Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[ACESSO À 1ª DIVISÃO] Celebrar e repensar. Por Maurício Naiberg.

Primeiro, antes de fazer qualquer crítica, quero parabenizar o Vitória pelo acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Foram dois anos – desde a queda para a segundona em 2010 – de angústia, incertezas e muito sofrimento por parte da torcida rubro-negra. Subiu com méritos para o lugar onde nunca deveria ter saído, por ser um clube grande e com um futuro brilhante pela frente.

Fico feliz em ver o Leão novamente na Série A, não só por ser torcedor – e nunca escondi isso de ninguém – mas pela oportunidade de ter o futebol baiano, cada dia mais sofrido, um pouco fortalecido um ano antes do início da Copa do Mundo de 2014. Isso é bom para o estado e para a região Nordeste, sem nenhuma dúvida.

// Informações de Vitória 1 x 1 Ceará

E apesar do ano não ter começado como esperado, com a derrota para o Bahia no estadual, acho que terminou do jeito que todos queriam: com a vaga na primeira divisão. Lógico que todos nós sabíamos que poderia ser melhor, com o título da competição, contudo, o que vale mesmo é chegar ao objetivo.

Vi um Vitória altamente competente nos primeiros dezenove jogos na segundona. Seguro, maduro e avassalador. Isso me animou bastante e até achei – assim como todos que acompanhavam até aquele momento – que a taça ficaria na Toca. Nos enganamos e foi frustrante demais.

Talvez fique até pesado colocar a palavra frustração, mas é um sentimento que ficou marcado. Nem o Goiás, nem o Criciúma e muito menos o Atlético-PR contaram nesta Série B com um elenco melhor que o baiano. Tenho absoluta certeza disso, mas todos eles tiveram duas coisas simples no futebol: competência e humildade para reconhecer seus limites.

Quando Paulo César Carpegiani foi demitido, concordei com essa atitude da diretoria. Estava sem comando, desgastado e jogando todo o trabalho tático realizado fora. O problema é que Ricardo Silva, a quem depositava muita confiança, por conhecer o grupo melhor que qualquer outro, não deu certo na sequência.

A chegada de Paulo César Gusmão – que, diga-se de passagem, não é um treinador de Série A – foi um alento para acalmar o ambiente e trazer felicidade ao elenco. Nesta parte, acho que ele trabalhou direitinho, mas a equipe manteve o péssimo desempenho de todo o segundo semestre e não jogou nada durante esses quatro confrontos sob seu comando. Nenhuma mudança significativa e muita desorganização tática foram marcas registradas dele nestas últimas semanas.

Um exemplo disso foi esse empate com o Ceará, dentro de um Barradão lotado. Precisa mesmo ser no sofrimento? Por pouco – muito pouco – o acesso ficaria para 2013. Desinteressados, os cearenses estavam pedindo para a partida terminar e, com um a menos, ainda levaram sufoco ao gol de Deola. São coisas que não entenderei nunca no Vitória.

Estou feliz? Sim, mas não posso deixar de colocar para vocês que esse acesso era uma obrigação do clube. O Vitória entrou na segunda divisão como favorito e precisava confirmar isso. É um absurdo que um grupo de jogadores que tem toda a estrutura para se trabalhar fazer o que fez com a torcida. Eles conseguiram algo inédito: manchar uma campanha de acesso.

Acho que as comemorações precisam ficar para trás agora. Na verdade, não existe nem tempo para isso. A partir deste domingo a diretoria precisa começar a se movimentar, pois a Série A já começou. Tem que se repensar no planejamento de futebol do clube, porque, ao contrário disso, o risco de retornar para a segunda é altíssimo.

E para não bater e voltar, será necessário um esforço grande de toda a direção do clube. Não há espaço na Série A para resquício de amadorismo. Tem que ser profissional o tempo inteiro. Caso contrário, é melhor ficar longe dela.

Por: Maurício Naiberg
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

PEDRO NETO disse...

ACHO QUE A DIRETORIA DO VITÓRIA NÃO SABE A DIMENSÃO DESSE CLUBE, NEM A GRANDEZA DA NOSSA TORCIDA.É PRECISO QUE TOMEM CONSCIENCIA DO QUE O CLUBE REPRESENTA PARA TODOS NÓS, É PRECISO QUE ELES TENHAM UM COMPORTAMENTO MAIS PROFISSIONAL, TENHAM ATITUDES QUE FORTALEÇAM O CLUBE, POIS O ESPORTE CLUBE VITORIA TEM UM ESPAÇO MUITO IMPORTANTE NO CENÁRIO NACIONAL, UMA DIVISÃO DE BASE FORMADORA DE TALENTOS QUE ESTÃO ESPALHADOS PELO MUNDO INTEIRO, POR ISSO O CLUBE DEVERIA SER TRATADO COM MAIS CUIDADO, COM MAIS ZELO. SUBIMOS, MAS FOI COM INSEGURANÇA, COM DÚVIDAS E NÃO DEVERIA SER ASSIM; A INSTITUIÇÃO ESPORTE CLUBE VITORIA DEVE SER RESPEITADA, MAIS VALORIZADA. ESPERAMOS QUE OS HOMENS QUE DIRIGEM ESSE CLUBE REPENSEM A MANEIRA DE CONDUZI-LO.

Anônimo disse...

O vitória mais uma vez mostrou que é uma vergonha nacional como time de futebol sou torcedor do vitória por isso posso falar moro em são Paulo a 2 anos e concordo com Mauricio ele esta certo o time foi fraco mais uma vez o que acontece com vitória toda vez é isso sera que é culpa dos jogadores,treinador,diretoria ou presidente porque não jogamos como time grande e sempre time de segunda sera que é porque não temos nenhum titulo nacional ou tratamos o Esporte clube vitória como time de conselheiros que na verdade não sabe o que é time de futebol de verdade veja o exemplo os times do sul sempre chega e ganha vamos repensar tudo novo o é falta de dinheiro pra contratar treinadores campeões e jogadores campeões acho que também devido a falta de titulos nacionais os jogadores de ponta não quer jogar no vitória e quando vem jogar aqueles jogadores de ponta já estar no fim de carreira

jneto disse...

Meu Caro Maurício Naiberg,parabéns pelo seu comentariobre brasileiro serie B 2012. Se realmente a Direção não deixar de amadora, e passar a ser profissional o Clube mais uma vez vai serieB. Com todo sacrificio a meta foi alcançada. Campéonato baiano até que concordo em que o Jaia tenha sido campeão também pudera já eram 10 anos sem um titulo. E como o negocio é promover o futebol da Bahia, por causa das copas que veem ai, vamos deixa este titulo para o Jaia, em prol do futebol baiano. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM