Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Reflexos da atividade "Vágner Mancini"

Vagner ManciniReflexos da atividade "Vágner Mancini"

Time mais disciplinado, mais coeso, conseguindo espaços nas defesas adversárias, mesmo sendo estas as menos vazadas do campeonato... Enfim, acho que Mancini não precisa nada mais para se afirmar como um dos grandes nomes em atividade no futebol brasileiro. O que faltava era tempo para a implementação da filosofia de trabalho e estas duas semanas (uma contra o Palmeiras e outra contra o Inter), de treinamento, mostraram isso.

Aos torcedores que ainda insistem em tentar denegrir a imagem de um profissional, o qual não é perfeito, mas ama o clube e nele se sente à vontade, ao ponto de ignorar propostas como Flamengo e Botafogo, por exemplo, e que não é o maior treinador da história do futebol brasileiro, mas que não tem rachas no elenco e trabalha com humildade e profissionalismo, que não é o maior estrategista, mas que conhece as limitações do time e joga corrigindo-as, afirmo, sem receio a equívocos: Mancini tem a cara do Vitória. Isto é raro no futebol brasileiro, assim como Ricardo Gomes tem a cara do São Paulo (mesmo reconhecendo que até Oswaldo de Oliveira faria do time do São Paulo um time vencedor, visto a inquestionável qualidade do plantel), Celso Roth tem afinidade com o Atlético Mineiro, Hélio dos Anjos e o Goiás se afirmam como um ótimo casamento jogo após jogo, Muricy e o futebol paulista, assim como Luxemburgo também o é afim com este estado, são exemplos que coincidem com a identidade entre Mancini e o Leão da Barra.

Agora é fazer planos, esperar que o time esteja sempre bem fisicamente a fim de evitar desnecessárias "armengagens" e apoiar muito. Vimos que Fábio Ferreira cresceu junto com o time em geral. Se há o apoio, cresce-se como um todo, com regularidade, ao ponto de até o sugerido pelo adversário regional como idoso Ramon correr como uma criança, jogar os noventa minutos com direito a ares de genialidade. Fica a sugestão: apoiar é preciso, viver, não.

Quanto à diretoria, estes, assim como havia gente tentando "bagunçar o correto" em relação ao treinador, já provaram a incomensurável importância no dirigir o Leão. Beiram à perfeição. São, antes de tudo, honestos, num mundo onde a honestidade, antes obrigação, virara virtude. E visionários, o que é mais importante, pois, dia após dia, estruturam o Leão a fim de colocá-lo no patamar de quem hoje entra no campeonato sempre como algoz dos adversários, com o único intuito de buscar ao título, em todas as edições do maior campeonato de futebol do mundo. Neste seleto grupo se encontram os gigantes paulistas, por exemplo, times nos quais dinheiro se encontra até nas latas de lixo, o inverso dos nordestinos, óbvio. Enquanto patrocinadores bancam um milhão e cento e trinta e três mil reais para pagar o salário do fenômeno, quem bancaria o de Neto Berola ou Nádson, por exemplo? Ninguém! Esta diferença se apequena frente ao trabalho do competentíssimo Rubro Negro Alexi e do falador, mas apaixonado e também não menos importante, Jorginho Sampaio.

Este é o Vitória que a Bahia e o Nordeste respeitam, mesmo a contragosto dos rivais pernambucanos (uma no cravo e outra na ferradura, como diria a cronista Larissa Dantas) e do outrora rival local, hoje penando pelos inenarráveis pecados de outrora. Vá, Vitória, ao extremo sul da América, buscar novos horizontes, e traga a honra e a dignidade as quais tem caracterizado as cores vermelha e preta nos últimos anos pois de nada vale o resultado se objetivo não for o de ser digno com seu torcedor e com seus princípios. Isto, certamente, fará do Vitória o maior time nordestino e um dos maiores do Brasil.

Por: Otto Bruno
__________
Comentários
9 Comentários

9 comentário(s):

Anônimo disse...

Acho Mancini um bom técnico, mas fiquei com receio de sua volta, já que ele nos abandonou para ir para o Santos. O que garante que ele não irá sair novamente com uma oferta "irrecusável"?

Otto Bruno disse...

Mancini não deixa de ser profissional por fazer isso. Qualquer profissional trabalha e recebe por isso. Naturalmente, se qualquer um de nós, dentro de nossa área de trabalho, for convidado para uma outra empresa, mesmo se a que trabalhamos nos der ótimas condições, mesmo que seja a concorrente que tanto "batíamos", a um salário muito mais alto, iríamos. Não é por que ele, o qual comunicou de forma direta e correta à diretoria, a qual jamais o execrou por isso, a sua saída naquele momento que o descredencia a voltar e executar o trabalho. Temos uma vantagem sobre o Santos: nossa diretoria gerencia o clube, nunca imporia este ou aquele atleta em campo. Mancini tem liberdade e autonomia no Vitória, conhece como po0ucos o elenco e sabe muito bem como utilizá-lo. Isto pesou para o seu retorno. Tenho, insisto, um imenso orgulho em tê-lo como treinador. Sua capacidade técnica é indiscutível. Tem muito conhecimento tático e bom trato com os jogadores, ferramentas ideais para um bom desempenho. Vejo nele o perfil da nova geração de treinadores, os quais já vislumbram o futuro, preparam o time com consciência e entendem o futebol moderno. Carpegiani era um estudioso, um grande professor, mas perdeu o controle do elenco e isto fez com que o Leão caísse de rendimento. Vemos agora um Vitória ascendente, um treinador que não esconde em externar a felicidade em estar aqui e os jogadores aplicados, motivados, felizes, até pela evolução do time, a diretoria cuidando do gerenciamento de forma, senão irretocável, pelo menos correta e estes elementos são a chave para um clube de sucesso. O Vitória está sendo encaminhado a uma jornada futura de muitas conquistas e com uma sólida base financeira, administrativa e, com Mancini, técnica e tática. Imaginem: se o Leão está agora sendo preparado para 2011 e todos já vislumbramos ótimos possíveis resultados contra River Plate, Botafogo, Santo André, Corinthians e Flamengo, como será quando estivermos preparados?

Lucas Serra disse...

Verdade Otto, basta nos colocar no lugar dele. Se te oferecessem um salário 3 vezes maior que o seu, você tb não sairia?

Anderson Souza disse...

O problema de Mancini é que ele é muito duro, firme, e às vezes falta um pouco de sensibilidade e compreensão. É o jeito dele, se ele trabalha assim e se dá bem com isso, então não há tanto problema assim.

Anônimo disse...

Anderson como diz o Muricy, "isso aqui é trabalho, porra!", não tem que ficar alisando a cabeça de Bocão e ficar puxando saco de cronista vagabundo dessa bahia. O Mancini como o amigo disse, conhece do futebol moderno, por isso que ele cobra que os meias também colaborem na marcação e/ou possicionamento, por que é fundamental. No jogo contra o inter isso foi muito importante com o reizinho e domingues e no do palmeiras também, acho que fora ele vai fazer outra formação mas em casa ta ideal.

Sobre o Alexi portela eu acho que ele é um grande presidente, comprometido com a saúde financeira do clube e pensando sempre no futuro sem se esquecer e fazer muito bem os campeonatos atuais. Pra quem ganha demerou mais de 8 meses para um Patrocinador Master e com as contas debilitadas sem o dinheiro do clube dos 13(?) por causa da ação de um jogador na justiça, estamos fazendo um campeonato fantástico. Ahh e a tendencia a julgar pelo trabalho de melhoria administrativa e financeira do clube, alem da profissionalização de alguns setores como o MKT, vai render muitos frutos em pouco tempo!

O JS é uma figura querida e se eu encontrasse na rua eu ia agradecer muito a ele, mas ele realmente precisa de um acessor de imprensa, tem que ser "bicho solto" pra domar esses filhas da puta cronistas baianos [desculpem a redundancia].

SRN,lipeanônimo.

Lucas Serra disse...

kkkkkkkk

JS é uma figura, apesar de falar demais, ele não deixa de mostrar seu orgulho de ser Vitória, lembro das piadas que ele fez com o Jahia.

Fabio Monteiro disse...

belo texto Lucas, tbm me convenci que Mancini é o melhor nome para o leão. Ele conhece muito de futebol e tem seus defeitos como qualquer treinador. Ele ainda tem muito a evoluir.

Lucas Serra disse...

Também gostei do texto Fábio, mas quem escreveu foi Otto Bruno. :-)

Unknown disse...

Poha esse texto ai foi foda.
Otto flw tudo.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM