Por: Lucas Serra
Qual o objetivo do marketing no lançamento da 3ª camisa do Vitória?
Ricardo Azevedo: Nós temos dois objetivos, em todas as nossas ações, um deles é o objetivo institucional, que é sempre do fortalecimento da imagem do clube, do nome, da marca do Vitória e nós temos sempre também o objetivo comercial que representa a vendas representa faturamento para o clube, fortalecimento do próprio clube com esse projeto financeiro. Essa camisa também vai ao encontro dessas duas expectativas. É mais uma oportunidade de nós divulgarmos a marca do Vitória, o nome do clube, o seu escudo e agora em parceria com a Cavalera, que também é uma marca que pro público jovem representa muito, então é uma forma também de atender as expectativas de um torcedor mais jovem, que torce para o Vitória, usar um produto da Cavalera com a marca do clube. Então o uniforme 3 é uma forma de se incrementar um pouco mais as vendas de uniformes oficiais, e isso com certeza isso fortalece o Vitória.
A torcida foi pega um pouco de supresa, com o design dessa camisa, toda preta com as cores do Brasil, realmente vendo ela mais de perto a gente pode perceber que é uma camisa muito bonita, uma camisa que veste bem legal. Quem projetou e como foi escolhida?
Ricardo Azevedo: Esse design foi uma proposta de criação da Cavalera e da Penalty, encaminharam pra gente esse projeto que é desvinculado dos uniformes oficiais do clube, ele não tem a necessidade de você ter as mesmas cores, a proposta é ser diferente, que seja uma alternativa ao uniforme 1 e 2, ou seja, nada tão tradicional. Esse ano também é um ano de Copa e acho que Salvador também é um produto turístico, é muito interessante a gente ter na nossa camisa não só as cores do nosso país mas também o detalhe da lembrança do Senhor do Bonfim, que é uma fitinha que mais do que relegião, representa a nossa cidade, o nosso povo, isso é um pouco da cultura popular da Bahia. Isso pro turista passa a ser um produto souvenir interessante e acho que o produto foi bem encaixado com relação ao seu planajamento, enfim, eu tenho uma expectativa muito positiva com relação às vendas do produto. É óbvio que não agrada a todos, mas o que a gente faz é para agradar o maior número de pessoas possíveis.
Em que jogo será lançado essa camisa? Os jogadores irão atuar (com a camisa) em quais campeonatos?
Ricardo Azevedo: A princípio a camisa foi lançado para a Copa Sulamericana e deveriámos usar apenas na Copa Sulamericana, porém tivemos a oportunidade de lançar agora na Copa do Nordeste. O jogo seria no domingo, mas passou pra sábado à noite, Dia dos namorados... enfim, a gente achou que seria um evento muito pequeno para fazer o lançamento de uma camisa. Agora estamos negociando com o Bahia, que vamos jogar na quarta, com relação à utilização desse padrão. Mas o certo que seria o nosso padrão para a Copa Sulamericana, pra trazer não só a nossa marca mas também as cores do Brasil já que a gente representa mais que nosso estado, mas o nosso país nessa competição.
Boa pedida contra o Bahia seria lançar essa camisa e vencer o jogo né?
Ricardo Azevedo: É o ideal né?! (risos) Porque aí você já traz um estigma para a camisa, foi lançado com vitória, em cima do maior rival, mas fora essa questão esportiva quem é Vitória sabe disso, o orgulho de ser torcedor e de vestir a sua camisa uma coisa absolutamente interessante. Até um pouco tempo que estou aqui na frente da loja (Loja do Leão) nesse evento e vejo pessoas passando e todo mundo faz essa referência: "Olha só essa camisa, é da Cavalera, uma camisa diferente". Então o objetivo era ese mesmo, chamar atenção, mexer um pouquinho com o ânimo do torcedor e também essa curiosidade de quem não é torcedor e que apenas está passando. Se Deus quiser essa camisa também vai trazer muito orgulho pra torcida do Vitória.
O Marketing do Vitória hoje tem um posicionamento muito bom, o marketing trabalha, tem muitos retornos... tem alguma novidade com relação à promoções pro torcedor do Vitória?
Ricardo Azevedo: Esse segundo semestre nosso trabalho está muito focado no público infantil, a gente vai fazer um trabalho muito forte pra esse perfil de torcedor e vamos tentar concluir porque é o nosso grande desafio no marketing não foi nem fazer grandes divulgações e grandes projetos pra que o torcedor possa ver, o nosso grande objetivo foi criar uma plataforma pra que a gente possa praticar marketing dentro do Vitória, que não tinha. Então foram alterações feitas pelo nosso departamento em parceria com a diretoria nós viabilizamos um placar eletrônico novo que está em fase de implantação, um ônibus novo que já está implantado, o estacionamento, nosso acesso ao Barradão... não dá pra você fazer marketing sem você ajustar o seu produto antes. É como se tivesse um bom produto mas ele não estivesse organizado pra vender. O nosso grande desafio e que eu pretendo concluir até dezembro é ajustar esse "produto Vitória", criar uma plataforma de marketing bastante adequada pra que a gente possa partir para o próximo ano, com placar, com acesso, ônibus, estacionamento, com toda nossa estrutura, desenvolver grandes projetos pro Vitória.