Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Baianão 2014 começa nesta quarta-feira (08/01). Vitória entra na 2ª fase, no dia 09 de fevereiro.

A emoção, os gritos de gols, as festas das torcidas vão voltar a tomar conta dos estádios da Bahia. Vai começar o maior e mais importante campeonato estadual do Norte/Nordeste.

O Baianão 2014 vai invadir as principais cidades e as telinhas dos telespectadores do Estado. A bola rola a partir da próxima quarta-feira (08/01).

Mas, o ponta pé inicial será dado na véspera da abertura. Na terça-feira (7), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a TV Bahia fazem o lançamento oficial da competição, com um almoço em um restaurante de Salvador, às 12h.

O evento reunirá presidentes, dirigentes e representantes dos 12 clubes garantidos na disputa. Profissionais de imprensa, ex-jogadores, árbitros de futebol, autoridades políticas e do esporte também têm presenças confirmadas na grande festa.

Nessa edição, além do Vitória, atual campeão, estarão na disputa o Bahia, Vitória da Conquista, Juazeirense, Feirense, Juazeiro, Jacuipense, Botafogo, Serrano, Bahia de Feira, Galícia e Catuense. Estes dois últimos brilharam na Segunda Divisão do Baianão 2013 e conquistaram, dentro de campo, o retorno à elite do futebol da Bahia.

A primeira fase do campeonato não contará com as participações de Vitória, Bahia e Vitória da Conquista. Ambos estarão representando o Estado na Copa do Nordeste 2014.

As demais nove agremiações (Bahia de Feira, Catuense, Galícia, Feirense, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense) disputarão oito jogos cada, sendo quatro em casa e quatro fora em grupo único. Ao final da fase classificatória, ascendem à segunda fase as cinco melhores colocadas, que se juntarão ao Rubro-Negro, o Tricolor e o Alviverde Conquistense. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a segunda divisão de 2015 e a 6º e 7º colocados eliminados do certame.

Mas, assim como em 2013, a FBF manteve as premiações que valorizaram e mostraram a força do Baianão mesmo sem os dois maiores clubes em campo. O primeiro e segundo colocados da primeira fase levarão as vagas na Copa do Nordeste 2015 e Copa do Brasil 2015, respectivamente.

Já com a presença de Vitória, Bahia e Conquista, a segunda fase, de quartas de finais, será iniciada em 9 de fevereiro e concluída em 23 de março, com jogos de ida e volta em dois grupos. No grupo 2 ficarão Vitória, Vitória da Conquista, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3 ficarão Bahia, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial.

os dois melhores colocados de cada chave ascendem às semifinais, que serão realizadas nos dias 23 e 30 de março. Já o grande campeão será conhecido após as finais dos dias 6 e 13 de abril. Nos dias 5 e 12 do mesmo mês, acontecerão as disputas do 3º lugar.

O campeão do Baianão 2014 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição essa que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e a associação de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante da Série A do Brasileirão, será a representante baiana na Série D do Brasileirão.

Sub-20 - O Campeonato Baiano Sub-20 2014 seguira, inteiramente, a mesma fórmula e também será lançado no almoço do dia 7. Os mesmos 12 clubes da 1ª Divisão disputarão o título da categoria de Juniores.

Você, torcedor, pode tirar do armário a sua bandeira e a camisa do seu clube de coração, pois faltam apenas cinco dias para o início da maior evento esportivo da Bahia. Fique ligado no portal da FBF e na programação da Rede Bahia e mantenha-se informado de todos os preparativos para a bola rolar no dia 8.

Confira as tabelas do Baianão 2014:

// Tabela do Baianão 2014 Profissional

// Tabela do Baianão 2014 Sub-20
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM