Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

O que esperar de 2011? Por Alexandro Ribeiro.

EC VitóriaO sistema de pontos corridos começou a ser utilizado pelo Campeonato Brasileiro em 2003 com 24 equipes participantes. Oito anos depois, apenas 7 clubes participaram em todas as edições. Além dos 20 clubes que vão jogar o torneio em 2011, outras 19 equipes já passaram pelo campeonato mais disputado do mundo.

O problema é que essa rotatividade de clubes ocorre em um número reduzido de vagas, já que além das 7 equipes que participaram de todas edições (Atlético PR, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e São Paulo), outras 7 caíram em função de problemas pontuais e se mostraram estruturados se ausentando apenas em uma temporada (Atlético MG, Botafogo, Corinthians, Grêmio, Palmeiras, Vasco e Goiás).

Três clubes ainda estão se firmando entre as principais equipes, tendo voltado para a elite pouco depois do descenso, mas sem apresentar uma estabilidade confortável (Coritiba, Figueirense e Vitória). Enquanto os demais, ou se apagaram após a queda para a segunda divisão (Juventude, Paraná, Ponte Preta, São Caetano, Fortaleza, Criciúma, Payssandu, Náutico, Sport, Guarani), ou apenas ascenderam a elite sem muita estrutura para logo em seguida retornar a divisão de acesso (América RN, Brasiliense, Ipatinga, Portuguesa, Santa Cruz e Santo André).

Provavelmente teremos a dupla BaVi juntos em 2011 na elite (considerando que o Vitória vai conseguir superar o Atlético GO na rodada final), e a pergunta que fica é o que esperar dos clubes baianos nesse torneio tão disputado. É gritante a diferença financeira entre nossos times e os 13 maiores clubes do país, e justamente por isso ambos vão ter que se superar. Mas será que o Vitória vai conseguir se firmar entre os principais clubes e não ficar na “segunda página” da tabela de classificação, lutando mais uma vez para não cair? E será que o Bahia, após tanto tempo longe da primeira divisão, realizará uma campanha digna, ou sofrerá sobre o efeito do “bate e volta”?

Em um ano em que a rivalidade da dupla baiana estará à flor da pele, qualquer deslize no planejamento para o campeonato nacional será fatal e as conseqüências serão cruéis. Após tantos erros do Vitória em 2010, esperemos que a diretoria tenha aprendido, e que 2011 as conquistas continuem, mas sem o desespero deste final de ano. É isso que a torcida Rubro Negra espera!

Por: Alexandro Ribeiro
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM