Esta frase de João Saldanha sempre me guiou nos caminhos do Ludopédio, especialmente por que entendia (e ainda entendo) que futebol não é convento. E, ao jogador, também é dado o direito de pecar – assim como aos outros mortais.
Acontece que a prosopopéia do técnico botafoguense tem sido levada ao paroxismo. Assim, o pebolista hodierno pode cometer as maiores barbaridades que sai impune. E se alguém esboça qualquer reação e tenta mostrar que tal ou qual ato está errado, logo aparecem as viúvas do referido, com o salvo conduto na mão, gritando: “Ah, ele tem o direito de fazer o que quiser, pois tá resolvendo”.
Não, minha comadre, não tem. Ninguém, repetindo, ninguém tem o direito de fazer o que quiser – nem mesmo (deixe-me ver um craque indiscutível) o Velho Butragueño do Nordeste de Amaralina possui carta branca para praticar qualquer disgrama.
É preciso que saibamos delimitar terrenos para não criarmos monstros, conforme destacou recentemente Renê Simões, numa polêmica com Neymar.
Pois muito bem.
Fiz estes prolegômenos para tratar da lamentável entrevista que Neto Baiano deu (lá ele) ao Globo Esporte. É inadmissível que alguém diga tamanha barbaridade impunemente. E, quando refiro-me a barbaridades, não é por ele dizer que “É desejo de todo jogador atuar no Rio de Janeiro, em grandes clubes como Vasco e Botafogo”. E depois acrescentar que espera “que as coisas sejam resolvidas no Vitória, que isso seja definido o mais rápido possível”.
O que não é seu direito e o que não vamos admitir, de modo algum, é que Neto fale e deseje a seguinte e abominável coisa para o Leão: “(Lúcio Flávio) é um jogador que pode até sair jogando (de titular)”.
Epa, alto lá! Que Falta de Esculhambação é esta? Jogue a porra de sua bolinha, Neto, e fique na sua. Não venha querer enojar meu baba escalando aquela criatura, não.
É cada uma.
Garçon, desce aí um caldo de cana contaminado, por favor. Tenho certeza de que este precioso líquido, mesmo misturado com graxa e ácido muriático, fará menos mal à minha saúde do que ver alguém falando que “aquele homem chamado preguiça” pode vestir novamente a camisa de titular do Vitória.
P.S O Botafogo disse que o oferecido atacante está muito caro. http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/04/oferecido-neto-baiano-pede-alto-e-nao-interessa-ao-botafogo.html