Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[ANÁLISE] A torcida do Vitória no Barradão em 2012. Por Victor Hugo.

Não há dúvidas de que o dia da semana e a hora do jogo influenciam na frequência do torcedor nos estádios de futebol. Quando a localização e a acessibilidades são desfavoráveis, esse sintoma se torna ainda mais destacado. E é justamente o que verificamos quando analisamos a presença da torcida Rubro Negra no Barradão em 2012.

O grande fato a se lamentar no entanto foi a elaboração da tabela que condenou metade das partidas do Rubro Negro baiano na série B para os dias de terça feira, com horários sempre comprometedores, seja no início da noite, as 19:30, pois é difícil se chegar a algum lugar nessa hora, ou no final da noite, com o jogo acabando quase a meia noite, quando praticamente inexiste transporte público na região.

// Público do Vitória em 2012

Tal fato ainda foi agravado pelo status do Vitória como um dos favoritos ao acesso e o de maior torcida da série B, o que foi posteriormente ratificado com o clube obtendo a maior média de publico nos estádios, ficando em sétimo se considerar os 40 clubes das principais divisões. Nos 9 jogos do Vitória nas terças feira foram registrados exatamente 100.000 torcedores nos borderôs, resultando em uma média de público em torno de 11 mil pessoas. Nas 7 partidas aos sábados foram mais de 166 mil, resultando em uma média de quase 24 mil pessoas por jogo, mais do dobro das terças feiras. Houve também 3 jogos em sextas feiras apresentando média de 13.7 mil torcedores.

Apenas para comparar, o Bahia que estava jogando na primeira divisão contra clubes de maior projeção que contribuíram para a presença de público teve média inferior a 20 mil pessoas nas partidas dos finais de semanas. E olha que foi um dos clubes mais beneficiados, com nada menos do que 15 partidas nessa condição (13 nos domingos, o filé do futebol, e 2 em sábados).

No ano em que o tricolor se despediu da série B o número de jogos nos dias mais privilegiados também foi de fazer inveja. Ao todo foram 9 partidas aos sábados, e a média nesses dias foi de 21 mil pessoas, inferior aos quase 24 mil Rubro Negros nos dias de sábado.

O problema é que andar na cidade está cada vez mais complicado. Chegar em algum lugar em dia de semana na hora do rush já é tarefa dificílima, e quando se trata de um evento em que dezenas de milhares de pessoas estão como o mesmo objetivo, aí danou-se. Só que essa dificuldade seria normal se fosse “apenas” para chegar na paralela, por exemplo. Só que da Paralela até o Barradão já é outra batalha, e com grandes movimentos é pelo menos mais uma hora no trânsito.

Óbvio que existem diversos outros fatores que influenciam a presença do torcedor nos estádios, mas não há como negar que o dia da semana e a hora da partida são fundamentais. Agora de volta a série A fica a expectativa do Vitória não ser tão prejudicado na tabela para que tenhamos o público no estádio que corresponda ao tamanho da nação Rubro Negra que certamente fará diferença empurrando o Leão para novas conquistas.

Por: Victor Hugo


__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM