Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Eleições e o futuro do Barradão. Por Antonio Melhor.

A próxima eleição do Vitória será decidido o futuro do Barradão, um dos fatores que ajudou o rubro negro a mudar sua história. Continuar mandando seus jogos no Barradão ou jogar na Arena Fonte Nova (AFN) é uma decisão crucial para o futuro do Vitória.

Apesar do estatuto não ser muito claro, essa decisão deveria ser precedida de uma ampla e profunda discussão, além de ser submetida à votação da assembléia geral. Penso que uma decisão tão importante submetida a votação de pouco mais de uma centena de conselheiros jamais será legitima.

Sem democracia e transparência, a diretoria atual não revela até para os conselheiros detalhes do acordo feito para mandar os jogos na AFN. A justificativa propalada é o aumento da renda ou receita de bilheteria a ser auferida pelo clube.

Para trazer um pouco de luz nessa obscura transação, é fundamental comparar os resultados financeiros dos jogos do Vitória na AFN e no Barradão. Tomemos por base os jogos contra o Internacional, São Paulo e Bahia realizados na AFN e no Barradão.

Jogos bastante semelhantes em termos de adversários e motivações. A comparação entre os jogos contra o Internacional, abertura do Brasileiro e após a conquista do campeonato estadual, e o São Paulo, onde estava em disputa a liderança na tabela do campeonato. E as duas partidas contra o Bahia. O jogo do Barradão de torcida única e de entrega de faixas de campeão, e o mais recente na AFN, com divisão de torcida (60/40), clássico depois de 10 anos e os times bem posicionados na tabela disputando lideranças.


Se esses documentos emitidos pela CBF e a FBF têm alguma veracidade – acreditamos que sim – o Vitória pagou para jogar na AFN contra o Internacional, pois amargou um prejuízo de quase 57 mil reais. Se existe outro acerto diferente do existente nesses boletins, é dever do Ministério Público investigar.

Já a comparação dos dois jogos contra o adversário local, em que pese à renda bruta ter sido 35% a mais e a líquida 25% na AFN, merece uma análise mais detalhada e uma reflexão mais profunda. Se somarmos a receita com aluguel do estádio, a renda líquida do Vitoria no Manoel Barradas sobe para mais de 672 mil reais, reduzindo a diferença para pouco mais de 6%.

A reflexão é quanto à partilha da renda líquida da AFN. Se alguém acredita que toda ela vai para o Vitória, deve acreditar também em Papai Noel, Saci Pererê e outras figuras do imaginário popular.

Mas imaginando que toda essa renda líquida seja do Vitória, pode-se inferir que somente jogos de grandes apelos devem ser mandados para AFN. Todavia ficam duas questões para serem respondidas e refletidas pelos torcedores apaixonados que não pensam somente em dinheiro:

- O Vitória deve abrir mão de jogar em sua casa com mais de 90% da torcida para jogar em local neutro? Quantos campeonatos o rubro negro decidiu e perdeu para o rival no Barradão?

Além da renda com bilheteria, devemos somar as outras receitas advindas de um estádio próprio, como publicidade estática, merchandising, aluguel de espaço, entre outras.

O que não se pode e não se deve é pagar para jogar, principalmente quando se tem um estádio próprio. O sonho de todo mundo é ter sua casa própria. E o Barradão sempre foi e sempre será o orgulho maior da torcida rubro negra.

O que os atuais dirigentes já deveriam ter feito é cobrar dos governantes a construção da nova avenida, que salvo engano fez parte do acordo para o Vitória ceder o estádio para treinamento de seleções nas competições da FIFA.

Enquanto a diretoria atual camufla e esconde o jogo sobre o futuro do mando de campo do Vitória, a CHAPA VITÓRIA SÉCULO 21 tem como um dos seus compromissos a construção da ARENA BARRADÃO. Projeto esse muito bem apresentado e detalhado na primeira reunião temática da chapa, realizada em março.

Se você é associado e a favor do Vitória continuar mandando seus jogos no Barradão, sua alternativa é votar com a CHAPA VITÓRIA SÉCULO 21.

Antonio Melhor é ex-conselheiro, atualmente é sócio-torcedor do Vitória e membro da chapa VS21 (link do texto)
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

Anônimo disse...

Olhe Eu Juru QuE Se O Vitória Desfazer Seu Mando De Campo Do Barradão Para Ir Jogar Na Fonte Nova Eu Nunca Mas Vou Assistir Um Jogo Do Vitória Na Arena
Eu Falei Nunca Mas , Só Não Deixo De Torcer Pelo Leão Pq Só Ele é O Melho Do Nordeste

Essas Carniças Invés De Procurar Fazer E Modernizar A Arena Barradão Tá Pensando Em Ficar Refém De Ladrões E Consórcio.

J Mocota disse...

Prezado Antonio,

Responda três questões a Mocota por gentileza:

1 - Se o terreno na Paralela é mais valorizado, porque Canabrava é a melhor saída?

2 - Você acha que um outdoor é mais valorizado na Paralela ou em frente ao Barradão? E porque?

3 - Por que para os times como Inter, Grêmio, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, CAP, Coritiba e Atlético-MG não existiu pressão + armação para os clubes viabilizarem arena de Copa do mundo? Será que os dirigentes dos clubes do Sul são mais espertos ou o PT não quis criar problema nas regiões onde o partido sofre grande resistência?

------------------
Diga não a Fonte Nova. Diga $im ao Novo Barradão na Paralela em 2016.

Avante Leão!!!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM