]
Barueri
Brasileiro 2008: 4° - série B
Estadual 2009: 8º
Ranking CBF: 105°
Copa do Brasil 2009: não participou
Análise: candidato à vaga na Sulamericana
Comentários: O Barueri vem de uma campanha mediana no campeonato paulista, perdendo inclusive o troféu Campeão do Interior do Campeonato Paulista para a Ponte Preta. Quem se destaca no time é o atacante Pedrão, com 16 gols no estadual, ele vem sendo sondado por Santos e soube do interesse do Vitória, que inclusive tentou contratá-lo ano passado após a saída de Dinei. O Barueri é um time que foi fundado em 1989 e já conta com grandes investidores (Embratel, Ibi, Fisk dentre outros). No elenco nomes como André Luiz (zagueiro bi campeão pelo Santos), Daniel Marques, Basílio, Márcio Careca, Pedrão e Val Baiano (ex-Poções). Time que pode surpreender, o vejo como um novo São Caetano, mas vamos esperar pra ver.


Botafogo de Futebol e Regatas [site oficial]
Botafogo
Brasileiro 2008: 7° - série A
Estadual 2009: 2º (vice)
Ranking CBF: 12°
Copa do Brasil 2009: desc. na 2ª fase
Análise: candidato à vaga na Sulamericana
Comentários: Tri-vice carioca. Apesar do pouco investimento o time chegou às finais do Carioca. Tem bons jogadores no elenco como o jovem Maicosuel (joga muito) e o forte atacante Victor Simões. Nei franco conseguiu formar um conjunto no Fogão, restando ainda algumas contratações pontuais, principalmente na defesa que ainda é muito fraca.


Sport Club Corinthians Paulista [site oficial]
Corinthians
Brasileiro 2008: 1° - série B
Estadual 2009: 1º (campeão)
Ranking CBF: 2°
Copa do Brasil 2009: clas.para a 4ª fase
Análise: candidato à vaga na Libertadores
Comentários: Um time Fenomenal. Podemos dizer que o primeiro semestre do Timão foi “conquistado” pelo retorno de Ronaldo e a motivação que isso gerou em tudo e em todos. O conjunto em si é bom, o goleiro Felipe me surpreende a cada jogo, a marcação e a saída de bola são os pontos fortes do Corinthians. Podemos dizer que são dois times, um com, outro sem o camisa 9. Candidato ao título da Copa do Brasil e no Brasileirão vai lutar pra chegar “nas cabeças”. Tudo vai depender de uma força de vontade fenomenal.


Coritiba Football Club [site oficial]
Coritiba
Brasileiro 2008: 9° - série A
Estadual 2009: 2º (vice)
Ranking CBF: 16°
Copa do Brasil 2009: clas. para a 4ª fase
Análise: nem a Sulamericana nem o rebaixamento
Comentários: Tem em Marcelinho Paraíba a esperança de gols e criação. O Coxa foi mal no campeonato paranaense oscilando muito na competição. A chegada de Renê Simões dá esperança aos alviverdes afinal, ele os trouxe de volta à elite do futebol. Os destaques, do Coxa Branca além de Marcelinho, eram, eu digo eram mesmo, pois já estão negociando sua saída, Marlos e Rodrigo Mancha, este último o “lalau” Santista já atacou, podendo fazer mais uma vítima (a negociação ainda não foi concretizada).


Cruzeiro Esporte Clube [site oficial]
Cruzeiro
Brasileiro 2008: 3° - série A
Estadual 2009: 1º (campeão)
Ranking CBF: 9°
Libertadores 2009: clas. para a 3ª fase
Análise: candidato ao título
Comentários: O dono de Minas. A Raposa papou o título mais uma vez e vem fazendo uma boa campanha na Libertadores. Grandes jogadores como Ramirez, Fábio (goleiro) e Kleber credenciam a raposa a ser uma grande favorita a uma vaga na Libertadores do ano que vem. Esse ano não vejo muito futuro no torneio continental, mas no Brasileiro fará bonito.


Clube de Regatas Flamengo [site oficial]
Flamengo
Brasileiro 2008: 5° - série A
Estadual 2009: 1º (campeão)
Ranking CBF: 4°
Copa do Brasil 2009: clas. para a 4ª fase
Análise: candidato ao título
Comentários: Time experiente e unido, três anos com praticamente o mesmo time. Com a volta do Imperador e a conquista do tri carioca o Urubu ganhou muita força. O Fla ainda conta com o goleiro Bruno, os melhores laterais (alas) do Brasil Léo Moura e Ruan, sem falar no talento de Ibson e o “retorno” do Imperador Adriano, que volta ao Brasil após 8 anos, com “vontade de ser feliz”. Forte candidato a campeão da copa do Brasil e do Brasileirão.


Fluminense Football Club [site oficial]
Fluminense
Brasileiro 2008: 14° - série A
Estadual 2009: 4º
Ranking CBF: 11°
Copa do Brasil 2009: clas. para a 4ª fase
Análise: candidato ao rebaixamento
Comentários: O Tricolor das Laranjeiras ainda não se encontrou esse ano, apesar do grande investimento feito pelo seu patrocinador. Nomes como o atacante Fred (ex-Lyon) e Thiago Neves, impõe respeito, mas é melhor Parreira armar logo esse time ou então pode ter uma “non grata” surpresa.


Goiás Esporte Clube [site oficial]
Goiás
Brasileiro 2008: 8° - série A
Estadual 2009: 1º (campeão)
Ranking CBF: 14°
Copa do Brasil 2009: desc. na 3ª fase
Análise: candidato ao rebaixamento
Comentários: O campeonato goiano não vêm sendo lá essas coisas. O Goiás montou um dos times mais fracos dos últimos anos. Se destacam no plantel os atletas Felipe (atacante artilheiro do goiano com 16 gols) e a revelação Rafael Toloy.


Grêmio Football Porto Alegrense [site oficial]
Grêmio
Brasileiro 2008: 2° - série A
Estadual 2009: 2º
Ranking CBF: 1°
Libertadores 2009: clas. para a 3ª fase
Análise: candidato ao título
Comentários: Um clube Reestruturado. Após o inferno da série B retornou em grande estilo à série A de 2008 terminando a competição em 2° colocado. Melhor campanha da fase de grupos da libertadores 2009. Um projeto grandioso vem sendo elaborado. A construção de uma grande praça esportiva, um dos mais modernos estádios do país (confiram o projeto no site oficial). Tudo isso aliado a nomes como o do argentino Maxi López (ex Barça), Souza, Vítor (grande goleiro, candidato a seleção) e Tcheco, o credenciam como fortíssimo candidato aos títulos do brasileiro e da libertadores.


Sport Club Internacional [site oficial]
Internacional
Brasileiro 2008: 6° - série A
Estadual 2009: 1º (campeão)
Ranking CBF: 8°
Copa do Brasil 2009: clas. para a 4ª fase
Análise: candidato ao título
Comentários: A máquina de gols! Esse é o time que marcou nada mais que 71 gols em 24 jogos no ano de 2009, sendo nove goleadas. O equivalente a um gol a cada 30 minutos. O artilheiro da equipe é o jovem promissor Taison (17 gols). O Colorado ainda conta com nomes como: D´alessandro, Nilmar, Guiñazu, e os ex-Vitória Alecsandro e Marcelo Cordeiro. Sem dúvidas, fortíssimo candidato a campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão.


Clube Náutico Capibaribe [site oficial]
Náutico
Brasileiro 2008: 16° - série A
Estadual 2009: 2º
Ranking CBF: 22°
Copa do Brasil 2009: desc. na 3ª fase
Análise: candidato ao rebaixamento
Comentários: A hegemonia em Pernambuco é do Sport. O Náutico mais uma vez ficou apenas observando. Sem grandes investimentos o clube terá que lutar muito para não cair.


Sociedade Esportiva Palmeiras [site oficial]
Palmeiras
Brasileiro 2008: 4° - série A
Estadual 2009: 3º
Ranking CBF: 7°
Libertadores 2009: clas. para a 3ª fase
Análise: candidato ao título
Comentários: Treinado por Vanderlei Luxemburgo. A equipe caiu um pouco nos últimos meses, se desencontrando no campeonato paulista e classificando-se no sufoco na Libertdores. Tem um setor ofensivo pra lá de forte! Nomes como Keirrison, Marquinhos, Willians, Diego Souza podem fazer um verdadeiro estrago nas defesas adversárias. Pode incomodar na Libertadores.


Esporte Clube Santo André [site oficial]
Santo André
Brasileiro 2008: 2° - série B
Estadual 2009: 12º
Ranking CBF: 54°
Copa do Brasil 2009: não participou
Análise: candidato ao rebaixamento
Comentários: Sério candidato a fazer companhia ao Jahia ano que vêm. Time pouco reforçado e que quase sobra no campeonato paulista. Os destaques são Rodrigo Fabri, Gustavo Neri e Marcelinho Carioca.


Santos Futebol Clube [site oficial]
Santos
Brasileiro 2008: 15° - série A
Estadual 2009: 2º (vice)
Ranking CBF: 10°
Copa do Brasil 2009: desc. na 2ª fase
Análise: candidato a Sulamericana
Comentários: Fez uma ótima campanha no Paulistão tendo reagido após a chegada do técnico Vagner Mancine. Tem uma equipe de qualidade, composta por atletas de alto nível como Neymar, Fábio Costa, Fabiano Heler, Madson e no banco Lúcio Flávio (que pode estar indo pro Fla ou Goiás), outro que pode estar de saída é Bolaños (atacante campeão da libertadores do ano passado).


São Paulo Futebol Clube [site oficial]
São Paulo
Brasileiro 2008: 1° - série A
Estadual 2009: 4º
Ranking CBF: 5°
Libertadores 2009: clas. para a 3ª fase
Análise: candidato ao título
Comentários: O time a ser batido. É uma magia que envolve o tricolor paulista. Na era dos pontos corridos ele vêm sendo absoluto! Jogadores com nível de seleção brasileira e uma estrutura digna de clubes europeus. Esse é o São Paulo uma equipe que tem em seu elenco nomes como Rogério Ceni, Borges, Miranda, Washington, Hernanes, Jorge Vagner... cansei. Forte candidato ao tetra e ao topo da América.


Sport Club do Recife [site oficial]
Sport Recife
Brasileiro 2008: 11° - série A
Estadual 2009: 1º (campeão)
Ranking CBF: 15°
Libertadores 2009: clas. para a 3ª fase
Análise: vaga na Libertadores
Comentários: Uma equipe sólida. Esse é o melhor adjetivo para qualificar o Sport. Uma equipe que vive a realidade de uma Libertadores da América sem dúvidas é candidata a fazer bonito no Campeonato Brasileiro. Quanto ao torneio continental acho que não vai muito longe. No plantel nomes como Paulo Bayer, Vandinho, Magrão e Ciro, dão qualidade ao ataque do Leão da Ilha.


Esporte Clube Vitória [site oficial]
Vitória
Brasileiro 2008: 10° - série A
Estadual 2009: 1º (campeão)
Ranking CBF: 20°
Copa do Brasil 2009: clas.para a 4ª fase
Análise: candidato a Sulamericana
Comentários: Um clube em reconstrução. Sem dúvida alguma o Leão conta um plantel mais forte do que o do ano passado. A chegada de Apodi, Bida e Nadson, aliada à permanência de Viáfara, Vanderson e Anderson Martins cria um clima propício a termos melhor sorte esse ano. Nos resta confiar no trabalho do Carpegiani e torcer para que ele imprima um padrão de jogo à nossa equipe. Apesar de vir bem na Copa do Brasil, que é um campeonato mata-mata, e isso nos beneficia, pois somos fortes no Barradão, tenho minhas dúvidas em relação à campanha no Brasileirão, que é um campeonato longo e teremos que fortalecer nosso conjunto para pensarmos em algo positivo nessa temporada, mas creio que estaremos livre do rebaixamento. Ficaria feliz com o título da Copa do Brasil.
__________
Comentários
11 Comentários

11 comentário(s):

Anônimo disse...

Bora Vitória!!!

Excelente estreia no Brasileirão!

Anônimo disse...

MUITO BOM o resumão Lucas...

Vale a pena até envia-lo a Carpegiani, para que tenha uma noção dos adversários que estão pr vir.

Enéas Barreto disse...

Lucas ficou massa!

Lucas Serra disse...

Valeu Victor!

Enéas escreveu/colheu dados e eu fiz a formatação, deu um pouco de trabalho mas acho que ficou legal mesmo. :-)

FUTEBOL BAIANO disse...

Rapaz, comi mosca e somente agora no umbigo da madrugada soube da estréia do Enéas Barreto como colaborador do ECVitorias noticias. Queria ser o primeiro a comentar. Mas já começou esculhambando com meu time preferido na série A, o Náutico lá do Recife quando foi logo dizendo que é candidato a queda. Aviso, ele pode escorregar daqui e dali mais vai ficar no mesmo lugar. No mais, show de bola analise criteriosa e isenta. Se é o Cabo Lucas que faz, logo diria que o Vitória ia ser campeão, vice e terceiro lugar. Começou bem e tenha certeza que o BLOG só tem a crescer em qualidade e seguramente vai ampliar o conteúdo que sem dúvida já é melhor disparado, quando o assunto é Bitória na internet.

Abraços e mais sucesso, Lucas e Enéas.

Enéas Barreto disse...

Valeu pela força Dalmo, apenas uma correção, é TRITÓRIA...heuehuehuehe

marcosaks disse...

Senhores, tenho também algumas observações.
Acho que neste momento existem algumas equipes fortíssimas para um título brasileiro como Internacional, Cruzeiro e São Paulo. Porém, como se trata de um campeonato muito longo (7 meses), podem ocorrer surpresas a exemplo do que aconteceu ano passado, visto que, o Grêmio entregou o título ao São Paulo e o Vitória estava indo muito bem até a saída de Dinei do time. Acho que poderíamos estar em uma colocação bem melhor. Por isso, eu torço pela recuperação de Nadson e também que Neto Baiano possa mostrar definitivamente a que veio nos times que o Vitória irá enfrentar no Brasileirão. Um já foi na nossa primeira partida. Faltam as outras 37 para nos reafirmarmos de vez no brasileirão.

Abraços.
Marcos.

André Separião disse...

Não acho que o Fluminense seja candidato ao rebaixamneto e nem o Flamengo como candidato ao título...

Lucas Serra disse...

Valeu Dalmo, o seu blog tb é muito bom.

Marcosaks,
Realemnte o campeonato é longo, poderemos fazer outra análise no meio do campeonato para comparar com esta análise prévia.

Mas acho interessante porque podemos ver como nós vemos os outros times após os estaduais, depois no final do campeonato veremos quem estava bem e quem estava enganando.

Fernando disse...

Aqui você vai me desculpar mas não entende de futebol nao ta colocar gremio barueri com todo o respeito que lhe é merecido,como candidato a vaga na sulamericana e o ATLETICO MG como canditado a nada de nada fala serio , com certeza vc nao entende nada mesmo nao sei se o Galo ira se manter na posiçao de lider mas o momento e posiçao dos times demonstram que você deveria se informar mais e respeitar a tradiçao dos grandes clubes brasileiros...

Lucas Serra disse...

Fernando,

O colega Enéas fez esta análise antes do incício do Brasileirão. Não tem como acertar tudo.

Quando terminar o 1º turno, ele fará outra análise.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM