Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[MSMV] Vamos seguir o caminho da mudança. Por Anderson Abreu.

Caros amigos Rubro-Negros,

Início de ano é tempo de pensarmos e planejarmos o futuro, mas também de fazermos um balanço do que realizamos nos últimos 12 meses. Calma! Esse singelo texto não vai falar dos erros do nosso amado Clube. Leiam e verão!

Em 18 de dezembro de 2010, um cidadão tunisiano chamado Mohamed Bouazizi, de 27 anos ateou fogo ao próprio corpo para protestar contra a ditadura, corrupção, condições de vida e desemprego no seu país. Era a fagulha que deu início ao movimento que chamam de Primavera Árabe e que ainda não se pode calcular a sua abrangência e o tamanho da mudança que causou no mundo e, possivelmente, na História. Olhando com mais cuidado, vemos que as pessoas da Tunísia sofriam por muitos anos com essa situação ruim em seu país, mas nada podiam fazer, pensavam eles.

Porém, como ficar parado diante de tamanha demonstração de coragem e indignação de um único homem? Pois este homem inspirou um país, e outro, depois outro e mais outro…ditadores foram depostos e hoje eles reconstroem seus países, suas histórias, suas democracias e suas dignidades. Não sabemos se mudarão pra melhor ou pior, no entanto se mobilizaram e mudaram.

Amigos, foram homens mulheres e crianças com paus e pedras contra exércitos com balas e canhões; aquilo não tinha como dar certo, mas, deu. Talvez eles não soubessem disso, mas eles tinham ideias e um ideal de fazer um país melhor e, assim, ganharam batalhas após batalhas até que conseguiram a liberdade. Muitos morreram na caminhada, mas ideias e ideais são à prova de balas, não morrem nunca!

Vocês devem estar pensando que estou doido, mas eu vou explicar. Vivemos hoje em nosso amado Esporte Clube Vitória uma situação muito parecida (preservadas as diferenças) alguns pensam, assim como o povo da Tunísia pensava, que não podemos fazer nada. Porém, quem pensa assim está enganado. Podemos e faremos!

Em janeiro de 2011 escrevi ESTE TEXTO (cliquem no link) me apresentando e conclamando a fazermos filiações ao programa Sou Mais Vitória e também para participarmos do Movimento Somos Mais Vitória. Nesse mesmo texto, falei que não teria condições de ir a muitos jogos por causa de minhas condições físicas. Infelizmente, como havia profetizado, não fui a nenhum jogo e acompanhei de casa nossas desventuras.

Porém, o fato é que nossa associação coletiva foi muito bacana e exitosa. Confesso que fiquei muito feliz e emocionado. Tenho, no entanto, uma frustração grande de não poder participar mais ativamente e ajudar mais do que eu gostaria, mas alimento o sonho que ainda estarei mais presente com vocês.

Por isso, agora em janeiro de 2012, quando completa um ano a nossa primeira ação para fortalecimento do nosso Clube, estou propondo nova ação, pois o que eu vi nesse primeiro ano me deixou extremamente feliz e animado. Para alguns, o resultado e as ações podem ser tímidas, mas eu vejo mudanças grandes.

Senão, vejamos.

Já vemos vozes descontentes e ávidas por mudanças, já vejo uma torcida mais crítica e consciente que só ela será capaz de construir um Clube melhor, vejo uma reforma estatutária em curso, fico sabendo de conselheiros que não dizem só “amém” e vejo torcedores entregando seu tempo livre em favor de uma ideia e um ideal. Vocês, mais uma vez, devem estar duvidando de minha sanidade e talvez tenham razão, mas eu vejo descortinar em minha frente uma grande vitória.

Exatamente por acreditar nisso é que no próximo dia 14 de janeiro de 2012 conclamo a todos para fazermos uma nova campanha de filiação e renovação em massa e, mais uma vez, mostrarmos que queremos mudança, democracia, transparência e profissionalismo. Mais uma vez eu convoco a todos os que estão lendo esse texto para espalhar essa ideia e esse ideal de fazermos um Clube forte. Levaremos nossos amigos e parentes que não são sócios para se associar e também faremos nossa renovação. Assim como no outro texto, eu repito que o Vitória é nosso e temos que tomar posse dele, influenciar em seu rumo, votar e ser votado. Temos que ser ouvidos e respeitados. Mostraremos que lugar de torcedor também é dentro do Clube. Essa não é uma luta de um grupo de torcedores, é a luta de toda a torcida do Vitória. Talvez um grupo esteja mobilizado, porém os avanços trarão benefícios não só a todos que reclamam e pensam que não podem fazer nada, mas, principalmente, ao Clube.

Talvez depois de tanto imbróglio vocês estejam se perguntando, novamente, o que tem a ver os árabes com o Vitória. Amigos, a situação é a mesma! Temos de um lado grupos que agem de forma arbitrária e conduzem o nosso Clube como tiranos, não temos transparência nem democracia. Do outro lado temos homens, mulheres e crianças que querem mudanças, que almejam melhorias e querem ter o direito de ajudar e influenciar nas decisões. Amigos, é verdade que estamos lutando contra a força bruta. Para usar a metáfora inicial, digo que são balas e canhões contra idéias e ideais, mas nós venceremos, pois temos ideias e um ideal, e estes, repito, são à prova de balas.

Olhando para tudo o que passei em minha vida e o que ainda tenho pela frente, tenho essa certeza. E, da mesma forma, vejo nosso engajamento na política do Clube. Olho para frente e vendo o quanto temos a caminhar a esperança me faz acreditar que venceremos, mas olhando para o janeiro de 2011 tenho essa certeza, pois, apesar de todas as dificuldades chegamos até aqui e isso é muito importante.

Concluo citando uma frase do presidente americano John F. Kennedy que se ajusta como uma luva à nossa situação atual: “Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, é apresentada para cada um de nós.”

Por: Anderson Abreu
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Anônimo disse...

Parabéns parceiro.

Nesta idéia, eu já estou dentro do projeto, cerrando fileiras,lado a lado com estes milhares que lutam e não apenas esperneiam.

Anônimo disse...

Parabéns Anderson, pela excelente mensagem de otimismo e mudança de comportamento, acho que nós apaixonados pelo VITÓRIA, mesmo longe do centro, temos que abraçar este ideal de mudança e renovação, só assim poderemos conquistar nossos objetivos.
Em 2012, vamos nos unir ainda mais em prol de um VITÓRIA FORTE E VENCEDOR.

Anônimo disse...

parabens anderson(pensei ate que era meu sobrinho alisson que um irmão chamado anderson) vc foi feliz so não entendem seu recado quem realmente não acredita no vitoria e em vitorias

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM