Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Sobre o MSMV: Sonhos não pedem divórcio. Franciel Cruz se afasta do MSMV.

Com a sagacidade ancestral de velha raposa que teve o lombo curtido em anos de labutas traiçoeiras, o intrépido Leonel Brizola identificava logo quando algum partidário estava na iminência de mudar de posição, prestes a dar aquela conhecida e inescrupulosa pulada de cerca. Nestas ocasiões, para denunciar o sujeito, ele sacava do coldre o seguinte jargão: “Fulano está costeando o alambrado”.

Pois bem.

Apesar de sempre dar boas risadas das boutades do caudilho, nunca tive afinidades ideológicas com o referido. Muito menos possuo seu faro para perceber quando as pessoas começam a costear o alambrado.

(Estes prolegômenos foram apenas descontrair, pois as cenas dos próximos parágrafos serão marcadas por certa gravidade e tensão).

Motô, volta a fita aí para cerca de dois meses atrás. Pronto. Vamos lá.

Nesta época, um amigo*, destes que estão sempre atentos às artimanhas do jogo político, fez-me o seguinte alerta sobre os rumos do Movimento Somos Mais Vitória . Às aspas. “França, percebo uma articulação em setores do MSMV que tem me preocupado. Alguns membros parecem que estão esquecendo a possibilidade de construção a partir de uma perspectiva coletiva e estão embarcando num jogo personalista. Isto irá estraçalhar o Movimento”.

Mesmo sabendo que este cidadão merecia crédito, até mesmo por conta de sua vivência, preferi não trilhar os caminhos indicados por sua sábia desconfiança. E esqueci o importante aviso que ele me passara.

Porém, apareceu um segundo (e péssimo) sinal. Pouco tempo depois, veio à baila algo que me deixou extremamente injuriado.

Seguinte foi este.

Na nossa lista geral de debates, um integrante do Movimento informou que a atual direção do MSMV havia criado uma lista particular, escanteando os antigos coordenadores. Mais uma vez, não dei a devida importância à (grave) questão, pois naquele período estava empenhado em ajudar na retomada das atividades do Movimento que andava meio parado (alô, oximoro). E mais. Apesar de ter sofrido esta sacanagem, que na época classifiquei apenas como deselegância da atual coordenação, ainda gastei energias tentando acalmar os ânimos dos antigos coordenadores que se sentiram sacaneados. (Novamente, por uma questão ética, não citarei nomes, mas eles estão aí para testemunhar, se assim desejarem).

Pois muito bem. A partir de então, neste processo de retomada, colaborei na consecução de algumas tarefas, dentro de minhas possibilidades, seja escrevendo textos ou fazendo panfletagem. E, modéstia às favas, creio que contribui para que o Movimento saísse de um processo meio letárgico e voltasse a ser protagonista nas coisas relacionadas ao Vitória.

Pois muito bem.

Logo depois de retornar de uma viagem, com ânimo renovado por ver que o Movimento estava novamente pulsando, duas pessoas que admiro e respeito me convidaram para tratar de eleições no Esporte Clube Vitória. Como estava focado neste processo interno de reavivamento do MSMV, não acompanhei o desenvolvimento de nenhuma articulação eleitoral.

E, assim, com o espírito livre, fui-me encontrar com estes dois amigos. Apesar de eles acharem que não, que eu já estava informado, recebi com certo espanto a notícia de suas candidaturas. Um deles eu já sabia do desejo. A outra pessoa eu nem cogitava que fosse entrar nesta empreitada. Portanto, não tinha uma opinião formada sobre a questão, contudo possuía uma inabalável convicção. Eu jamais iria (nem irei) participar de um projeto que envolva o ex-presidente Paulo Carneiro e seu lugar-tenente Walter Seijo – e não por problemas pessoais, mas sim pelo que eles representavam e representam. A questão não é somente de nomes, mas de métodos. Até porque, como é de conhecimento de todos, o projeto do MSMV é uma proposta de construção coletiva, não personalista

(E deixei isso claro num e-mail que enviei a ambos posteriormente e que não foi respondido).

Ato contínuo, os debates na lista do MSMV ficaram extremamente acirrados. Acusações, insinuações, negações, um panavueiro dos 600 DEMÔNHOS. Como já havia ligado os fios, deixei claro de qual lado estaria. Ou melhor, de qual lado NÃO SAIRIA. Do lado das idéias e ideais que me mobilizaram para lançar a chama do MSMV há algum tempo: luta por democracia, transparência, profissionalismo e respeito ao torcedor. Isto é: na trincheira oposta à que sempre estiveram o ex-presidente e seus asseclas. E estava travando o bom (e às vezes áspero) combate no referido espaço.

Porém, no dia 23 de dezembro, a coordenação lançou um desalentador comunicado, indicando que, em vez de travar batalhas pela consolidação de nosso projeto coletivo (luta pela constituição de uma chapa própria e busca de apoio de outros segmentos democráticos), estava começando a prevalecer vontades individuais. Às aspas e reticências.

A Coordenação do Movimento Somos Mais Vitória vem esclarecer que dois de seus membros, (…), participam das reuniões da Chapa Vitória Século XXI. Embora os referidos associados ocupem também os cargos de Coordenador (….), a posição individual de cada um não representa a posição institucional do Movimento Somos Mais Vitória e de sua coordenação”.

Diante de tal fato (quase consumado), e com o objetivo de não causar problemas mais graves com pessoas a quem respeito, preferi me afastar do MSMV. Quando idealizei o Movimento sabia que ele seria formado de divergências por conta de sua pluralidade (e sei também que é do atrito - sadio – que se faz luz). Porém, como disse, não entrei neste projeto para criar inimizades. Assim, mesmo vendo que a posição e os princípios que defendia eram amplamente majoritários, decidi me afastar. E lancei apenas uma nota interna de agradecimento**, que reproduzo no final. Nesta ocasião, um outro filiado, por motivos diversos, também mostrou o desejo de sair do Movimento.

Pois bem.

Apesar de insistentes solicitações de inúmeros amigos filiados ao MSMV para que eu não me calasse diante da gravidade dos fatos e falasse sobre os motivos de minha saída para não deixar o (falso) sentimento de abandono – preferi o obsequioso silêncio. E fiz isso mesmo tendo a consciência de que poderia ser mal interpretado, de estar dando a impressão de que fugia da luta ou coisa que o valha. Ainda assim, decidi pagar este preço em nome da coesão interna e por saber que a continuidade do Movimento era muito importante, algo que deveria ser preservado.

Porém, ato contínuo, excluíram-me da lista de debates com a rapidez de um Ben Jonhson dopado. Até aí, tudo bem. Afinal, fui eu mesmo que informei que estava me afastando. Só que, eis a facada final. A agilidade na exclusão da lista foi seletiva, a navalha estava afiada somente para me atingir. O outro integrante que, na mesma mensagem também havia comunicado o afastamento, continuou na referida lista de debates.

É graça uma porra desta?

Aí, ao juntar todos estes perversos pontos, percebi que não havia mais como continuar calado. E, apesar de ser cabeludo, não tenho vocação para Jesus Cristo. Por isso, decidi tornar pública esta situação (depois falarei de outras) e informar que não solicitei divórcio dos meus sonhos. Não, isso não.

Continuarei na trincheira defendendo o que acredito e denunciando os que agem desta forma, costeando o alambrado para, depois, pular e espezinhar sobre os princípios. Afinal, o ano e a dignidade de alguns podem estar nos seus estertores, mas a minha luta e a de muitos que acreditaram e ainda acreditam neste belo projeto DEMOCRÁTICO E COLETIVO de transformação do Vitória não se acaba – até porque já sabemos que com tiranos não combinam Rubro-Negros corações.

Saudações Democráticas.

Por: Franciel Cruz

* Não coloquei nomes aqui para preservar as pessoas, mas todos que quiserem se identificar fiquem à vontade.

** AGREDECIMENTO

“Olá, amigos Rubro-Negros, ao contrário do que normalmente faço, serei rápido.

Estas breves linhas servem para agradecer a todos vocês que acreditaram na construção do projeto Somos Mais Vitória, movimento que contribuiu para que os temas da democracia, transparência, profissionalismo e, principalmente, respeito ao torcedor entrassem definitivamente na pauta de NOSSO Clube. Vocês mostraram que com tiranos não combinam corações rubro-negros.

Além do agradecimento mais profundo e sincero a todos e a cada um, e em respeito a vocês, venho comunicar que estou me afastando, de modo definitivo e irrevogável, de toda e qualquer atividade ligada ao MSMV.

Muito obrigado a todos e sigam na luta.

Saudações Rubro-Negras e Democráticas“.
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Anônimo disse...

Franciel,
Maus uma vez, parabéns! Pelo texto e pelas posições tomadas.
Sou torcedor do Vitória desde sempre, não moro em Salvador há alguns anos e enquanto por aqui pela Bahia estive sempre tive a oportunidade de saber das coisas internas do Vitória através de um grande amigo do meu pai. E elas nunca foram muito animadoras, desde a época de Paulo Carneiro e cia.
Mas, de um tempo pra cá, não mais tive notícias sobre estes assuntos, primeiro porque não quis mais me inteirar a respeito das coisas sujas do Vitória. Segundo porque, como disse anteriormente, nao mais resido em Salvador.
E lhe confesso que sempre tive a certeza de que, o que você hoje relata, mais cedo ou mais tarde, aconteceria. Não pelas pessoas, pois não as conheço. Mas pela situação de oportunidade que se cria neste tipo de movimento quando, de um lado, uns percebem a possibilidade de projeção pessoal e, do outro, pessoas do perfil de Paulo Carneiro e seus asseclas usam este canal aberto para destilar seus venenos e ideais. E a respeito disto já tinha escutado rumores há mais ou menos uma semana.
Confesso que me entristeço muito quando me deparo com situações como esta. Nosso Vitória é muito maior que qualquer movimento ou pessoas.
Sua posição me mostra que ainda teremos que conviver com este fantasma chamado Paulo Carneiro por alguns anos ainda. E também que ainda temos pessoas que, assim como eu, querem e torcem apenas pelo bem do Vitória. Querem apenas a certeza de que os que lá estão ou aqueles lá desejam estar, estejam imbuídos do melhor propósito para algo que, inexplicavelmente, tem uma gigantesca importância em nossas vidas.
O que desejo é poder sentir emoções como a de ver nosso clube se impor e se mostrar para todo o Brasil como nas finais da Copa do Brasil sub-20. Foi bonito de se ver! O que quero é que quem dirige o ECV respeite o nosso manto, a nossa camisa. Camisa esta que visto neste momento em que escrevo e em que, por mais uma vez, sinto uma sensação de desgosto momentâneo.
Mas não tem problema não. Amanhã, ao acordar, empunharei outra camisa rubro-negra com a certeza de que dias melhores virão, aproveitando este espirito de ano novo.
Grande abraço!

Márcio Reis

ROBERTO disse...

Caro Franciel,
Gosto de seus textos e de suas posições.
Não ficou muito claro mas vejo que PC está por trás ( ops! ).....
Deixo meu registro que com 49 anos de idade e pelo menos 40 de amor incondicional ao nosso Vitória, entendo que só com PC fomos próximos de sermos grandes......
Não conheço pessoalmente o dito cujo mas sempre gostei dele.....o pecado dele foi virar peixinho qdo assumiu os Sardinhas.....
O resto é conversa comprada pela atual e incompetente diretoria.....
Com PC ganhamos tudo que somos....o orgulho e a camisa nas ruas....decamultiplicamos títulos e torcida......tivemos jogadores de ponta no nosso time.....até mesmo qdo caímos da A para B e para C, tínhamos bons times nas 2 ocasiões.....
Gosto muito menos da atual diretoria do que de PC. .....
Para finalizar, este ano será decisivo para as eleições....se a atual diretoria der sorte, ótimo.....pela competência e conhecimento no futebol ela fatalmente nos deixará na série B. ....é só esperar para ver!
Grande abraço

Anônimo disse...

O Movimento Somos Mais Vitória foi criado para ser uma mola propulsora para democratização e transparência no Vitória.

A partir do momento que o referido movimento muda a direção e vira um movimento partidário, ele estará encobertando erros e divulgando somente acertos no candidato escolhido para fazer campanha.

O certo seria ser criado o movimento SMPC (Sou Mais PC) para concorrer com o SMAP (Sou Mais AP) e não desvirtuar a ideia central do MSMV.

Enquanto o MSMV for cabo eleitoral de qualquer que seja o candidato a Nação Rubro-Negra o chamará de:

(M)ovimento (S)em (M)oral do (V)itória

Atesto e dou fé,

J Mocota

---------------- / / ----

Diga não a Fonte Nova. Diga sim ao Novo Barradão.

Avante Leão!!!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM