Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[COPA DO BRASIL] Os mondragons que atrapalham nosso caminho. Por Franciel Cruz.

Desde o ano da graça de 2003, quando foi instituído o sistema de pontos corridos, as chances que os times da periferia do Ludopédio têm de levantar a taça da principal competição de Pindorama são semelhantes às que um projeto liderado por marqueteiro têm de democratizar o futebol num clube qualquer. Ou seja: podem até fazer uma zuada aqui e ali, mas, na hora JOTA, sempre falará mais alto a força do vil metal dos poderosos.

A situação de exclusão no futebol brasileiro chegou a um nível tal que, nestes últimos 10 anos, apenas o Atlético do Paraná, em 2004, e o Goiás, no ano seguinte, conseguiram romper o cordão de isolamento e terminar a competição entre os quatro primeiros. Porém, de 2005 até agora todos os outros clubes fora do eixo SP/RJ/MG/RS foram barrados no baile. E mais. Excetuando-se o primeiro ano deste novo sistema, quando o Cruzeiro botou a mão no caneco, os outros noves troféus foram levantados apenas por equipes da ponte aérea Rio-São Paulo.

Portanto, está claro que, diante da impossibilidade de batalharmos de igual pra igual pela conquista do Brasileirão, deveríamos gastar nossas energias na luta pela democrática Copa do Brasil.

Isto é óbvio ululante, certo? Não para os dirigentes de nossas maltratadas agremiações. Eles fingem não enxergar o que é evidente e insistem em contrariar a lógica.

Em todo o decorrer destes tempos temerários, nenhuma vez o Esporte Clube Vitória priorizou a referida competição. Ao contrário. Sempre deixou para armar o time no crepúsculo do primeiro semestre quando deveria formá-lo no início do ano. E até mesmo a chegada à final de 2010 pode ser creditada muito mais a um acidente de percurso do que a algo programado, planejado.

Contudo, neste ano da graça de 2013, parecia que a diretoria havia acordado. (Sim, não é por causa do fracasso diante do Salgueiro que vou achar que o atual time é uma ruína. Não, não é. Precisa de reforços pontuais, mas tem uma base razoável). Então, onde está o erro fundamental? Exatamente na falta de prioridade da Copa do Brasil, quando deveria ser exatamente o oposto.

Sim, amigos de infortúnios, o Leão foi eliminado pelo Salgueiro não apenas porque mondregon (ou coisa que o valha) estava numa noite inspirada. Nero ar. A derrocada começou quando o técnico, com o aval da diretoria, mandou um time reserva para o sertão de Pernambuco, esnobando o adversário e sem dar a devida importância a esta competição que deve ser nossa prioridade absoluta. É fato que o Vitória poderia ter perdido lá e cá jogando com os titulares, é do jogo. O que o Vitória não poderia de forma alguma era menosprezar a Copa em detrimento de um campeonato baiano que já estava decidido.

Isto é estupidamente inadmissível.

Fica parecendo aquele Zé Ruela que passa o tempo todo sonhando em passear com Scarlett Johansson em Veneza e deixa de correr atrás da Moça do Shortinho Gerasamba aqui no aprazível e pacato Nordeste de Amaralina. No final, morre donzelo e bota em culpa nos fantasmas mondragons da vida, que outrora já foi Cícero Ramalho, uma espécie de Cabanãs do Ageste, atacante com muitos anos e quilos acima do recomendável…

Mas, derivo. E volto logo para encerrar dizendo que os verdadeiros mondragons que atravancam nosso caminho não são goleiros nem atacantes de times periféricos, mas sim os cartolas Rubro-negros – tanto os de antanho, da época em que tomamos chapuletada do Baraúnas dentro de Casa, quanto os atuais- , que insistem em zombar do óbvio.

Depois, ainda vão para as rádios da vida com os peitos moles dizendo que são virgens e que São Antônio lhes enganou. Hômi, quá; sinhô, me deixe, viu!!!

Por: Franciel Cruz

P.S Para não dizer que não falei do mordomo, furto o filósofo Fábio Jr. e pergunto ao técnico Caio Jr. “O que há que há? O que é que está se passando com esta cabeça para, com menos de 10 minutos, gastar uma substituição num jogo decisivo colocando um lateral (?) como Marcos que, além de ser fraco tecnicamente, estava de molho fazia num sei quantos dias?”.
__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

Anônimo disse...

Parabens , otimas consideracoes.

Concordo plenamente com voce amigo.

SRN

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM